Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Webtoon

[LISTA] 10 webtoons com personagens LGBTQIA+ para celebrar o orgulho


Por muito tempo as histórias populares de romance destinavam a trama apenas aos casais heterossexuais e cis. Independente do enredo, obras clássicas – sejam elas livros, filmes, quadrinhos etc. – traziam à tona a relação de uma mulher e um homem, que poderia ser repleta de desafios ou apenas uma história “água com açúcar”, com direito a suspiros a cada interação do casal.


Atualmente, o papel de casais em obras de romance tem variado bastante, refletindo a sociedade, onde as pessoas se encontram e se afirmam em uma sexualidade ou identidade distante da heteronormatividade cis.

A representatividade LGBTQIA+ presente em tantas obras é muito importante. Ela pode ser abrigo para muitos processos de descoberta, ou refúgio para sonhos e idealizações. Dentro do mundo fantástico dos Webtoons é muito comum encontrar incríveis histórias com personagens LGBTQIA+s que inspiram e convidam o leitor a conhecer um mundo diferente da realidade (às vezes nem tão diferente assim).

Junho é o mês do Orgulho LGBTQIA+, mas todo dia é dia de levantar a bandeira e assumir o que há de mais lindo dentro das particularidades, ou apenas celebrar – em silêncio – o orgulho de ser quem é, ou até mesmo comemorar o processo de descoberta de cada dia.

Pensando nesse orgulho de ser, a KoreaIN reuniu uma lista de webtoons que têm personagens principais LGBTQIA+ no enredo. Confira a seguir.



1. The Eclipse | LGBTQIA+

Créditos: Webtoon

É possível a lua se apaixonar pelo sol? Os dois nunca estiveram juntos como seres da Via Láctea, porém, em uma missão o Sol, Ray, precisa se transformar em humano para habitar a Terra. Seu companheiro nessa aventura é Luca, a própria Lua. Apesar de tamanha fantasia, o webtoon ensina valiosas lições em seus capítulos bem ilustrados e ressalta a aceitação e respeito das diferenças e a força que o amor tem.

Apaixone-se aqui


2. Small World | LGBTQIA+

Créditos: Webtoon

Este é um webtoon para deixar o coração quentinho. Apesar de ter um longo número de capítulos (mais de 500!), todos são bem curtinhos, representando situações do cotidiano de qualquer pessoa, como dias ruins, boas sensações, problemas na escola e/ou no trabalho, cansaço e muito mais. A proposta é mostrar que os protagonistas Robin e Julien são muito companheiros independente da situação, reforçando que o leitor pode pedir por ajuda quando precisar, e também tem direito a dividir suas alegrias com as pessoas que gosta. 

Derreta o coração


3. Heartstopper | LGBTQIA+

Créditos: Webtoon

O webtoon de sucesso, que gerou a série literária de mesmo nome, conta a história de dois opostos que se atraem: Charlie, um tímido gay assumido, e Nick, um jogador de rúgbi extrovertido, que se conhecem na escola particular só para garotos em uma manhã nada comum. A relação dos dois floresce à medida que o sentimento de amor semeia no dia a dia do ensino médio. 

Dispare o coração aqui

Os quatro volumes publicados no Brasil podem ser adquiridos na Amazon (volume 1, volume 2, volume 3, volume 4). 


4. Sunflower | LGBTQIA+


Créditos: Webtoon”

Atenção: muito gay panic nesta divertida história. Sunflower é um webtoon muito leve, divertido para encerrar a noite e dormir tranquilo. Ele conta a história de Wednesday e sua nova amiga de escola, Sophie, que ela paquera em segredo e torce para ser correspondida. 

