Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

K-pop

Saiba quais são os significados das siglas nos nomes dos grupos de KPOP – Parte 1

Já se perguntou alguma vez o que significa as siglas dos nomes dos grupos de k-pop? Agora é hora de descobrir. Como sabemos que existem muitos grupos, faremos uma pequena série para abordar o máximo de artistas possível.

Para começar, vamos fazer uma “edição especial” apenas com artistas da SM Entertainment, uma das empresas que mais adora siglas. Confira a seguir os significados.


BoA



Começando nossa ordem alfabética por uma das mais veteranas da empresa. O nome artístico de BoA vem, também, do seu nome de batismo Kwon Bo-ah. Porém, também é uma sigla de “Beat Of Angel”. O termo “beat” pode ter diversos significados em inglês, então podemos traduzir livremente a expressão como “batida (ou ritmo) do anjo”. Além deste significado oficial, os fãs também fizeram a sua própria versão e colocaram “Best Of All” (melhor de todas), título mais do que justo para a estrela.


CSJH The Grace



O quarteto formado por Lina, Dana, Sunday e Stephanie ficou ativo de 2005 e 2010. O nome do grupo é uma sigla de “Cheon Sang Ji Hui Deo Geureiseu”, que pode ser traduzida como “paraíso acima da sabedoria e felicidade”.


H.O.T



Tendo estreado no longínquo ano de 1996, o H.O.T foi um dos primeiros grupos de k-pop e precursores da fórmula seguida até hoje pela SM Entertainment. Atualmente, apenas Kangta permanece na agência, onde promove como solista. O nome do grupo é abreviatura de “Highfive Of Teenagers”, que pode ser traduzido como “high five dos adolescentes”. Como é um pouco difícil explicar em palavras o que é um “high five”, vamos chamar o NCT para ajudar a demonstrar:


M.I.L.K



O M.I.L.K foi um quarteto feminino que ficou ativo apenas por dois anos, entre 2001 e 2003. O grupo era formado por Seo Hyun-jin, Park Hee-von, Kim Bo-mi e Bae Yu-mi. O significado da sigla do nome era “Made In Lovely Kin”, que pode ser traduzido livremente como “feito em linhagem adorável”.


NCT



Desde o debut, o NCT adotou um estilo de promoção que permite que os membros sejam agrupados de diversas formas. A sigla significa “Neo Culture Technology”. No latim, “neo” é uma palavra que significa “novo”, então pode-se traduzir o nome do grupo como “nova tecnologia de cultura” ou ainda “Tecnologia de Cultura Contemporânea” indo neste mesmo sentido.

Os nomes das units também carregam significados específicos em si. O NCT 127 inclui a longitude da cidade de Seul, enquanto o NCT U vem como “u” de “united”, ou “unidos”, já que é a unit que une os membros das diferentes units.


S.E.S



O primeiro grupo feminino da SM cuja estreia foi ainda nos anos 90 tem um significado bastante simples para seu nome: é a inicial dos nomes das suas integrantes. Porém, com um detalhe, precisa-se considerar o nome artístico de cada uma. Choi Sunghee é conhecida como Bada, termo em coreano para “mar” mas que, no nome do grupo, foi usado em inglês “sea”. Kim Yoo Jin atende pelo nome de Eugene. Por último, Shu Kunimitsu que ficou mais conhecida como Shoo. Com isso, S.E.S é “Sea + Eugene + Shoo”.


SNSD



O SNSD facilitou a vida dos fãs estrangeiros ao colocar como nome internacional a tradução do seu nome coreano. A sigla é abreviatura de “sonyosidae”, que significa literalmente Girls’ Generation. Em português, podemos traduzir livremente como “geração das garotas”.


TraxX



A banda debutou em 2004 com o nome de TRAX. Nessa época, o nome do grupo era a sigla dos nomes artistícos dos seus integrantes: Typhoon (Jay), Rose (Minwoo), Attack (Jungwoo) e Xmas (Jungmo). Após mudanças de formação e períodos de hiato, Jay e Jungmo juntaram-se ao DJ Ginjo e promoveram um tempo com o nome TraxX, deixando em maiúsculo as iniciais dos membros remanecentes da formação original. Pouco tempo depois, o grupo se desfez de forma definitiva.


TVXQ!



O nome do TVXQ! é um dos mais difíceis de explicar não pela dificuldade de se traduzir os termos, mas sim para decidir qual nome usar. A sigla é a abreviatura dos termos chineses Tong Vfang Xien Qi. No Japão, o dueto é conhecido como Tohoshinki, que junta os mesmos caracteres. Já considerando o coreano, o nome fica DBSK, sigla de Dong Bang Shin Ki. Independente do idioma, a tradução do nome pode ser simplificada como “deuses ascendentes do leste” ou “deuses do leste que se elevam”, como os fãs brasileiros costumam chamar.


WayV



Fechamos a lista com os caçulas do WayV. O grupo, que é uma unit do NCT, debutou em 2019 e traz em seu nome a sigla de “we are your vision”, ou “nós somos sua visão”. Porém, a versão escrita com caracteres chineses também possuem significados diferentes de “poder”, “majestade”, ou ainda “deuses poderosos”.


Achou curioso os significados dos nomes? Em breve voltaremos com mais grupos.

Imagens: SM Entertainment
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • Greyce Oliveira

    Cearense de Fortaleza, é metade uma humana normal professora de Inglês e metade ELF(a) precisando (talvez) de tratamento para parar de falar no Super Junior toda hora.

    7 K-dramas Enemies to Lovers Thai Dramas com First e Khaotung Melhores lugares para se viver na Coreia do Sul Novos K-dramas originais da NETFLIX para 2023 K-Dramas de 2022 que você talvez tenha perdido