Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

K-pop

Trajetória: Os 10 anos do VIXX, os reis dos conceito

Já ouviu falar dos “reis do conceito”? O VIXX ganhou esse título dos fãs e realmente cumpre o que o apelido diz, sempre surpreendendo ao demonstrar o quão bem encaixa em cada um deles. Com um grande legado ao lado das Starlight, nome do fandom, o grupo escreveu uma bela história duradora no mundo do K-Pop, sempre impactando a cada comeback.

Neste dia 24, o grupo completa dez anos de debut e, para celebrar, relembraremos sua trajetória desde o início.



Formação no MyDOL e debut oficial

Em 2012, a Jellyfish Entertainment decidiu que formaria seu primeiro grupo masculino. A empresa, que até então tinha em seu quadro de artistas atores e solistas, optou por fazer isso através do reality MyDOL, que juntou 10 concorrentes em competições de canto, dança e atuação.

Após o período da rigorosa seleção, os selecionados para formar o grupo foram: Cha Hak-yeon, Jung Taek-woon, Lee Jae-hwan, Kim Won-shik, Lee Hong-bin e Han Sang-hyuk. O nome escolhido, VIXX, exaltava bem as qualidades de cada um, já que seu significado era “Voz, Visual, Valor em excelência“.

Antes do debut oficial, os novos contratados tiveram participações em MVs de artistas da empresa. Até que, finalmente, em 24 de maio, o mundo foi apresentado oficialmente a N, Leo, Ken, Ravi, Hongbin e Hyuk trazendo o conceito colorido de SUPER HERO.

Ainda na fase do debut, o grupo ganhou o mascote Rovix: um robô que é utilizado para dar anúncios nas redes sociais, como se ele desse missões para as fãs e os membros. O robô foi muito associado ao grupo, sendo utilizado em MVs, promoções e em redes sociais.

O segundo single do grupo, Rock Ur Body, seguiu no mesmo modelo do debut com cores vibrantes e batidas com toques de eletrônico. Apesar disso, o início da carreira foi modesto. Porém, as coisas estavam prestes a mudar assim que o VIXX começou a mudar sua imagem e mostrar novas cores.


Mudança para a era Dark e o merecido reconhecimento

O lado sombrio do VIXX teve início logo no terceiro single On and On. Agora, o grupo passou a apresentar conceitos com narrativas e coreografias diferenciadas para se destacar na grande variedade de grupos de K-pop.

O lançamento Hyde foi como aposta em um conceito sinistro. Eles acertaram na escolha, já que a recompensa veio logo a seguir com o álbum completo de Hyde alcançando o terceiro lugar nas paradas coreanas. Os estilos visuais e musicais se tornaram opostos do debut, porém, os elementos musicais continuaram a manter o foco no mesmo EDM animado de sempre.

O grupo ganhou atenção e fama após o lançamento de Voodoo Doll, no final de 2013. O lançamento dos dois videoclipes demonstrou a intensidade que eles queriam trazer com o conceito de terror, sendo um com classificação para maiores de idade devido às cenas gráficas e uma versão limpa para quem não conseguisse assistir.

O álbum ganhou o primeiro lugar nas paradas coreanas, deixando a impressão de seu conceito poderoso nos fãs que os acompanhavam em toda a trajetória até o MV atual. A aposta da empresa em um conceito intenso nunca visto anteriormente pelo K-Pop foi uma grande jogada de mestre, pois, graças a esse comeback, o grupo começou a ganhar um grande reconhecimento do público, conseguindo o sua primeira vitória em shows musicais no Music Bank.

Após começarem a ganhar o devido olhar do público com Voodoo Doll, o grupo lançou o álbum Eternity em 2014, com a música-título Error. Desta vez com um enredo pesado e uma história de amor impossível que te faz chorar assistindo. O single ajudou o VIXX a manter sua posição no topo das paradas coreanas e até mesmo conseguir atingir o mercado americano. As habilidades de atuação de Hongbin conseguiram ser demonstradas neste MV, apresentando firmemente uma história com emoção do início ao fim.

Mesmo estando em meio a um conceito dark, o grupo lançou faixas mais leves e chicletes, como Love Equation e GR8U, conseguindo um grande all-kill nos programas de música. O ano de 2014 foi significativo para o VIXX, pois, tiveram lançamentos em mandarim para promover o grupo na China e em Taiwan.

Nesse mesmo ano, a turnê do VIXX foi anunciada com expansão para o Japão, Filipinas e Cingapura em seu mapa. Também teve sua estreia no país japonês, com o álbum Darkest Angels sendo uma compilação de alguns de seus sucessos. Já a sua estreia em solo chinês foi com o EP Boys’ Record, com Destiny Love sendo a faixa destaque.

Já o segundo álbum de estúdio do VIXX, lançado em 2015, foi nomeado Chained Up e ajudou a manter o grupo no topo das paradas de sucesso, além de os levar para terceiro lugar no US World Chart da Billboard. Os membros receberam um grande reconhecimento internacional, sendo um dos grupos que causou um impacto enorme no mercado ocidental.

