Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Entretenimento

KQ Entertainment e fãs buscam respostas após artistas serem acusados de plagiar o ATEEZ

Nesta semana, o nome do ATEEZ foi parar no topo das redes sociais após dois lançamentos diferentes terem sido acusados de plagiar os conceitos do grupo.

Na última terça (22), a JYP Entertainment debutou o NMIXX, o mais novo grupo feminino da empresa. A faixa escolhida para promoção foi O.O e é uma das duas gravadas pelo septeto para sua estreia. Como o álbum foi batizado de AD MARE, termo em latim que significar “ao mar”, o primeiro MV do grupo trouxe entre suas imagens um conceito lembrando o de barcos piratas.

O problema é que fãs encontraram bastante similaridades entre o MV de O.O com o de Illusion, lançado pelo ATEEZ em 2019. Inclusive, o grupo debutou com uma faixa chamada Pirate King e uma série de álbuns chamada Treasure. Portanto, o MV plagiado faz parte do conceito seguido por eles desde a estreia.

Fãs rapidamente cobraram alguma resposta da JYPE, mas a empresa até o momento não se manifestou sobre o fato. Além disso, alguns apontaram o estúdio que trabalhou no MV de O.O, Digipedi, já havia colaborado com o ATEEZ, mas não na produção de Illusion, que foi feito pela FLIPEVIL.

Quadro comparando os MVs de Illusion (direita) e O.O (esquerda).
Fonte: YouTube.

Eis que menos de uma semana depois o ATEEZ volta aos holofotes por ter sido plagiado mais uma vez. O caso começou após a exibição do episódio final do reality My Teen Girl neste domingo (27). O programa formou um novo grupo feminino que se chamará CLASSy e ontem escolheu as sete integrantes que farão parte dele.

No episódio, as finalistas foram divididas em dois grupos e se apresentaram com duas faixas diferentes. Uma delas foi SUN, composta pela mentora Soyeon ((G)I-DLE). Confira o vídeo da apresentação:



Pouco após a exibição do programa, fãs apontaram semelhanças do refrão da faixa com o de Wave, single lançado pelo ATEEZ em 2019:



Nesta segunda (28), a KQ Entertainment, agência responsável pelo ATEEZ, divulgou uma nota sobre o caso na qual lê-se:

Olá, aqui é a KQ Entertainment.

Após um grupo de competidoras apresentar a canção “SUN” na primeira rodada da final do programa “My Teen Girl” da MBC em 27 de fevereiro, a agência recebeu muitos relatos através de canais oficiais e e-mails de que a melodia do refrão copiou a melodia de “Wave” do ATEEZ, que foi lançada em 2019.

A agência checou a informação e descobriu que, nos créditos de “SUN”, estava listado o Eden-ary, time de produtores da agência.

Gostaríamos de afirmar de forma clara que não houveram discussões prévias sobre isso com o Eden-ary ou conosco, a agência.

Com o objetivo de respeitar o trabalho inerente dos criadores, pedimos que evitem especulações imprudentes e informações falsas sobre suas faixas.

Obrigado.

Após a manifestação da KQ Entertainment, a Cube Entertainment e Soyeon divulgaram uma nota pedindo desculpas pela controvérsia. A nota na íntegra lê-se:

Olá, aqui é a Cube Entertainment.

Esta é nossa declaração oficial sobre a controvérsia envolvendo a faixa “SUN” da final do “My Teen Girl”, a qual Jeon Soyeon do (G)I-DLE participou como compositora.

Primeiramente, curvamos nossas cabeças e pedimos desculpas por causar controvérsia com o lançamento de “SUN”.

Após a exibição da final, monitoramos a situação e reconhecemos a similaridade de partr da melodia com outra música. Nossa artista [Soyeon] falou diretamente com o produtor daquela música sobre a situação e pediu desculpas.

Neste processo, julgamos que, como reconhecemos a similaridade, temos que dar os créditos aos produtores originais. Após discussões de Soyeon com o produtor, ela enviou um requerimento à produtora de “SUN” pedindo para modificar os créditos. Uma hora antes da organização para o lançamento, a agência do produtor nos disse que era contra isso. Mas, como o pedido para a produtora já havia sido feito, a música foi lançada sem refletir a oposição da agência.

Mais uma vez, pedimos desculpas por essa situação na qual os créditos foram modificados sem discussões concretas com o produtor em questão e sua agência. Faremos nosso melhor para que este problema não se repita.

Obrigado.

Fonte: (1), (2), (3)
Imagens: KQ Entertainment e YouTube
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • Greyce Oliveira

    Cearense de Fortaleza, é metade uma humana normal professora de Inglês e metade ELF(a) precisando (talvez) de tratamento para parar de falar no Super Junior toda hora.

    7 K-dramas Enemies to Lovers Thai Dramas com First e Khaotung Melhores lugares para se viver na Coreia do Sul Novos K-dramas originais da NETFLIX para 2023 K-Dramas de 2022 que você talvez tenha perdido