Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Curiosidades

Quais são os países com os maiores números de imigrantes sul-coreanos


Antigamente, a Coreia do Sul tinha uma política territorial bastante estável e centralizada. Porém, questões sociopolíticas e invasões fizeram com que seus habitantes começassem a procurar residência em outros países. 

A imigração sul-coreana começou por volta de 1860, quando as primeiras pessoas se mudaram para a Rússia e a China. Hoje, segundo os dados mais recentes do Governo da Coreia do Sul, aproximadamente 7,33 milhões de sul-coreanos residem fora de seu país natal. 

Quase metade desse total, cerca de 3,17 milhões, residem em países do nordeste asiático, como China e Japão. Outra grande parcela, 2,7 milhões, se encontra em países como Canadá e Estados Unidos. Entretanto, existem comunidades sul-coreanas em quase todas as partes do planeta.

Nesta lista, a KoreaIN traz os 7 países com maior população sul-coreana fora da Coreia do Sul:



Estados Unidos

O país norte-americano é o destino de boa parte dos imigrantes sul-coreanos. Atualmente, são 2.633.777 nos EUA.


China

A China tem, atualmente, 2.350.422 cidadãos sul-coreanos vivendo em seu território. Deste total, 34.074 estão no país para estudar.


Japão

O Japão é lar de 818.865 sul-coreanos. Apesar de ser o terceiro na lista geral, ele é o país com o segundo maior número de residentes permanentes (342.839), perdendo apenas para os EUA (434.458).


Canadá

O quarto destino favorito das pessoas que saem da Coreia do Sul é o Canadá. Segundo o Governo, 237.364 sul-coreanos escolheram o país como seu novo lar.



Uzbequistão

O desconhecido país da Ásia Central com pouco mais de 34 milhões de habitantes se tornou a nova residência de 175.865 sul coreanos. Eles representam 0,5% da população do país.


Rússia

Logo atrás do Uzbequistão vem a Rússia. De acordo com dados de 2021, o país tem 168.526 sul-coreanos dentro de suas fronteiras.


Austrália

A terra dos cangurus também virou destino de alguns imigrantes. Atualmente, 158.103 cidadãos sul-coreanos residem na Austrália.

E o Brasil?

O Brasil é o 12º país da lista. Oficialmente, 36.540 sul-coreanos moram no país, estando 90% deste total na cidade de São Paulo. Eles estão centralizados, principalmente, nos bairros do Brás, Liberdade, Aclimação e Bom Retiro (este é reconhecido por lei desde 2010 como o bairro da cultura coreana na cidade).

Fonte: (1), (2)
Imagens: reprodução
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • Leticia Gonçalves

    Paulistana que sempre quis ser jornalista. Apaixonada por flores, chás, livros e bater papo.

    7 K-dramas Enemies to Lovers Thai Dramas com First e Khaotung Melhores lugares para se viver na Coreia do Sul Novos K-dramas originais da NETFLIX para 2023 K-Dramas de 2022 que você talvez tenha perdido