Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Cinema

[LISTA] 10 filmes coreanos com plot twists incríveis (sem spoilers)


Com reconhecimento cada vez maior no meio audiovisual, a Coreia do Sul vem provando para o mundo sua maestria cinematográfica em produções de tirar o fôlego. Apesar de não ser novidade para os amantes de filmes sul-coreanos, que conhecem a capacidade do país de lidar com qualquer gênero, podemos ver cada vez mais reações positivas de surpresa e interesse nos próximos passos desta área artística da região.


Entre a construção de suas mais conhecidas e adoradas obras, se destacam os plot twists (as reviravoltas) que acontecem no decorrer dos filmes. E não é só de suspense não! Entre longas que vão de terrores misteriosos até comédias românticas, os filmes sul-coreanos deixam sempre um gostinho de quero mais no coração dos espectadores, que não conseguem dar uma pausa com tamanha curiosidade sobre as próximas cenas. 

Pensando nisso, separamos 10 filmes sul-coreanos com plot twists incríveis para você conferir. E não precisa se preocupar, esta lista é livre de spoilers! 


1. Mr. Egotistic

Créditos: AsianCrush

Estrelando Park Ho San, Choi Yu Ha e Jo Eun Bit, Mr. Egotistic é um filme de drama lançado em 2018. A história trata de um professor exemplar que acaba se atraindo por sua jovem assistente de trabalho. 

Em seus 40 anos, casado e com uma carreira, até então, trilhada de maneira invejável, o professor modelo se vê no meio de uma decisão que poderá mudar toda a sua vida. Ele deve seduzir sua assistente ou continuar sendo a personificação de um marido perfeito? Talvez ter as duas ao mesmo tempo em segredo?  

A única coisa que ele não sabe, é que sua esposa já está um passo à frente dele. 


2. The Swindlers

Créditos: Showbox

Procurando um filme com rostos familiares e uma história que não vai te deixar dar uma pausa, nem por um minuto? Lançado em 2017, The Swindlers ficou conhecido por seus grandes nomes no elenco, como Hyun Bin, Yoo Ji Tae, Heo Sung Tae, Bae Seong Woo, Park Sung Woong, Nana (After School) e Ahn Se Ha.

O filme se passa após a morte de Jang Doo Chil (Heo Sung Tae), um vigarista que roubou enormes quantias de dinheiro de diferentes vítimas. Quando dúvidas ressurgem sobre a veracidade do falecimento do charlatão, o promotor Park Hee Soo (Yoo Ji Tae) decide investigar a situação.

Com a motivação de fazer tudo o que está ao seu alcance para assegurar a morte do famoso criminoso, o promotor se junta a charlatões que têm suas próprias desavenças com Doo Chil, como Hwang Ji Sung (Hyun Bin), Go Suk Dong (Bae Sung Woo), Choon Ja (Nana) e Chief Kim (Ahn Se Ha), oferecendo imunidade criminal em troca de ajuda e vingança.


3. Svaha: The Sixth Finger

Créditos: CJ Entertainment

Para os amantes de filmes de terror e mistério, Svaha: The Sixth Finger não pode ficar fora da lista! 

Lançado em 2019, o longa mostra uma investigação em desenvolvimento pelo Pastor Park (Lee Jung Jae), conhecido por pesquisar e expor clubes religiosos do país.

Park recebe um caso de duas garotas que foram mortas em uma cidade pequena da Coreia do Sul e decide buscar a verdade sobre os fatos e pessoas que poderiam estar envolvidas no crime. Ao se juntar com um monge budista para suas pesquisas, o pastor é surpreendido por diversas situações anormais em meio a sua procura por pistas, todas ligadas a uma seita misteriosa.

Porém, entre mortes e reviravoltas, o Pastor Park percebe que há algo a mais do que um simples grupo de pessoas envolvido nas frequentes situações assustadoras e que descobrir o que está acontecendo será mais difícil do que ele imaginava. 


4. The Silenced

Créditos: Lotte Entertainment

The Silenced é imperdível para aqueles que gostam de filmes que fazem criar incontáveis teorias a cada cena assistida. Lançado em 2015, o longa conta a história de Joo Ran (Park Bo Young), uma jovem que é colocada em um internato feminino. 

