Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Economia

Sanções de Joe Biden contra a Rússia podem prejudicar indústrias sul-coreanas de forma indireta

Indústrias sul-coreanas podem ser prejudicadas com as sanções econômicas que o presidente estadunidense Joe Biden impôs contra a Rússia após o país invadir a Ucrânia. Entre elas, estão a Samsung Electronics e a SK hynix, duas gigantes da produção de chips.

As sanções proíbem empresas de vender equipamentos de telecomunicação, lasers, sensores e chips para a Rússia. No ano passado, a Samsung e a SK hynix lucraram 88.5 bilhões de wones (quase R$ 380 milhões) com a venda de chips para a Rússia. Agora, ambas terão que encontrar mercados alternativos para evitar sofrer prejuízos.

De acordo com um porta-voz da indústria de chips: “Todos os chips no mercado são baseados nos designs das empresas estadunidenses, incluindo os produzidos pela Samsung Electronics e SK hynix“.

Park Jae-geun, presidente da Sociedade Coreana de Tecnologia de Semicondutores e Visores, demonstrou preocupação com a desaceleração que a indústria pode sofrer: “As sanções podem limitar indiretamente as vendas dos chips que vão dentro dos celulares, laptops e centros de dados russos. Isso pode diminuir a demanda nos eletrônicos e atenuar o mercado de chips“.

Outro ramo que poderá ser prejudicado é o automobilístico. Estimativas apontam que 25,5% das exportações da Coreia do Sul para a Rússia seja de carros e 15,1% de equipamentos automotivos. Os chips usados nos automóveis são produzidos por apenas 5 empresas – a holandesa NXP, a alemã Infineon, a japonesa Renesas, a estadunidense Texas Instruments e a suíça STMicroelectronics – e, por causa disso, as montadoras sul-coreanas que usam tais peças poderão enfrentar as sanções contra a Rússia.

Em 2014, quando a Rússia tomou a região da Crimeia, as exportações de carros caiu 62,1% e a de pneus 55,7%. Com a atual invasão na Ucrânia, o impacto em 2022 pode ser parecido.

A Hyundai Motor e a Kia são responsáveis por mais de 90% das exportações de peças automotivas para Rússia e estão entre as empresas que poderão sofrer prejuízos com as sanções. Um porta-voz da indústria declarou: “Ano passado, a Coreia do Sul exportou para a Rússia 1.5 bilhões de dólares em peças automotivas. Para as indústrias do país, a Rússia é o maior mercado ao lado dos Estados Unidos e da China. Devido às sanções, elas terão que destinar seus produtos para outros lugares. Aqueles que não conseguirem fazer isso sofrerão um baque“.

Fonte: (1)
Imagem: Shutterstock
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

Greyce Oliveira

Cearense de Fortaleza, é metade uma humana normal professora de Inglês e metade ELF(a) precisando (talvez) de tratamento para parar de falar no Super Junior toda hora.

7 K-dramas Enemies to Lovers Thai Dramas com First e Khaotung Melhores lugares para se viver na Coreia do Sul Novos K-dramas originais da NETFLIX para 2023 K-Dramas de 2022 que você talvez tenha perdido