Além do grande destaque que o VIXX estava ganhando no ocidente, o grupo decidiu estrear o primeiro álbum japonês com músicas inéditas, chamado Depend on me, fazendo com que eles liderassem as paradas da Oricon.



A trilogia da Conception Ker

Em 2016, a Jellyfish lançou um novo rumo para o grupo, lançando o Concept Art Film como um projeto de um ano que tinha como objetivo mostrar um conceito com temas baseados em torno dos deuses da mitologia grega.

O início de tudo foi com o álbum Zelos, que tinha Dynamite como faixa-título. Com uma grande mixagem de conceitos do VIXX, o grupo veio repleto de versatilidade e manteve seu lugar no topo das paradas coreanas.

Logo em seguida veio Hades, com Fantasy sendo a faixa-título que solidificou a posição de reis do conceito na indústria coreana.

A parte final do projeto foi lançada carregando o nome de Kratos, com The Closer finalizando a trilogia Conception Ker com uma faixa mais sensual e inspirada no R&B. Após a demonstração de inovação em suas faixas com conceitos diferenciados e muito bem executados, o apelido de “reis dos conceitos” foi colocado pelas fãs do grupo e ficou muito conhecido pelas outras pessoas, sendo o conjunto apresentado por este nome sempre que aparecia nos programas de TV.


Novos conceitos e apostas

Em meados de 2017, VIXX teve o seu retorno com um novo conceito para expandir sua variedade de estilos de MV. Shangri-La veio como uma faixa influenciada culturalmente, trazendo o estilo e força que característicos de todos os comebacks do grupo, somado a toda delicadeza e beleza da cultura coreana. A coreografia criada pelo renomado Keone Madrid despertou um interesse ainda maior para o lançamento. A música comemorou os cinco anos do grupo e entrou nas paradas asiáticas, na Billboard World Albuns e no Heatseekers.

Durante o show de fim de ano de 2017 no programa MBC Gayo Daejun, o grupo fez sua participação com Wind of Starlight e Shangri-La Remix, que trouxe muita atenção para eles, sendo o videoclipe mais popular por mais de 24 horas na TV. O gráfico chamado Celebrity Hot Ranking contou 3 milhões de visualizações no vídeo até agora. Graças a demanda popular dos telespectadores, eles realizaram sua apresentação novamente no Show! Music Core em 2018. Mais tarde ainda no mesmo ano, VIXX foi convidado a participar da cerimônia de abertura da 132° conferência do COI em Pyeongchang.

O grupo retorno em 2018 com o álbum completo de Eau de VIXX. Com sensualidade, Scentist veio ser uma faixa titulo que ressaltava bem os lados visuais do grupo. Seu MV foi inspirado em perfumes, transmitindo muita paixão e sutileza.

Scentist é uma junção de “Scent” e “Artist” que significa a fragrância do artistas, no caso eles, demonstrando a individualidade de cada um como uma bela perfumaria. O MV traz elementos do filme Perfume – A História de um Assassino, inspirado no romance de Patrick Süskind. Ainda no mesmo ano, o grupo retornou ao Japão para estrear o seu terceiro álbum japonês completo, Reincarnation.


A unit VIXX LR

Desde 2015, o grupo possui uma unit composta por Leo e Ravi, batizada com as iniciais dos membros formando VIXX LR. Os dois explicaram que “LR” também significa “esquerda” (left) e “direita” (right), o que indica que as qualidades e imagens contrastantes dos dois membros criavam harmonia única quando estavam no palco.

A unit foi apresentada com o single Beautiful Liar e seu mini álbum homônimo, que chegou ao Billboard Social 50. Dois anos depois, lançaram o segundo mini álbum intitulado Whisper. Os sucessos da dupla foram compilados posteriormente em um lançamento, o Complete LR.


Alistamentos, saída de Hongbin e discussões sobre contrato

No começo de 2019, o VIXX lançou seu single Walking, que foi apresentado no 5° fanmeeting V Toy Story como forma de agradecimento aos seus fãs antes de começar a rodada de alistamento. No mesmo período, o grupo se reuniu com a Jellyfish para a renovação do contrato, já que estavam completando 7 anos de carreira. Na ocasião, Ravi decidiu deixar a empresa, mas deixando claro que continuaria fazendo parte do grupo.

O líder N foi o primeiro a se alistar em março do mesmo ano, sendo seguido pelos outros membros de acordo a sua idade. Leo foi o próximo a entrar no exército em dezembro. Ken como o terceiro mais velho se alistou como soldado em julho de 2020.

No mesmo ano de 2020, o grupo teve uma baixa após a saída de Hongbin. O cantor foi envolvido em uma polêmica após uma live feita em seu canal na Twitch a qual fez comentários sobre versões remixes de músicas de outros grupos conhecidos. O público reclamou do tom usado na transmissão e, pouco depois, tanto a Jellyfish quanto o próprio Hongbin se desculparam pelo ocorrido. Em agosto, a empresa anunciou que Hongbin estava oficialmente fora do grupo, que passaria a promover como quinteto de agora em diante.

