Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

K-Profile

[K-PROFILE] Conheça o NewJeans, o debut surpresa que chamou atenção do mundo


De tempos em tempos surge uma nova promessa do K-pop que já chega estourando e fazendo sucesso com um jeito novo de fazer música. O NewJeans facilmente se encaixa nesta descrição após um debut que foi um estouro e literalmente chamou atenção para o grupo que chegou praticamente sem anúncio.

Se você foi pego de surpresa e ainda não conhece o NewJeans, então acompanhe a KoreaIN e descubra quem elas são e porque causaram tanto alvoroço.



A formação silenciosa do grupo

Normalmente, quando um grupo ou solista está prestes a debutar, existe todo um trabalho de divulgação de imagens, teasers e anúncios. Isto não aconteceu com o NewJeans. A chegada foi tão de surpresa que é necessário rastrear pelos bastidores como isso aconteceu. Ainda em 2019, a então Big Hit Entertainment colocou Min Hee Jin como diretora de marca da empresa e com a tarefa de montar um girlgroup da empresa em parceria com a Source Music, também da Hybe Labels.

Min Hee Jin é conhecida por ter sido diretora de arte da SM Entertainment e ter trabalhado com f(x), EXO e outros grupos da empresa, o que trouxe atenção para o novo projeto. Foram feitas audições e preparações nos bastidores, até que o projeto mudou de empresa para a ADOR, uma nova subsidiária independente da HYBE em 2021, com Min como CEO. Após uma nova leva de audições, o novo girlgroup foi formado, mas ainda sem anúncios oficiais para o público até meados de 2022.

O debut que chamou atenção

Em julho de 2022, a ADOR divulgou vídeo com os números 22, 7, 22 e nada mais, gerando especulações sobre o que seria anunciado na data de 22 de julho de 2022. A resposta só veio no próprio dia, quando a empresa liberou o MV de surpresa para o single de debut Attention para seu novo grupo feminino chamado NewJeans. O nome do grupo é um jogo de palavras que faz alusão à peça de roupa que nunca sai de moda e a intenção delas de virarem artistas atemporais, enquanto ainda brinca com a frase “new genes”, uma alusão à nova geração musical.

Contra todas as expectativas, apesar de não ter divulgação prévia ou sequer o nome do grupo ou das integrantes até então, o vídeo chegou a 1,3 milhão de visualizações em um único dia. A música clama por atenção para elas enquanto cantam sobre um amor inocente de adolescente. A faixa tem um som nostálgico e surpreendentemente novo no K-pop, inspirado em músicas de R&B e hip hop dos anos 1990, com ritmo constante e tranquilo. O figurino com aparência simples e o MV que mais lembra um filme de romance adolescente trouxeram um frescor que foi bem recebido pelo público.

A série de MVs de debut que manteve o hype

No mesmo dia do debut, a ADOR divulgou o lançamento de um EP chamado NewJeans com quatro músicas. Ao longo do mês, todas as músicas ganharam MVs oficiais. Hype Boy, o 2º single do EP, serviu para apresentar as integrantes do grupo, com um vídeo introdutório com os nomes delas e outros quatro vídeos com as perspectivas de cada um delas da narrativa de romance adolescente contada pela música. A faixa b-side Hurt é a música mais calma do álbum e tem um MV mais simples, com foco nas cinco meninas cantando uma serenata sobre seus sentimentos.

A última música que recebeu clipe foi o terceiro single do EP, Cookie. Ela volta para um som mais para o hip hop e R&B e ganhou popularidade rapidamente, mas a letra de duplo sentido da faixa foi alvo de polêmica por sexualizar as integrantes, todas menores de idade. A ADOR divulgou uma nota extensa se desculpando pelo desentendimento e explicando o significado original como presente para os fãs e o paralelo entre o formato de biscoitos e os CDs.

