Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

K-drama Webtoon

[LISTA] 6 diferenças entre o webtoon e o K-drama de “Nevertheless”


Há um ano o último episódio de Nevertheless ia ao ar. E, apesar da sua última exibição ter sido feita no dia 21 de agosto de 2021, o K-drama continua a ser comentado entre os entusiastas pelas séries sul-coreanas. Há quem ame todo o conjunto da obra, porém, há um vasto grupo que não gostou da adaptação para as telinhas e prefere a obra dos quadrinhos. 

Apesar da premissa de Nevertheless ser a mesma no webtoon e no K-drama, e apresentar o complexo relacionamento entre Yu Na-bi (Kim So Hee) e Park Jae-eon (Song Kang), muitos elementos foram criados do zero para compor a obra televisiva e diversos diálogos tomaram outro rumo, tornando os enredos diferentes, repletos de particularidades que não foram capazes de agradar todo mundo. 

O webtoon de Nevertheless é escrito pela autora Jeongseo e conta a história do conturbado relacionamento entre os estudantes de artes plásticas Na-Bi e Jae-on. A premissa da adaptação para o K-drama exibido na JTBC e na Netflix é a mesma, porém, com muitas ressalvas. 

Trailer de Nevertheless para a Netflix

A KoreaIN listou as 6 diferenças entre o webtoon e o K-drama de Nevertheless, sendo uma das principais características que afastam o drama do webtoon e da problemática que cerca toda a obra: o relacionamento abusivo e o amor próprio.

Leia mais:
8 dramas com Song Kang para você conferir



1. O primeiro encontro

No webtoon, Na-bi e Jae-on se encontram pela primeira vez em um passeio com seus amigos da faculdade de artes. A princípio, Na-Bi não sabe nada sobre Park Jae-Eon e sua fama de ser “mulherengo” e à primeira vista fica muito interessada em saber mais sobre o rapaz.

Créditos: Webtoon Nevertheless

Já no K-drama, os dois se encontram em um bar. Jae-eon faz a primeira aproximação, e os dois se conhecem um pouco enquanto Na-bi mostra suas habilidades nos jogos de dardos. Como resultado desse encontro, eles já têm uma química tácita naquele passeio de bebida com seus amigos – apresentado no webtoon. Ao se encontrarem com seus outros amigos, Na-bi finge que não sabe quem é Jae-eon, pois, tem medo de que os colegas fiquem comentando e causem um mal-entendido. Ela já sabe que tipo de reputação ele tem e esse passeio é na verdade o início de sua confusão sobre suas emoções em relação a ele.

Primeiro encontro do canal no drama
Créditos: Netflix e JTBC

2. Idade dos protagonistas e a vida universitária

No webtoon, Jae-eon é um calouro, enquanto Na-bi já está no terceiro ano de faculdade. No entanto, eles têm a mesma idade porque Jae-eon entrou na universidade em sua terceira tentativa. No K-drama, Jae-eon ainda é calouro de Na-bi e continuam com a mesma idade, porém, Jae-eon era estudante de administração antes de mudar para a faculdade de artes. 

Protagonistas estudando em aula na universidade
Créditos: Netflix e JTBC

3. Na-bi e seu hábito quando está ansiosa

Na-bi tem um hábito nervoso no webtoon: enrolar o cabelo. Ela também o gira quando está pensando em algo. Ela faz isso com frequência nos quadrinhos. No entanto, no K-drama, por mais tímida que seja, ela não tem um hábito nervoso, somente uma tendência a se encolher quando Jae-eon está por perto – mostrando como se a personagem estivesse com vergonha do outro.

Na-bi tem o hábito de se encolher quando está perto de Jae-eon
Créditos: Netflix e JTBC

4. A cena dos drinks

Uma das cenas mais aguardadas para adaptação era a da escolha dos drinks, mas ela não aconteceu. No webtoon, quando os dois estão juntos no bar, há uma cena em que eles escolhem os coquetéis um do outro. Esta cena foi omitida do K-drama, apesar de toda tensão e clima que é possível sentir durante a leitura dos quadrinhos.

Jae-eon e Na-bi flertam através de coquetéis
Créditos: Webtoon

Na cena eles querem pedir coquetéis, mas percebem o duplo sentido no nome dos drinks. Então, eles decidem pedir um para o outro. O barman traz a primeira bebida, uma “Marreta”, e tenta entregá-la a Jae-eon, mas na verdade é a bebida de Na-bi. Já o rapaz escolheu uma bebida chamada “Pink Lady”, e isso provoca risos no garçom, visto que os nomes das bebidas não combinam com o casal.



5. O foco nos personagens secundários

Apesar dos personagens principais serem o foco da adaptação, a Netflix teve o trabalho de se dedicar a construção dos personagens secundários, que fazem parte do círculo social de Na-bi e Jae-eon. No webtoon, porém, a autora não aprofunda a construção de nenhum dos personagens, nem mesmo o relacionamento vivido entre eles. 

No K-drama, uma relação que ficou bem popular foi entre Yoon Sol e Seo Jiwan. As estudantes perceberam que havia uma faísca de carinho crescendo entre sua amizade, mas essa relação não existe no webtoon, e Jiwan aparece pouco na trama, assim como Sol. 

Casal secundário em Nevertheless é aclamado pelos fãs
Créditos: Netflix e JTBC

[ALERTA DE SPOILER A SEGUIR]

6. O final do casal

Há quem critique o final do K-drama, pois Na-bi abre mão de todo a liberdade que havia buscado – após sair de um relacionamento abusivo com seu ex – para mergulhar em uma relação problemática. Jae-eon, com toda sua fama de mulherengo, implora para que Na-bi dê uma chance para o namoro, ela aceita, pois, apesar de tudo, o ama.

Já no webtoon, o final passa bem longe dessa relação. Na-bi percebe que foi manipulada pelos desejos e incertezas de Jae-eon, e não aceita se envolver em um relacionamento com ele. A princípio ela segue sozinha, mas resolve dar uma chance a Do Hyeon, amigo de infância que Na-bi reencontra ao visitar sua cidade natal – o garoto batatinha, carinhosamente chamado pelos fãs da obra. Entretanto, a protagonista percebe que a melhor escolha é ficar sozinha, visto que foi muito magoada em seus relacionamentos passados e isso reflete na relação com Do Hyeon que, apesar de estar cheio de boas intenções, não ganha a confiança de Na-bi.

Final no webtoon reflete a realidade das relações
Créditos: Webtoon

O maior acerto de Nevertheless

Apesar da controvérsia na adaptação do K-drama, é preciso aplaudir a escolha dos atores para compor a obra televisiva. Yun Na-bi é vivida pela atriz Han So Hee, que ascendeu sua carreira após a participação na série My Name, original da Netflix.

Park Jae-eon ganhou interpretação de Song Kang, cujo nome muitas vezes dispensa apresentação. O ator foi protagonista em vários originais da Netflix, como Love Alarm, Sweet Home e Navillera

Kim So-Hee e Song Kang dão vida a Na-bi e Jae-eon em Nevertheless
Créditos: Netflix e Webtoon

E aí, apesar de tudo, quem amou esta adaptação?

Fonte: (1), (2)
Imagens: Webtoon, Netflix, JTBC – reprodução 
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • Isabela Marques

    Jornalista do interior de SP. Tenho 27 anos e quase metade deles foram dedicados ao mundo geek asiático. Quando não estou sendo uma boa fangirl, aproveito para ler bons livros e webtoons de mistério.

    Sair da versão mobile