Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

K-pop Música

Coreógrafos do K-pop: 5 performances de Rie Hata


Uma das características mais marcantes no K-pop são as surpreendentes coreografias. Com uma diversidade que vai de passos de hip hop rápidos até o ballet clássico, os artistas conseguem trazer um novo nível de energia através da dança, elevando a qualidade das performances. 


Porém, essas coreografias pensadas e executadas com perfeição não são criadas sozinhas. Profissionais de alta qualidade, dançarinos e coreógrafos, são o cérebro por trás desta arte que causa tendências e enorme deslumbramento da audiência. 

Este é o caso de Rie Hata, uma coreógrafa japonesa-filipina que tem seu estilo de dança mais focado no hip hop. Rosto principal da equipe de dança Queen of Swag, ela se tornou uma conhecida e extremamente renomada dançarina por conta de seus talentos impressionantes. 

Entre os artistas que já foram orientados por Rie Hata estão grandes nomes como BTS, EXO, CL, NCT, BoA, TWICE, Red Velvet, Zico, ATEEZ, Lady Gaga e Chris Brown.

Listamos 5 performances de K-pop coreografadas por Rie Hata para você relembrar. 


1. Monster – IRENE & SEULGI (Red Velvet)

A coreografia de debut da unit IRENE & SEULGI, do Red Velvet, foi criada por ninguém menos do que Rie Hata e Janelle Ginestra. Lançada em 2020, o foco da dança são os movimentos impactantes que se conectam com o conceito escolhido para o lançamento, como a criação de um monstro gigante usando as mãos das dançarinas atrás da cantora em destaque.

Esta não foi a primeira vez que Rie Hata trabalhou com integrantes do Red Velvet. Em 2018, por exemplo, ela coreografou “Bad Boy”, uma das faixas mais conhecidas do grupo.


2. Punch – NCT 127 

Lançada em 2020, “Punch” foi a faixa principal do álbum repackage Neo Zone: The Final Round, do NCT 127. Com sonoridade envolvendo elementos eletrônicos com hip hop particularmente mais forte do que o usual do gênero, a coreografia foi marcada por movimentos poderosos e energéticos. Além disso, há uma frequente presença de mudanças grandes e rápidas na formação do grupo durante a performance, deixando-a mais dinâmica e desafiadora. 

Para a criação da dança, Rie Hata se juntou com a equipe de dança Quick Style. A dançarina e coreógrafa também já havia trabalhado com o NCT 127 anteriormente na música “Regular”. 


3. NEGA DOLA – BoA

Rie Hata também foi a responsável pela coreografia de “NEGA DOLA”, lançada pela BoA em 2018. Assim como a própria música, os movimentos de dança são animados e energéticos, colocando um tom divertido na performance. 

Nas gravações do MV, Rie elogiou as expressões faciais da cantora, assim como sua imersão na coreografia desde o início da faixa. Dominando estes pilares, BoA consegue focar toda a atenção do público em suas apresentações.


4. Boy With Luv – BTS 

Uma das faixas que consolidou a fama do BTS em escala global, “Boy With Luv” foi lançada em 2019 e coreografada por Rie Hata

A música leva um tom mais pop-animado, o que fez a dança ter maior presença de movimentos fluidos e divertidos. O sucesso foi tanto que a coreografia chegou a ser indicada à premiação norte-americana Video Music Awards 2019 (VMAs) na categoria Best Choreography

No entanto, esta não foi a primeira ou a última vez que Rie Hata trabalhou com BTS. Ela também foi a responsável por coreografias como “IDOL”, “Mic Drop”, “Airplane pt.2” e “Anpanman”. 


5. THE BADDEST FEMALE – CL 

Fechando a lista com chave de ouro, Rie Hata também foi uma das responsáveis pela coreografia de “THE BADDEST FEMALE”, da CL, lançada em 2013. 

A música tem uma sonoridade focada no hip hop, conceito que era assinatura da YG Entertainment na época. Com elementos eletrônicos e uma forte batida, a dança é poderosa, se alinhando perfeitamente com a mensagem da faixa. 


Fonte: (1), (2), (3), (4), (5), (6), (7)
Imagem: Reprodução
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • Thainá Doble

    Radialista apaixonada pelo mundo pop, culturas novas e Monsta X

    7 K-dramas Enemies to Lovers Thai Dramas com First e Khaotung Melhores lugares para se viver na Coreia do Sul Novos K-dramas originais da NETFLIX para 2023 K-Dramas de 2022 que você talvez tenha perdido