Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Entretenimento K-pop

Coreógrafos do K-pop: 5 performances coreografadas por Rino Nakasone


Uma das coisas que mais cativam os fãs em um comeback é a dança, portanto, é de extrema importância que as empresas de entretenimento tenham em seu catálogo coreógrafos bons, que sejam capazes de criar coreografias que cativem o público não só da Coreia do Sul, mas do mundo inteiro. Este é o caso de Rino Nakasone, atualmente Rino Nakasone Razalan, uma das coreógrafas de mais destaque na SM Entertainment.


Rino nasceu em 11 de junho de 1979 em Okinawa, no Japão, e começou a se interessar pela dança aos 11 anos, quando assistiu ao filme Moonwalker e ficou totalmente encantada por Michael Jackson. Anos depois, ao assistir a turnê dele, a Dangerous Tour, decidiu que iria se tornar não só uma dançarina, mas uma artista, exatamente como Michael. Determinada a realizar seu sonho, Rino foi para os Estados Unidos aos 19 anos.

O tempo nos Estados Unidos foi muito importante para a carreira de Rino. Ela se tornou coreógrafa assistente de Janet Jackson, uma das suas principais influências, foi convidada a fazer uma turnê com a Britney Spears e também fez parte do grupo Harajuku Girls de Gwen Stefani, usando seu nome artístico “Music”. Ela apareceu em vários videoclipes e acompanhou a Harajuku Lovers Tour 2005 de Gwen Stefani como dançarina de apoio. Em 2009 participou da terceira temporada do programa da MTV Best Dance Crew com o grupo Beat Freaks, no qual garantiu o segundo lugar. 

Porém, foi em 2005 que Nakasone fez a sua estreia como coreógrafa. Ela foi a responsável por o que anos depois seria a primeira coreografia oficial de um dos grupos mais marcantes do k-pop, o SHINee. Em uma entrevista ela disse: “Na época do debut do SHINee, seu escritório de dança estava procurando por um novo coreógrafo. Na hora certa, eles assistiram a um vídeo da minha aula em LA no YouTube e ficaram satisfeitos com ela, então foi assim que eu me tornei responsável pela música de debut do SHINee, ‘Noona, You’re So Pretty (Replay)’. Na verdade, esta música também foi minha música de estreia como coreógrafa. Então, por causa disso, eu tenho muitas lembranças especiais”.

Isso levou a muitos pedidos de coreografia de vários artistas de k-pop. Em 2009, ela coreografou para um single do grupo feminino Girls’ Generation e realizou muitos outros projetos coreográficos desde então. Outros artistas da SM Entertainment, incluindo TVXQ, f(x), Red Velvet e a solista BoA, e os grupos japoneses AKB48 e SMAP também ganharam coreografias criadas por Rino ao longo dos anos.

Conheça agora cinco coreografias feitas por Rino Nakasone.

1. Replay – SHINee

“Replay” é um dos debuts mais marcantes de todo o K-pop e a coreografia casa muito bem com a letra doce da música. Rino conseguiu criar algo que combinou muito com os meninos do SHINee e ela mesma disse que, como era a sua primeira vez como coreógrafa, estudou muito sobre como fazer uma boa coreografia para destacar todos os 5. Podemos dizer que ela conseguiu com sucesso!


2. Genie – Girls’ Generation

“Tell me your wish”, também conhecida como “Genie”, é uma das canções mais populares do SNSD. Rino revelou em uma entrevista que queria algo simples, que elas conseguiriam cantar enquanto dançavam e que na época não ensinou os passos pessoalmente para as meninas, mas que gravou um vídeo e enviou para que elas pudessem treinar e aprender. JaeWon, o coreógrafo da SM, ajudava as meninas e foi capaz de corrigir algumas coisas e tornar “Genie” perfeita. 



3. No Other – SUPER JUNIOR

“No Other”, lançada em 2010, é mais uma das obras-primas do Super Junior que trouxe para os fãs um conceito mais doce. Sua coreografia é única e, como sempre, Rino soube muito bem fazer algo dinâmico que fez uso dos muitos membros do grupo para criar uma performance agradável no palco.


4. Nu ABO – f(x)

“Nu ABO” é de longe uma das músicas mais famosas do f(x). Ao escutar apenas os primeiros segundos de seu refrão icônico, as pessoas podem visualizar imediatamente a coreografia icônica que combina perfeitamente com a música que tem uma sonoridade mais eletrônica, um clássico do grupo.  


5. Rookie – Red Velvet

A coreografia leve e alegre de “Rookie” faz uma combinação perfeita com todo o conceito da música. Os passos grudam na mente junto do refrão chiclete e, por ser algo mais simples, com movimentos fáceis de lembrar, reproduzir a dança quando se escuta a música é praticamente instantâneo.


Fonte: (1), (2), (3), (4), (5)

Imagens: Sony Music Artist, IMDB – reprodução

Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • Gabriela Oliveira

    Jornalista de 25 anos com um pé na hallyu e o outro na escuridão.

    7 K-dramas Enemies to Lovers Thai Dramas com First e Khaotung Melhores lugares para se viver na Coreia do Sul Novos K-dramas originais da NETFLIX para 2023 K-Dramas de 2022 que você talvez tenha perdido