Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Entretenimento

CUBE se manifesta em defesa do BTOB após fãs apontarem possível plágio da Mnet

Na última quarta (06), a Mnet revelou os times que estarão no programa Street Man Fighter. O reality será a versão masculina do Street Woman Fighter, transmitido com sucesso no ano passado, e reunirá oito equipes de dançarinos profissionais.

A revelação foi feita com um cartaz com os nomes dos times, fotos dos seus membros e também com vídeo performance de cada um. No material de divulgação, fãs repararam que um dos times chamado BANK2BROTHERS está representado com uma versão estilizada e abreviada de BIIB (pronunciada “be two be”).

O detalhe problemático é que a pronúncia desta abreviação fica igual à do grupo BTOB. As semelhanças não param por aí, a Mnet também atribuiu frases de efeito para cada time e a do BANK2BROTHERS foi “Born to be hip”, que também lembra “Born to beat”, significado da sigla do BTOB.

Além disso, a logo do BIIB também lembra uma das primeiras usadas nas promoções do BTOB.

Logo do BIIB e uma das logos antigas do BTOB.
Fonte: Mnet e CUBE Entertainment

Os vídeos das performances de apresentação dos times do Street Man Fighter foram postados no canal oficial da Mnet no YouTube e fãs repararam em um novo detalhe. Enquanto todos os outros times estão identificados com seus nomes, o BANK2BROTHERS só está como BIIB.

Muitos argumentaram que a manobra não faz sentido, pois o time já se chamava BANK2BROTHERS antes mesmo de ser selecionado para o show. Sendo assim, não faz sentido abreviá-lo.

Nesta sexta (08), a CUBE Entertainment se manifestou através das redes sociais do BTOB para dar sua posição sobre o caso. A nota da empresa lê-se:

Olá, aqui é a CUBE Entertainment.

Reconhecemos que o nome de um dos times participantes do programa Street Man Fighter, da Mnet, é o mesmo do nosso artista e que o slogan e a logo são semelhantes.

Em resposta, informamos a Mnet que a logo e o nome do BTOB foram registrados no passado, o que pode gerar uma infração de patente, e pedimos uma retratação.

Além disso, pedimos que apenas o nome completo do time seja usado e que a logo e o slogan sejam mudados.

Recebemos a resposta da produção da Mnet de que eles usarão o nome completo e modificarão a logo e o slogan, que foram anunciados pelos perfis oficiais do SMF.

Continuaremos fazendo nosso melhor para proteger os direitos dos nossos artistas no futuro.

Obrigado

A Mnet também se manifestou sobre o caso escrevendo:

Olá, aqui é a equipe de produção da Mnet.
Esta é nossa declaração sobre a equipe BANK2BROTHERS, participante do Street Man Fighter.

BIIB era um acrônimo já usado pelo BANK2BROTHERS, mas reconhecemos que isto criou confusão. Portanto, para reduzir a confusão e criar distinção, decidimos usar apenas o nome completo do time.

Quanto à logo e slogan, estamos trabalhando rapidamente para aumentar a originalidade e, a partir da próxima semana, já mostraremos a nova versão.

Por favor, deem atenção ao Street Man Fighter, que será transmitido todas às terças-feiras em agosto.

Fonte: (1), (2)
Imagens: Mnet e CUBE Entertainment
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • Greyce Oliveira

    Cearense de Fortaleza, é metade uma humana normal professora de Inglês e metade ELF(a) precisando (talvez) de tratamento para parar de falar no Super Junior toda hora.

    7 K-dramas Enemies to Lovers Thai Dramas com First e Khaotung Melhores lugares para se viver na Coreia do Sul Novos K-dramas originais da NETFLIX para 2023 K-Dramas de 2022 que você talvez tenha perdido