Nesta segunda-feira (21), foi anunciado através da Feira do Livro Infantil de Bolonha, na Itália, que Lee Suzy conquistou o prêmio Hans Christian Andersen (HCAA), se tornando a primeira ilustradora coreana a receber este prêmio.
Ela também é a segunda ganhadora asiática na história do prêmio, após a vitória de Mitsumasa Anno no longínquo ano de 1984.
O prêmio é conhecido como “Pequeno Prêmio Nobel”, sendo o mais alto reconhecimento internacional dado a um autor e um ilustrador por suas contribuições para a literatura infantil.
Ele é concedido bienalmente com base nas qualidades estéticas e literárias únicas do corpo de obras dos indicados, bem como em sua “capacidade de ver o ponto de vista da criança e de aumentar sua curiosidade e a relevância contínua das obras para crianças e jovens.”
Entre os trabalhos mais famosos de Lee estão uma versão de Alice no País das Maravilhas, Wave e Shadow. Estes dois últimos foram escolhidos como os melhores livros infantis ilustrados pelo The New York Times.
Parabéns à artista.
Fonte: (1)
Imagem: Bae Woo-han
Não retirar sem os devidos créditos.