Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Coroa de flores
Saúde

Câncer continua sendo a principal causa de morte dos sul-coreanos por 40 anos

[AVISO DE GATILHO] O texto a seguir contém termos e relatos que podem causar gatilhos. Recomendamos cautela ao prosseguir a leitura.

A Statistics Korea recentemente divulgou os dados estatísticos relativos às causas de morte na Coreia do Sul em 2021. Na lista, o câncer foi o primeiro lugar, continuando uma tendência que já dura 40 anos. Para se ter uma ideia da dimensão, a doença permaneceu no topo desde que os dados começaram a ser coletados.

Porém, o relatório mostra uma triste realidade do país. Entre os cidadãos com menos de 40 anos, a principal causa de morte é o suicídio. Em média, 37 pessoas tiraram a própria vida por dia em 2021. Esta é a maior média dentre todos os países membros da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OECD).

No total, o país registrou 317.680 mortes em 2021. As causas com maiores porcentagens foram:

  • Câncer = 26%
  • Doenças cardíacas = 9,9%
  • Pneumonia = 7,2%
  • Doenças cerebrovasculares = 7,1%
  • Suicídio = 4,2%
  • Diabetes = 2,8%
  • Alzheimer = 2,5%

A taxa de mortalidade por câncer também está aumentando, mas em ritmo lento. Em 2011, ela era de 143 mortes a cada 100.000 pessoas; em 2021, passou a ser 161 a cada 100.000.

O fato da população sul-coreana estar envelhecendo cada vez mais também influencia a lista. Ano passado, a pneumonia ocupou a 6º posição da lista e hoje está em 3º. Já o Alzheimer, que antes aparecia em 10º, agora está em 7º.


O retrato da morte dos mais jovens

O número de mortes por suicídio no ano passado foi de 13.352, representando uma alta de 1,2% em comparação com o número de 2020. Isto faz com que a taxa de suicídio no país seja de 23.6, número maior que o dobro da média de 11.1 registrada entre os outros 38 países membros da OECD.

As maiores taxas concentram-se entre adolescentes e pessoas na faixa dos 20 e 30 anos. Considerando-se todas as causas de morte entre os jovens, o suicídio representou, em cada faixa etária:

  • Taxa de 56,8% entre as pessoas na faixa de 20 anos;
  • Taxa de 43,7% entre os adolescentes;
  • Taxa de 40,6% entre as pessoas na faixa dos 30 anos.

Se você precisa ou conhece alguém que precise de ajuda, procure o CVV. O CVV realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas, sob total sigilo por telefone, e-mail e chat 24 horas todos os dias. Ligue 188 ou acesse www.cvv.org.br

Fonte: (1)
Imagem: Rose Hills (reprodução)
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

Greyce Oliveira

Cearense de Fortaleza, é metade uma humana normal professora de Inglês e metade ELF(a) precisando (talvez) de tratamento para parar de falar no Super Junior toda hora.

7 K-dramas Enemies to Lovers Thai Dramas com First e Khaotung Melhores lugares para se viver na Coreia do Sul Novos K-dramas originais da NETFLIX para 2023 K-Dramas de 2022 que você talvez tenha perdido