Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Entrevistas

[ENTREVISTA] STAYC comenta sobre seus hits virais e desafios de cantar em português

Quando se apresentaram pela primeira vez ao público com o lançamento de SO BAD, o STAYC falou aquela que viraria o jargão do grupo: “STAYC girls. It’s going down“. Ao contrário do que a frase diz, a única direção em que o grupo se move é para o topo. Com pouco mais de um ano de carreira, completado em novembro de 2021, o sexteto já tem uma dezena de prêmios. Apenas em janeiro, elas levaram os troféus de “Descoberta do Ano” no Gaon Chart Music Awards e o de “Melhor Performance” no Seoul Music Awards.

No final de fevereiro, o STAYC lançou seu segundo mini álbum YOUNG-LUV.COM com a faixa título RUN2U. Mesmo recente, o lançamento já rendeu mais glória para o grupo ao vender mais de 150 mil cópias apenas na primeira semana e já garantiu vitórias em shows musicais.

Ainda colhendo os frutos do sucesso de ASAP e STEREOTYPE – que viralizaram nas redes sociais e trouxeram ainda mais fãs ao grupo – o sexteto formado por Sumin, Sieun, ISA, Seeun, Yoon e J conversou com a KoreaIN sobre a preparação do novo comeback, a pressão da indústria em que atuam e sobre o Brasil e os fãs daqui. Confira a entrevista completa a seguir.


KoreaIN: Primeiramente, muito obrigada por conversarem com a gente. Como vocês estão atualmente?

Yoon: Após o lançamento do nosso segundo mini álbum no último dia 21, estamos trabalhando duro ao promover RUN2U e estamos encontrando nossos fãs. Da mesma forma em que nos esforçamos muito na preparação do álbum, estamos nos esforçando e correndo muito todas juntas.


KoreaIN: Vocês acabaram de retornar com YOUNG-LUV.COM. Parabéns! Houve algum momento marcante durante as gravações que vocês possam compartilhar conosco?

Seeun: No nosso MV de RUN2U tem uma cena em que uma parede de coração explode, aquela cena não foi feita através de CGI, a parede explodiu de verdade. Eu me recordo de ficar surpresa e assustada porque o som foi muito alto. Além disso, o MV tem uma variedade de cenários, espero que muitas pessoas assistam e gostem dele.



KoreaIN: Seus últimos singles – ASAP e STEREOTYPE – se tornaram sucesso e até mesmo viralizaram nas redes. Qual foi a reação de vocês quando perceberam que o trabalho duro foi compensado? O que acham que fez com que as pessoas ficassem viciadas nessas músicas?

Sumin: Eu fiquei muito grata por receber tanto amor que eu nunca pude imaginar, para falar a verdade, isso realmente me tocou e foi difícil de acreditar. Até agora sinto que estou sonhando. Os nossos fãs gostaram das partes viciantes das nossas músicas e, as cantaram e dançaram junto conosco. Também quero aproveitar muito com os nossos fãs a nossa música nova ‘RUN2U’.


KoreaIN: Como vocês descreveriam o STAYC para alguém que está conhecendo o grupo? O que desejam que as pessoas pensem ao ouvir o nome “STAYC”?

J: Eu quero que o STAYC seja lembrado como um grupo que sempre expressa suas músicas com sinceridade a todo o momento.


KoreaIN: Ano passado vocês conseguiram sua primeira vitória em um show musical. Como se sentiram?

Sieun: Quando ouvimos a notícia, as integrantes se olharam nos olhos e a sensação foi muito estranha. Então eu fiquei emocionada e acho que lágrimas começaram a cair dos meus olhos, provavelmente as coisas pelas quais nos esforçamos e trabalhamos juntas passaram pela minha mente. Fiquei muito, muito grata e aquele momento foi muito precioso. Naquele momento, pensei que eu deveria me esforçar para que o STAYC brilhe mais.



KoreaIN: O grupo é relativamente novo e mesmo assim vocês já conquistaram muitos prêmios e reconhecimento. Vocês sentem algum tipo de pressão no futuro por causa disso? O que esperam conquistar esse ano?