No final do ano, outro susto para o Starlight. N resolveu não renovar seu contrato com a Jellyfish dando a garantia de que, assim como Ravi, continuaria promovendo com o grupo. Pouco depois, ele assinou com a 51K e agora também promove como ator com seu nome de batismo de Cha Hak-yeon.

Atualmente, todos os três membros do VIXX que se alistaram já foram dispensados após completar seus serviços militares obrigatórios. Restam apenas Ravi e Hyuk. Na semana do aniversário de 10 anos, os cinco se reuniram para uma live especial, mas é provável que não hajam novos lançamentos já que o alistamento de Ravi está próximo.


Talento em grupo e solo

Além de promoverem em grupo, todos os integrantes do VIXX atuam em projetos paralelos. Durante o hiato do grupo, o líder Cha Hakyeon/N tem promovido cada vez mais como ator. Ele esteve em dramas como Bad and Crazy, Mine, Tomorrow, Sassy Go Go, entre outros. Além disso, também atuou em musicais e usa da sua vasta experiência na dança para criar coreografias para outros artistas, como a da faixa Take it out do MYTEEN. Apesar da vasta carreira musical, ele é um dos poucos a não lançar solos.

Leo também teve o seu inicio na carreira de ator no musical Full House no ano de 2014. Ao contrário do líder, ele já possui diversos solos e, após sua dispensa, lançou I’m Still Here para saudar os fãs. Seu nome também aparece creditado em diversas composições tanto para seu grupo como para outros artistas como o HIGHLIGHT e o KNK. Recentemente, Leo foi escalado para protagonizar o drama BL Happy Ending Outside The Fence, que já está em produção.

Ken é outro que também tem mostrado versatilidade na atuação. Seu primeiro papel como ator foi como membro do elenco principal de Boarding House No.24, comédia apresentada pela MBC Every 1. Porém, seu maior palco são os teatros, nos quais já abrilhantou o elenco de diversos musicais e lhe rendeu um prêmio no 12º Daegu International Music Festival (DIMF) Awards além do apelido de “Kenlet” (trocadilho misturando seu nome artístico com Hamlet, personagem de Shakespeare). Mesmo o dia tendo apenas 24 horas, o artista ainda encontra tempo para lançar solos, trilhas sonoras e ainda mantém um canal no YouTube.

Porém, em termos de solos e composições, o recorde absoluto é de Ravi. Ele, inclusive, é o idol com maior número de composições creditadas em seu nome. O rapper já havia lançado mixtapes enquanto estava na Jellyfish, mas sua saída da empresa acelerou ainda mais seus lançamentos. Hoje, além de continuar sua carreira solo no hip hop, Ravi também é dono de dois selos – GROOVL1N e THE L1VE – e até pouco tempo atrás era membro fixo do elenco do programa de variedades 2 Days & 1 Night, do qual se despediu por causa do seu alistamento iminente.

Por último, o maknae Hyuk também se consolida como ator, já tendo participado dos dramas Special Laws of Romance, A Different Girl e Gaduri Restaurant bem como dos filmes Happy Together e Croissant. Ele também esteve no elenco da segunda temporada do BL Color Rush, que foi ao ar no início do ano. Não esquecendo da música, ele também lançou singles solos, alguns deles compostos por ele mesmo.


O futuro do VIXX

Em meio a toda polêmicas, alistamento militar e o longo hiato, o VIXX está tentando se manter estável através de seus trabalhos solos antes de voltarem como grupo completo.

Tendo aparecido em um momento em que o K-pop tinha uma fórmula genérica para se obter o devido sucesso, o grupo conseguiu provar que existe outra forma para chegar ao topo e fez isso sendo quem eles exatamente são, ganhando o devido reconhecimento por isso.

Atualmente, é impossível contar a história do K-Pop sem mencionar o VIXX. O grupo tem um grande destaque na história e deve ser mencionado com o devido apelido que eles carregam com orgulho, “reis do conceito”.

A nós, Starlights, só nos resta aproveitar esse aniversário e continuar mantendo as esperanças em um comeback com todos juntos novamente. Você tem uma era favorita do VIXX? Ou simplesmente ama todas assim como eu?

Fonte: (1), (2), (3)
Imagens: Jellyfish Entertainment
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • Anna Beatriz Mazzaro dos Santos

    Futura publicitária, especialista no caratworld, ama muito o Seventeen e o Shinee, ultimamente se tornou Noona dos novos crush do Enhypen, old stan, dançarina nas horas vagas, especialista em saber o nome de todos os meninos do NCT, sonha em viajar pelo mundo, mas tem medo de avião :)

    7 K-dramas Enemies to Lovers Thai Dramas com First e Khaotung Melhores lugares para se viver na Coreia do Sul Novos K-dramas originais da NETFLIX para 2023 K-Dramas de 2022 que você talvez tenha perdido