Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

K-pop Música

Trajetória: 15 anos do Girls’ Generation, o girl group da nação


Se você perguntar a um girl group quem é sua inspiração, é quase certo que a resposta será Girls’ Generation (SNSD)! Ativo há 15 anos, o grupo da SM Entertainment transformou o K-pop e ganhou o título de “grupo de nação”, sendo reverenciado dentro e fora da indústria por suas conquistas. Que tal rever a trajetória do SNSD para comemorar o aniversário do grupo?



2007: debut com Into The New World

No dia 5 de agosto de 2007, o mundo conheceu o Girls’ Generation – ou Sonyeo Shidae (SNSD), “a geração das garotas”, em coreano – pela primeira vez. As nove integrantes – Taeyeon, Tiffany, Sunny, Jessica, Hyoyeon, Yuri, Sooyoung, Yoona e Seohyun – se apresentaram com Into The New World, uma música que tinha um conceito jovem e inspirador.

Este foi só o começo. Embora elas tenham ganhado um reconhecimento modesto durante esta era, nada se compara ao que elas viriam a se tornar para o K-pop.

Um exemplo: hoje, graças à sua letra empoderadora, Into The New World ganhou espaço na playlist de movimentos políticos, como passeatas pelos direitos das mulheres e LGBTQIA+. Além disso, a música de debut do SNSD ganhou covers de diferentes girl groups ao longo dos anos e até mesmo em edições da série Produce 101.

Entretanto, essa era do Girls’ Generation também foi marcada por um evento um tanto triste: um black ocean – quando todos os lightsticks são apagados e não há aplausos durante uma apresentação como forma de boicote – na primeira participação do grupo no Dream Concert em 2008. Existem muitas teorias sobre os motivos, de disputas de fãs a ciúmes sobre a relação das garotas com idols masculinos, que levaram a esse “apagão”. Essa prática se repetiu durante as aparições do grupo nos meses seguintes.


2009: o sucesso de Gee

Foi com o lançamento de Gee que o SNSD conquistou de vez o coração dos fãs. Com um conceito colorido e divertido, a música também marcou o K-pop e se tornou uma referência do gênero – afinal, quem não se lembra das calças coloridas e da interpretação de manequins do MV? Hoje, a música já acumula quase 300 milhões de visualizações no YouTube!


2010-2013: novos conceitos e amadurecimento do grupo

Com sua marca já estabelecida, o Girls’ Generation começou a explorar diferentes conceitos, mostrando também o crescimento de cada integrante. Foi o momento de hits como Genie, que também as ajudou a se estabelecerem como um dos maiores atos do K-pop no Japão.

Em seguida, vieram músicas como Run Devil Run e The Boys, que apostaram em um conceito mais maduro e confiante, evidenciando a versatilidade do SNSD. O grupo continuou a ser reconhecido na indústria, ganhando dois prêmios consecutivos de Artista do Ano no Seoul Music Awards em 2010 e 2011 – o primeiro girl group a conseguir este feito.

Além disso, em 2012, Taeyeon, Tiffany e Seohyun começaram a promover com a subunit Girls’ Generation-TTS com um conceito elegante e que destacava a potência vocal das três integrantes.

Nesse período, o SNSD também viu a expansão global do seu sucesso: lançaram uma versão em inglês do single The Boys e, em 2013, conquistaram o prêmio de Vídeo do Ano com o MV de I Got A Boy no YouTube Awards. No mesmo ano, elas também fizeram seu retorno ao Dream Concert – desta vez, cercadas pelos lightsticks acesos e a aclamação do público.


2014: a saída de Jessica

O ano de 2014 começou promissor para o Girls’ Generation com o comeback de Mr. Mr. e sua terceira turnê no Japão. Entretanto, os fãs foram surpreendidos pela saída de Jessica do grupo. Com histórias conflitantes divulgadas pela integrante e pela SM Entertainment, até hoje os motivos dessa partida não foram esclarecidos.

Depois de se juntar a uma nova empresa, Jessica fez seu debut solo com a música Fly em 2016 e hoje também é dona de uma marca de roupas e acessórios, a Blanc & Eclare, e também escritora, tendo lançado até o momento dois livros.



2015-2017: Girls’ Generation volta como octeto

Reformulado com 8 integrantes, o SNSD voltou aos palcos em 2015 com lançamentos como Party, Catch Me If You Can e o álbum Lion Heart. O grupo se reuniu mais uma vez em 2017 para o lançamento de Holiday Night, álbum que comemorava seus 10 anos de carreira.

Porém, ainda em 2017, as integrantes Seohyun, Tiffany e Sooyoung deixaram a SM Entertainment após o fim de seus contratos. As outras cinco integrantes que permaneceram na agência passaram a promover como uma subnit, a Oh!GG – mas isto não significou o fim do Girls’ Generation!


Onde estão as integrantes do Girls’ Generation hoje?

Da música à atuação, o sucesso do grupo também se refletiu na carreira de cada integrante do Girls’ Generation. Hoje, elas se dedicam a suas carreiras solo em diferentes áreas do entretenimento.

A líder Taeyeon, por exemplo, ficou conhecida por emprestar suas voz a dezenas de trilhas sonoras para K-dramas. Em 2015, ela finalmente fez seu debut solo e continua lançando trabalhos individuais.

Hyoyeon está investindo em sua carreira de DJ e também como solista. Recentemente, Hyo e Taeyeon participaram da unit GOT the Beat, que reuniu diferentes artistas femininas da SM.

Tiffany também investiu em sua carreira solo, o que incluiu um período de trabalho nos EUA e participações em musicais.

Já a integrante Yoona se destacou como atriz, colecionando papéis em dramas de sucesso, como Love Rain e The K2.

Sooyoung e Seohyun também estão seguindo o caminho de atriz. Yuri também se junta a esse grupo e é presença frequente em programas de variedade, assim como Sunny.

Mesmo seguindo trajetórias diferentes, o Girls’ Generation se mostra muito próximo nas redes sociais e quando se encontram durante as agendas, mostrando a amizade duradoura entre elas.


2022: comeback de 15 anos com Forever 1

Cinco anos depois de seu último lançamento como um grupo completo, o Girls’ Generation está se reunindo mais uma vez para comemorar o seu aniversário! O álbum Forever 1, especial para os 15 anos do grupo, chegará no dia 5 de agosto – dia do debut do grupo – nas plataformas digitais. Elas também participarão como um grupo completo do próximo SMTown, festival dos artistas de sua gravadora. É um presente para elas e também para seus fãs, o que reforça a influência que elas têm na indústria até hoje.

Fonte: (1), (2), (3), (4), (5), (6), (7)
Imagens: SM Entertainment, JTBC, Instagram – reprodução
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • Giovanna Pego

    Jornalista, carioca, multifandom e sagitariana que fala demais. Defensora de girlgroups e apaixonada por k-dramas, beleza e literatura.

    7 K-dramas Enemies to Lovers Thai Dramas com First e Khaotung Melhores lugares para se viver na Coreia do Sul Novos K-dramas originais da NETFLIX para 2023 K-Dramas de 2022 que você talvez tenha perdido