Com as músicas lançadas, em 4 de agosto elas fizeram sua primeira apresentação em um programa musical e apresentaram os três singles principais no M Countdown. O debut do NewJeans foi um tremendo sucesso, com o grupo dominando as paradas musicais da Coreia com todas as faixas e chegando também ao mundo.

O EP e o primeiro single Attention pegaram o 1º lugar nos ranks coreanos, com as outras músicas logo atrás. Internacionalmente, elas entraram no iTunes Top Álbum de nove países. Ao todo foram vendidos mais de 500 mil cópias do EP. Em 18 de agosto, o NewJeans conquistou seu first win no M Countdown. E este é a apenas o começo da carreira delas.


Perfil das integrantes

Minji

Créditos: ADOR

Nome real: Kim Minji
Nascimento: 7 de maio de 2004
Altura: 1,69 m
Nacionalidade: Coreana
Curiosidades:
– Entrou na Hybe como trainee da Source Music, foi o rosto de divulgação da nova leva de audições em 2019 e apareceu no MV de Permission to Dance do BTS junto da Hanni.
– Seu hobby é ler e decorar seu diário.
– O apelido de Minji é “teddy bear” (ursiho de pelúcia).


Hanni

Créditos: ADOR

Nome real: Phạm Ngọc Hân ou Hanni Pham
Nascimento: 6 de outubro de 2004
Altura: 1.61 m
Nacionalidade: Vietnamita-Australiana
Curiosidades:
– Ela nasceu na Austrália e sabe falar vietnamita, inglês e coreano.
– O hobby de Hanni é ver filmes e vlogs, mas ela também gosta de fazer caminhadas à noite e sabe tocar ukulele.
– Seu apelido é “pigtais” (tranças).


Danielle

Créditos: ADOR

Nome real: Danielle Marsh ou Mo Jihye
Nascimento: 11 de abril de 2005
Altura: 1,65 m
Nacionalidade: Coreana-Australiana
Curiosidades:
– Nasceu na Coreia do Sul e sua mãe é coreana, mas seu pai é australiano e ela fala inglês e coreano.
– Seus hobbies são pintar, desenhar, ouvir música, conversar com as integrantes e nadar, e gosta tanto de surfar que quer começar um clube de surfe com a Hanni.
– Danielle é o girassol (“sunflower”) do grupo.


Haerin

Créditos: ADOR

Nome real: Kang Haerin
Nascimento: 15 de maio de 2006
Altura: 1,64 m
Nacionalidade: Coreana
Curiosidades:
– Haerin sabe falar coreano e inglês e costumava performar pansori, um teatro musical tradicional coreano.
– Seus hobbies são ouvir e encontrar músicas novas.
– Haerin gosta de cores alegres e cheiro de flores e tem o hábito de usar um spray aromático antes de dormir porque conforta ela.


Hyein

Créditos: ADOR

Nome real: Lee Hyein
Nascimento: 21 de abril de 2008
Altura: 1,70 m
Nacionalidade: Coreana
Curiosidades:
– Foi parte do girlgroup infantil USSO.GIRL com o nome de U.jeong.
– Ela sabe falar coreano e inglês e tem uma coleção de livros de Harry Potter nos dois idiomas.
– Hyein é amiga da Riwon do CLASS:y e é uma grande fã do BTS.


Acompanhe as meninas do NewJeans através das redes sociais do grupo!

Site Oficial | Phoning (Google Play) | Phoning (App Store) | YouTube | Instagram | Twitter | TikTok

Por: Paula Bastos Araripe
Fonte: (1), (2), (3), (4), (5), (6), (7), (8), (9), (10), (11)
Imagens: ADOR – divulgação
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • Paula Bastos Araripe

    Jornalista carioca que tem o k-pop como trilha sonora da vida. Multistan incorrigível, defensora de grupos (injustamente) desconhecidos e nostálgica da segunda geração do k-pop. Highlight (Beast) tem certificado vitalício como meu grupo ultimate.

    Sair da versão mobile