Poucos dias após sua chegada, a garota percebe que o local aparenta ter uma energia pior do que imaginado. Ela começa a notar alguns fatos incomuns, como alguns tipos de tratamentos desconhecidos, oferecidos às hóspedes que aparentam ter doenças psicológicas, ou os inúmeros rumores de que ela está ficando exatamente na mesma cama em que uma das ex-estudantes da escola morreu. 

Mesmo tentando manter as aparências, Joo Ran não consegue deixar de se afetar pelo fato de algumas estudantes se comportarem de maneira extremamente anormal, como com comportamentos agressivos, ou sumiços sem explicações ou despedidas. Então, ela se junta a Yeon Duk (Park So Dam), que também nota o clima assustador do local, e as duas resolvem investigar o que está por trás do internato misterioso.


5. Sweet & Sour 

Créditos: Netflix

A comédia romântica Sweet & Sour foi lançada em 2021 pela Netflix. O longa demonstra as dificuldades de um casal que precisa se adaptar em um relacionamento à distância, mesmo com suas rotinas cheias. 

Jang Hyuk (Jang Ki Yong) é um engenheiro de Incheon que se esforça para ser reconhecido em seu trabalho. Um dia, sua empresa oferece a oportunidade de se mudar para um grande escritório em Seul (capital da Coreia do Sul), com um aumento em seu cargo. Dedicado a sua carreira, Hyuk decide aceitar a nova posição, mesmo sabendo que teria que entrar em um relacionamento à distância com sua atual namorada, Jung Da Eun (Chae Soo Bin), mudando completamente suas vidas. 

Porém, chegando lá, ele descobre que precisará concorrer à vaga ao invés de já tê-la como garantida, como havia sido informado. Com isso, o engenheiro coloca como objetivo se sobressair em comparação à outra candidata ao trabalho, Bo Young (Krystal Jung), uma mulher competitiva que fará de tudo para ganhar o cargo. 

Na corrida para ganhar sua tão sonhada promoção na carreira, Jung Hyuk passa por altos e baixos que o deixam preso em um triângulo amoroso cheio de reviravoltas. 


6. Forgotten

Créditos: Kiwi Company & Megabox Plus M

Lançado na Coreia do Sul, e distribuído globalmente pela Netflix, o filme de 2017 é um dos mais citados quando falamos de reviravoltas impressionantes em produções asiáticas. O longa conta a história de dois irmãos que se encontram em situações misteriosas. 

Quando a família de Jin Seok (Kang Ha Neul) se muda para uma nova casa, o jovem começa a perceber uma energia pesada e misteriosa no local. Um dia, seu irmão mais velho, Yoo Seok (Kim Moo Yul), é sequestrado.

Após 19 dias, Yoo Seok consegue retornar para casa. Porém, o garoto informa que perdeu sua memória recente, e alega não se lembrar de nada referente aos últimos 19 dias em que passou como vítima de um crime. Além do estranho esquecimento brusco, Yoo Seok também começa a agir diferente, com uma personalidade um tanto quanto anormal quando comparada ao seu usual. 

Notando as misteriosas mudanças em seu irmão, Jin Seok decide ir atrás do que realmente aconteceu naqueles 19 dias de sequestro.


7. Recalled

Créditos: CJ CGV

No filme de 2021, Seo Ye Ji interpreta Soo Jin, uma mulher que sofre um acidente que a deixa com algumas sequelas, entre elas a perda de memória e o dom de ver o futuro das pessoas, incluindo como vão morrer.

Com as estranhas visões futurísticas acontecendo frequentemente ao olhar para estranhos e pessoas com quem tem pouco contato, Soo Jin tenta focar em sua recuperação, sendo cuidada por seu marido amoroso, Ji Hoon (Kim Kang Woo). Porém, com sua memória voltando aos poucos, a mulher começa a confundir o futuro e o passado.

Sem saber no que acreditar em sua própria cabeça, ela se encontra em uma situação onde começa a suspeitar de algum segredo misterioso sobre seu marido. Assim, ela precisa descobrir se seus pensamentos estão certos ou se são apenas traumas de seu acidente.


8. Oldboy

Créditos: Show East

Segundo filme da chamada “Trilogia da Vingança”, Oldboy foi lançado em 2003 e dirigido por Park Chan Wook, um dos diretores mais aclamados da Coreia do Sul. O longa é baseado em um mangá de mesmo nome. 

