Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Política

Governo sul-coreano nega entrada de russos pelos portos do país

Nas últimas três semanas, as autoridades sul-coreanas negaram a entrada de mais de 20 homens russos que chegaram ao país por barcos. Os números levantam uma preocupação de que a Coreia do Sul possa ser um local para a fuga daqueles que tentam evitar o alistamento compulsório na Rússia.

O escritório do Deputado An Ho Young, membro do Partido Democrático, levantou dados da Guarda Costeira que indicam que quatro barcos ancoraram em portos pelo país nos últimos 12 dias. Uma quinta embarcação chegou a entrar nas águas sul-coreanas, mas não ancorou em nenhum porto.

O primeiro barco, um iate de 17 toneladas, entrou nas águas coreanas no dia 1º de outubro e foi avistado no mar leste por volta das 8:52 daquele dia. A embarcação estava com 10 pessoas a bordo e pediu permissão para ancorar no porto de Busan para que os passageiros pudessem desembarcar. As autoridades de imigração negaram entrada a todos alegando que nenhum deles tinha motivos verificáveis para adentrar o país. O barco ancorou em Pohang, em Gyeongsang do Norte, e deixou o país de forma definitiva no dia 11 de outubro.

Cidadãos russos não precisam de visto para viajar para a Coreia do Sul, mas a imigração ainda pode negar a entrada caso necessário.

No mesmo dia 1º de outubro, outro barco – um iate de 6 toneladas – com seis passageiros chegou à Sokcho às 9:40. Mais uma vez, a imigração negou permissão de entrada a todos os tripulantes. O barco foi posto em rota de volta à Rússia no dia 5, mas precisou fazer uma parada na ilha de Ulleung por causa das mau tempo. A embarcação só deixou as águas sul-coreanas também no dia 11, assim como a anterior.

De acordo com os dados da Guarda Costeira, patrulheiros descobriram que ainda há um barco ancorado em Pohang cujos quatro passageiros também tiveram permissão de entrada negada. A embarcação está no porto desde o dia 4 de outubro.

O escritório do Deputado An lançou uma nota à imprensa informando que, até o momento, 23 russos pediram permissão para desembarcarem em portos sul-coreanos e entrarem no país como turistas. Apenas dois receberam autorização da imigração por terem registros anteriores de viagens à Coreia do Sul.

Segundo a nota, é provável que a Coreia esteja se tornando uma escala intermediária enquanto mais pessoas tentam fugir da Rússia. O Deputado An pede urgência para que o governo indique soluções para tal questão, que poderá se tornar um problema diplomático e de direitos humanos.

Fonte: (1)
Imagem: Divulgação via escritório do Deputado An Ho Young
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

Greyce Oliveira

Cearense de Fortaleza, é metade uma humana normal professora de Inglês e metade ELF(a) precisando (talvez) de tratamento para parar de falar no Super Junior toda hora.

7 K-dramas Enemies to Lovers Thai Dramas com First e Khaotung Melhores lugares para se viver na Coreia do Sul Novos K-dramas originais da NETFLIX para 2023 K-Dramas de 2022 que você talvez tenha perdido