Na noite desta terça (14) pelo fuso horário sul-coreano, o BTS fez uma live para comemorar os 9 anos do grupo – que debutou em 13 de junho de 2013 – e anunciar as novidades que ocorrerão daqui pra frente.
O vídeo, que ficará disponível no canal da BANGTANTV e pode ser visto em anexo no final deste texto, teve mais de uma hora de duração na qual os membros falaram sobre o passado, presente e futuro do grupo.
Dentre os tópicos discutidos, o grupo anunciou que fará uma pausa das atividades juntos para focar em atividades solo. Suga foi o primeiro que trouxe o assunto a tona dizendo: “Entraremos em hiato agora. Devemos falar sobre o porquê não estamos fazendo o FESTA ou produzindo conteúdo? Sim, nós temos que falar sobre a direção que estamos tomando já que o assunto sobre a nossa direção apareceu“.
Desde as promoções de Black Swan e o lançamento do álbum 7, o grupo mudou o rumo de sua carreira e focou mais nas promoções em solo estrangeiro, principalmente nos Estados Unidos. Isso inclui o lançamento de Dynamite, Butter e Permission to Dance. RM disse que sentiu que algo mudou desde então ao ponto em que ele não sabia mais qual tipo de grupo o BTS era.
A intensa era de promoções no estrangeiro exigiu muito dos membros e isso acabou refletindo na relação deles como grupo. Jimin disse que eles agora estão focados em uma estratégia para reencontrar suas identidades.
De acordo com V, a pausa foi algo que J-Hope aconselhou. Segundo o rapper, o grupo deveria focar em atividades solo para, depois, se reunir. Assim, a sinergia será como nenhuma outra e eles serão melhores.
Todos os rappers do grupo – RM, Suga e J-Hope – já possuem mixtapes lançadas e uma das medidas da pausa será transformá-las em álbuns. Os vocalistas – Jin, Jimin, V e Jungkook – lançaram solos em sua grande maioria para trilhas sonoras de K-dramas, então terão um caminho mais longo a percorrer para gravar seus álbuns.
A pausa também poderá servir como oportunidade para que os membros, se desejarem, explorarem outros campos do entretenimento, como a atuação que alguns já experimentaram.
Mesmo com a notícia repentina e triste para os fãs, J-Hope reforçou o seu conselho:
Temos falado muito uns com os outros de como precisamos nos separar um pouco para saber como nos reunirmos mais uma vez e em como isso pode ser importante.
Suga também destacou que isto não significará que o grupo chegará ao fim: “Não é como se estivéssemos dando disband! Podemos viver separados um tempo“.
Confira o vídeo na íntegra:
O BTS lançou o álbum Proof, que reúne sucessos da carreira do grupo e algumas faixas inéditas, no último dia 10 e recentemente voltou aos programas musicais da TV sul-coreana para promoções, coisa que não faziam desde 2020.
A Big Hit Music ainda não comentou sobre o caso. Atualizaremos o texto assim que tivermos alguma declaração da empresa.
Fonte: (1)
Imagem: Big Hit Music
Não retirar sem os devidos créditos.