A história foca em Oh Dae Su (Choi Min Sik), um homem aparentemente comum. Casado e pai de uma garota ainda pequena, Dae Su desaparece misteriosamente da vida em sociedade em um dia qualquer.

Mesmo sem saber o motivo, o homem acorda repentinamente em uma estranha prisão, onde se encontra com uma nova vida do dia para a noite, sem nenhuma escolha ou oportunidade de saber o que está acontecendo. Deste modo, Dae Su começa a viver trancado no misterioso quarto, onde há apenas uma TV ligada no noticiário do dia.

Após alguns dias, o prisioneiro é informado, através das notícias da TV, que sua esposa está morta. Para piorar sua situação, ele também descobre que é o principal suspeito de assassiná-la. Assim, Dae Su começa uma perigosa jornada para sobreviver e descobrir o verdadeiro culpado dos crimes realizados com sua família. 


9. Parasite

Créditos: CJ Entertainment

É impossível falar de filmes surpreendentes sem citar uma das produções sul-coreanas mais conhecidas do mundo. Parasite é um filme de 2019, escrito e dirigido pelo renomado Bong Joon Ho. O longa mostra, de um jeito dramático e intrigante, um dos maiores focos de separações sociais do mundo atual: a diferença de realidades causadas pela situação monetária, principalmente entre os extremos da sociedade.

Vencedor de quatro categorias do Oscar, incluindo o de Melhor Filme, Parasite trata da história de uma família pobre que consiste em 4 pessoas: a mãe, o pai, a filha e o filho. Rodeados de dificuldades financeiras e lutando ao máximo para conseguir sobreviver, eles enxergam uma oportunidade de mudar de vida quando o Kim Ki Woo (Choi Woo Sik), o filho, consegue um emprego como tutor de inglês de uma criança de família rica. 

Após ver a facilidade (disfarçada de ingenuidade) dos mais ricos em lidar com mudanças e despesas, que tem como objetivo beneficiá-los, os outros 3 integrantes da família mais pobre acham caminhos para se infiltrar na vida dessas pessoas com condições financeiras acima da média.

Porém, conforme as relações entre as famílias se fortalecem, as discrepâncias entre os dois mundos ficam cada vez mais intensas e perceptíveis. 

Leia mais:
“Eu não fazia ideia que seria um sucesso global”, disse Bong Joon Ho sobre Parasita


10. The Handmaiden

Créditos: CJ Entertainment

Extremamente aclamado pela crítica, o famoso The Handmaiden é o segundo filme desta lista dirigido por Park Chan Wook. Inspirado em Fingersmith, um romance da britânica Sarah Waters, e adaptado para o contexto se passar na Coreia do Sul de 1930 (que estava sob ocupação japonesa), o filme tem sua narrativa focada em uma tentativa de golpe na herdeira Hideko (Kim Min Hee).

Hideko é uma jovem mulher que cresceu aos cuidados de seu tio, Kouzuki (Cho Jin Woong), em uma criação um tanto quanto abusiva. Na vida adulta, com traumas decorrentes de seu desenvolvimento conturbado, ela vira alvo de golpistas após assumir a herança do homem que a criou. 

Um dia, Hideko conhece Fujiwara (Ha Jung Woo) um homem que tem um detalhado plano que consiste em seduzi-la, casar-se com ela, pegar sua fortuna e interná-la em um hospício. Para colocar sua ideia em prática, Fujiwara contrata Sookee (Kim Tae Ri), uma manipuladora vigarista que precisa fingir cuidar da garota como uma simples funcionária de confiança. 

Porém, entre reviravoltas e enganações de ambos os lados, algo inimaginável muda a trajetória do plano inicial contra Hideko.


Fonte: (1), (2), (3), (4), (5), (6), (7), (8), (9), (10)
Imagens: AsianCrush, Showbox, CJ Entertainment, Lotte Entertainment, Netflix, Kiwi Company & Megabox Plus M, Show East – reprodução e divulgação
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • Thainá Doble

    Radialista apaixonada pelo mundo pop, culturas novas e Monsta X

    7 K-dramas Enemies to Lovers Thai Dramas com First e Khaotung Melhores lugares para se viver na Coreia do Sul Novos K-dramas originais da NETFLIX para 2023 K-Dramas de 2022 que você talvez tenha perdido