Sumin: Nós sentimos muita pressão desde a nossa estreia. Nós não queríamos decepcionar e também tínhamos o desejo de fazer o nosso melhor para atender as expectativas. No entanto, RUN2U foi uma música que nos sentimos realmente confiantes e tínhamos a certeza de que poderíamos nos sair bem. Meu objetivo esse ano é conhecer pessoas doces ao redor do mundo o mais rápido possível. E quero que todas as integrantes façam suas atividades saudáveis e sem se machucar.


KoreaIN: Vocês cantaram em português antes, então tiveram que aprender um pouco da nossa língua. Como foi essa experiência e o que acharam do resultado final?

Yoon: Foi a primeira vez que cantei uma música em português, então a pronúncia foi um pouco difícil. Como eu ouvi e cantei a música com frequência, me acostumei com a pronúncia e senti que ela é charmosa, então continuei ouvindo músicas brasileiras depois disso. Não sei o que os fãs no Brasil acharam da nossa pronúncia, mas tentamos cantar com a pronúncia mais natural possível. Além disso, pelo fato de a música ser muito boa, estou satisfeita porque o resultado parece ter ficado bom.

KoreaIN: Vocês viralizaram no Brasil ao cantarem músicas de Luisa Sonza e Gusttavo Lima, dois artistas bastante famosos. Vocês ainda escutam essas músicas ou já ouviram outras músicas brasileiras? O que acham das nossas canções?

J: Eu gosto muito da pronúncia brasileira que tem como característica “enrolar a língua”. Talvez por isso, quando cantei, prestei muita atenção nesses detalhes, e lembro que me diverti muito trabalhando nelas!



KoreaIN: Vocês já interagiram com os Swiths brasileiros nas redes sociais? Alguma memória marcante disso?

J: Eu vejo muitas mensagens deixadas pelos fãs brasileiros através de vários comentários nas redes sociais. Muitas pessoas estão torcendo por nós, então o meu desejo de encontrá-las pessoalmente é muito grande, sou muito grata por esse apoio constante mesmo que de longe. Isso sempre me dá muita força.


KoreaIN: O STAYC tem muitos fãs no Brasil que apoiam vocês com amor, especialmente nas redes sociais. O que vocês sabem sobre o país? Podemos esperar uma visita de vocês em um futuro próximo?

J: Minha tia costumava visitar o Brasil com frequência, ela me disse que a cana-de-açúcar é muito deliciosa. Então, quando eu for ao Brasil, quero muito experimentar a cana-de-açúcar!! Eu quero muito ir ao Brasil e me apresentar no palco.


KoreaIN: Foi uma honra conhecer mais sobre as integrantes e a música do STAYC. Para finalizarmos, vocês poderiam deixar uma mensagem para os fãs que estão lendo essa entrevista?

ISA: Swith! Obrigada por sempre estarem conosco, nós só conseguimos ter força e nos sair bem em tudo graças aos Swith que nos apoiam. Vamos nos esforçar mais para mostrar um lado melhor no futuro, então esperem por nós e nos deem bastante amor assim como vocês já fazem agora! Amo vocês.


Confira também a entrevista em vídeo diretamente no nosso canal no YouTube:

Tradução: Giovanna Nogueira
Fonte: (1), (2)
Imagem: High Up Entertainment
Não retirar sem os devidos créditos.

img

    Inscreva-se no Telegram da KoreaIN e saiba tudo sobre a Coreia do Sul e o K-POP.

Tags relacionadas:

  • Greyce Oliveira

    Cearense de Fortaleza, é metade uma humana normal professora de Inglês e metade ELF(a) precisando (talvez) de tratamento para parar de falar no Super Junior toda hora.

    7 K-dramas Enemies to Lovers Thai Dramas com First e Khaotung Melhores lugares para se viver na Coreia do Sul Novos K-dramas originais da NETFLIX para 2023 K-Dramas de 2022 que você talvez tenha perdido