Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Cotidiano

Chuvas torrenciais na Coreia do Sul deixam 9 mortos

Os meses de julho e agosto na Coreia do Sul são o período mais chuvoso do ano devido à temporada de monções. Porém, em 2022, o país está presenciando as maiores tempestades em 80 anos. Alagamentos podem ser encontrados em diversos pontos da capital Seul e de outras cidades dos arredores e já deixaram 9 mortos e pelo menos 6 pessoas desaparecidas.

Partes de Seul, Incheon e Gyeonggi registraram chuvas de mais de 100 milímetros por hora na segunda (08). O distrito de Dongjak chegou a registrar 141.5 milímetros, a maior chuva já registrada desde 1942.

A Administração Meteorológica da Coreia informou que a previsão até quinta é de mais 300 milímetros de chuva para a região metropolitana da capital. Na província de Gyeonggi, mais ao sul, os registros devem chegar a 350 milímetros.

Até o momento, 9 pessoas já morreram em decorrência das chuvas pelo país. No distrito de Gwanak, três mulheres da mesma família – duas irmãs e a filha adolescente de uma delas – ficaram presas na casa semi-porão em que moravam e foram encontradas mortas horas depois. Moradias deste modelo são comuns no país e foram, inclusive, retratadas no filme Parasita, onde a família Kim passa pela mesma situação.

O número de desaparecidos também tende a aumentar durante o período. A contagem até agora é de seis pessoas. Destas, quatro desapareceram no distrito de Seocho, alguns em uma região comercial e outros foram levados pela água e sugados por bueiros. Outros dois desaparecidos também foram levados pela correnteza em Gwangju. 

Com relação ao número de desabrigados, 441 pessoas tiveram que deixar suas casas e procurarem abrigo em escolas e outras instituições públicas.

O grande volume de água também causa danos às estruturas das cidades. Diversas repartições públicas tiveram que suspender os serviços à população e o sistema de metrô e bondes foram fechados por preocupação com possíveis deslizamentos de terra nas áreas dos trilhos.

O Ministro do Interior aumentou o nível de alerta de danos para o nível máximo de “sério” à 1:00 da manhã desta terça (09). Já pela manhã, às 6:00, várias regiões do país receberam chuvas de 50 milímetros. De acordo com a Administração Meteorológica da Coreia, o volume acumulado de chuva na capital Seul chegou a 442 milímetros de segunda à terça.

Fonte: (1)
Imagem: Yonhap
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

Greyce Oliveira

Cearense de Fortaleza, é metade uma humana normal professora de Inglês e metade ELF(a) precisando (talvez) de tratamento para parar de falar no Super Junior toda hora.

7 K-dramas Enemies to Lovers Thai Dramas com First e Khaotung Melhores lugares para se viver na Coreia do Sul Novos K-dramas originais da NETFLIX para 2023 K-Dramas de 2022 que você talvez tenha perdido