Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Cotidiano

C9 Entertainment se pronuncia sobre polêmica envolvendo música do EPEX

Na segunda (11), o EPEX lançou seu mais recente comeback com o mini álbum Prelude of Anxiety – Chapter 1. 21 Century Boys. A faixa escolhida para divulgação foi Anthem of Teen Spirit, que chegou junto com um MV.



Logo após o lançamento, fãs questionaram um trecho da letra mencionando “Cristal Night”. O termo é uma referência ao original em alemão “Kristallnacht”, traduzido para o português de forma literal como “Noite dos Cristais”.

Ocorrida em novembro de 1938, a Noite dos Cristais foi um violento ataque organizado pelo governo alemão contra os judeus que residiam no país. Os cristais são uma referência aos cacos de vidro das vitrines dos comércios judeus que foram depredadas neste ato.

Fãs, principalmente estrangeiros, condenaram a atitude da C9 Entertainment de usar um fato histórico tão sensível como contexto para uma música.

A declaração da C9 sobre o fato só veio nesta quarta (13). Em uma longa nota, a agência do grupo explicou que a inspiração para a letra não foi a história, mas sim o romance 1984, escrito por George Orwell. Mesmo assim, a letra de Anthem of Teen Spirit será mudada para retirar os trechos que geraram críticas.

A nota na íntegra lê-se:

Olá, aqui é a C9 Entertainment.

Esta é a nossa posição sobre a controvérsia envolvendo a letra, o MV e os figurinos da faixa-título do EPEX Anthem of Teen Spirit, do terceiro mini álbum Prelude of Anxiety – Chapter 1. 21 Century Boys.

A música, letra e vídeo do EPEX são baseados em diversos trabalhos literários, filmes e teorias físicas. Entre elas, muitas partes deste álbum foram inspiradas no livro 1984, de George Orwell, publicado em 1949.

Anthem of Teen Spirit é uma música que aponta e alerta sobre o dano causado pelo sistema educacional robotizado que os jovens coreanos estão experimentando. Ne letra “a noite do cristal” expressa a vida real dos adolescentes, usada como uma metáfora para as imagens de crianças queimando em competições nas janelas de diversas escolas que são iluminadas como cristais todas as noites e também uma expressão para o peso de papel feito de vidro que aparece em 1984. Também em 1984, o mais precioso peso de papel de vidro do protagonista quebra quando ele é preso pelos membros do partido, então as palavras foram combinadas e usadas na letra. Não há absolutamente nenhuma relação com eventos históricos. Isso também pode ser visto pelo nome da faixa. A tradução literal de 학원歌 é “Música da Academia”.

A expressão acima foi julgada complacentemente como um elemento de metáfora e os dados não foram checados de forma cuidadosa. Pedimos sinceras desculpas a todos na Coreia e em outros países por não prestar atenção ao uso de conteúdo controverso. Assumimos toda a responsabilidade pela controvérsia que foi levantada e pedimos desculpas mais uma vez a todos que se sentiram ofendidos.

Portanto, gostaríamos de mudar algumas partes da letra de Anthem of Teen Spirit que foram má interpretadas. São as seguintes:

– the night in the crystal (a noite no cristal) = myself in the crystal (eu mesmo no cristal)
– Tonight, the crystals that protected us are shattered (Esta noite, os cristais que nos protegiam estão destroçados) = the crystals that protected us are shattered, today, I will ( os cristais que nos protegiam estão destroçados, hoje, eu vou)
– I see them burning raw (vejo-os queimando em carne viva) = I see them running now (vejo-os correndo agora)
– Crystal Night is coming (a noite dos cristais está vindo) = Crystal Light is coming (a luz dos cristais está vindo)

As letras acimas já foram regravadas e iremos mudar e registrá-las em todos os serviços de música ao redor do mundo o mais rápido possível.

Além disso, houveram alegações de que algumas partes do vídeo e os figurinos de Anthem of Teen Spirit representam eventos históricos reais, mas isto claramente não é verdade. Todos os figurinos e conteúdo foram expressados usando o contexto e trechos de 1984 como tema e não há qualquer conexão com eventos, pessoas ou grupos reais.

Finalmente, os compositores que participaram de Anthem of Teen Spirit usaram letras em inglês diferentes para a versão demo, que nada tem a ver com o conteúdo da letra final. No caso do letrista, fornecemos a história e as palavras-chaves que queríamos expressar na letra e terceirizamos o trabalho, então a intenção do letrista é irrelevante. A versão final da letra foi escrita completamente na nossa opinião. Esperamos que os mal-entendidos relacionados aos letristas não sejam mais espalhados.

Tomaremos essa oportunidade para sermos mais cuidadosos e prestarmos mais atenção para que a música, letra e vídeo do EPEX não machuquem ninguém.

Mais uma vez, pedimos sinceras desculpas a todos.

Fonte: (1), (2)
Imagem: C9 Entertainment
Não retirar sem os devidos créditos.

img

    Inscreva-se no Telegram da KoreaIN e saiba tudo sobre a Coreia do Sul e o K-POP.

Tags relacionadas:

  • Greyce Oliveira

    Cearense de Fortaleza, é metade uma humana normal professora de Inglês e metade ELF(a) precisando (talvez) de tratamento para parar de falar no Super Junior toda hora.

    7 K-dramas Enemies to Lovers Thai Dramas com First e Khaotung Melhores lugares para se viver na Coreia do Sul Novos K-dramas originais da NETFLIX para 2023 K-Dramas de 2022 que você talvez tenha perdido