Paquere com Wednesday aqui


5. Not So Shoujo Love Story | LGBTQIA+

Créditos: Webtoon

A romântica Rei está prontíssima para namorar, e ela já sabe quem vai ser: Hansum, o garoto mais bonito do colégio! Entretanto, quando Rei vai se declarar para ele, a garota mais popular da sala, Hanna se declara como uma rival, mas não por Hansum… por Rei! Será que Rei vai dar uma chance para o coração da insistente e apaixonada Hanna? O mangá é uma sátira às clássicas histórias de romance japonesas, por isso a ilustração é carregada de expressões faciais cômicas. Além de criticar os relacionamentos machistas, onde as mulheres são ridicularizadas pelo homem em nome do amor, Not So Shoujo Love Story reforça que as relações não precisam ser complicadas para serem perfeitas.

Acompanhe aqui a saga Team Hanna x Team Hansum



6. My days with you | LGBTQIA+

Créditos: Webtoon

Outra história fofíssima com um casal lésbico para acompanhar: My days with you é um webtoon leve, que retrata a paquera e aproximação de Suyin e Yuri. Ambas estudam na mesma sala da faculdade e, por ser um slice of life, a aproximação das duas ocorre em pequenos passos, retratando a timidez das personagens. 

Comece o relacionamento aqui


7. I want to be a cute anime girl | LGBTQIA+

Créditos: Webtoon

A irmã de Charon uma vez o vestiu com roupas femininas, e ele gostou disso. A história mostra o processo de descoberta de Charon como uma mulher, e ele conta com a ajuda de amigos para lidar com pessoas ao seu redor que o machucam verbal e fisicamente.

Aventure-se aqui


8. #muted.  | LGBTQIA+

Créditos: Webtoon

Este webtoon slice of life conta a história de romance entre um bibliotecário e um barista, que desenvolveram seu amor entre paqueras em uma livraria. Jasper se apaixona por Kai, mesmo que ele não diga nada para ele – literalmente -, e Kai dedica sua vida amorosa enquanto tenta lidar com um stress pós-traumático que o deixou com medo de falar com outras pessoas. O bibliotecário Jasper é gay assumido e o barista Kai é panssexual. Além disso, Emma, a melhor amiga de Jasper, foi declarada como uma pessoa ACE pelo próprio autor em um pequeno jogo de perguntas e respostas entre o fandom

Chore aqui


9. Boyfriends | LGBTQIA+

Créditos: Webtoon

Boyfriends retrata diversas sexualidades e gêneros, alguns personagens tem certeza do que são, enquanto outros ainda se descobrem. Quatro estudantes universitários iniciam um relacionamento poliamoroso e navegam na aventura que é o poliamor.

Namore aqui


10. stare down. | LGBTQIA+

Créditos: Webtoon

stare down.” é uma história trabalhada com muita simbologia e jogos de palavras, não é à toa que o título é escrito em letras minúsculas, salientado o fato de olhar para baixo. Os personagens principais têm nomes que – literalmente – são opostos, Nil significa “nulo, vazio”, enquanto Pas significa “tudo”. A primeira vez que os personagens se encontram é na biblioteca da escola, onde Nil percebe que Pas o encara a todo momento. Sentindo-se um pouco contra a parede, Nil cria uma competição em sua mente onde precisa encarar Pas todas as vezes que ele o encara, mal sabe ele que Pas encarava a “competição” como um flerte descarado. 

Encare aqui


Ainda existem muitas outras histórias incríveis no site que merecem ser exploradas. Acesse o site e crie sua conta para adentrar em enredos emocionantes. Você tem alguma recomendação de webtoon com personagens LGBTQIA+s? Compartilhe com a gente!

Imagens: Webtoon (reprodução)
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • Isabela Marques

    Jornalista do interior de SP. Tenho 27 anos e quase metade deles foram dedicados ao mundo geek asiático. Quando não estou sendo uma boa fangirl, aproveito para ler bons livros e webtoons de mistério.

    7 K-dramas Enemies to Lovers Thai Dramas com First e Khaotung Melhores lugares para se viver na Coreia do Sul Novos K-dramas originais da NETFLIX para 2023 K-Dramas de 2022 que você talvez tenha perdido