Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

K-pop Música

[LISTA] Produtores do K-pop: 7 músicas de sucesso de Ryan Jhun


Jhun Sewon nasceu na Coreia do Sul em 28 de fevereiro de 1979, mas se mudou para Nova York quando tinha 10 anos, onde adquiriu o nome Ryan Jhun. Sua paixão pela música surgiu na adolescência – ele até mesmo fez o teste para entrar no grupo que futuramente se tornaria o Shinhwa, mas como seus pais não apoiavam a decisão, deixou para lá.



Em 2009, retornou para Coreia e tentou enviar demos que compôs com o seu amigo DR, Denzil Remedios, mas, segundo ele, somente a SM Entertainment ficou interessada no som que produzia. Em uma entrevista para a Billboard, Jhun disse que a resposta da SM veio como uma benção depois de tantas rejeições tanto nos Estados Unidos quanto na Coreia. Ele contou que os americanos não o aceitavam muito bem porque ele era asiático e não tinha experiência alguma no ramo, apesar de ser talentoso no que fazia. 

Porém, a partir do momento em que as portas se abriram para ele, tudo mudou. A primeira música lançada com o seu nome na produção foi “Chitty Chitty Bang Bang”, que entrou para o álbum H-Logic de Lee Hyori. Meses depois, a SM lançava um dos maiores sucessos de SHINee, “Lucifer”, que também tinha Ryan na composição. “‘Chitty Chitty Bang Bang’ é minha música de estreia, mas logo depois disso, ‘Lucifer’ me fez quem eu sou agora, porque todos reconheceram minha música. E, também, esta música fez SHINee [quem eles são] agora. Esta é uma música de assinatura do SHINee”, disse ele à Billboard.


Hoje em dia, Jhun é co-fundador da Marcan Entertainment e Musikade e colabora regularmente com DR, LDN Noise e Dem Jointz. Além disso, é diretor executivo da Ateam Entertainment desde 2017, para produzir faixas para o boygroup VAV, e em 2021 lançou pela Ateam o seu primeiro grupo feminino, o bugAboo

Confira algumas músicas de sucesso compostas por Ryan Jhun!


LUCIFER – SHINee

Esta foi a primeira canção que ele realmente criou do zero e levou cerca de três meses para terminar. Sua inspiração foi uma mulher e assim que o produtor da SM, Yoo YoungJin, escutou a demo, ele quis a música, mas só havia uma parte pronta. YoungJin escreveu a letra e a melodia e apoiou Ryan para terminar a canção. Porém, por conta da sua religião, Jhun não gostou do conceito de “Lucifer”, a coisa demoníaca, mas quando lhe explicaram que descreveram a garota como Lucifer porque ela era uma tentação, ele aceitou a ideia.


YOU THINK – Girls’ Generation

Esta é uma música muito original feita por Ryan, DR e SAARA, que na verdade é a principal compositora. Segundo DR, “You Think” soa como a personalidade de SAARA, corajosa e com variações. Ele e Ryan entraram na composição para fazer a música ter mais o estilo do K-pop. Escreveram algumas coisas novas, trocaram outras e a transformaram em uma ótima música para a SM


BOOM – NCT Dream

Às vezes é complicado fazer um som que agrade tanto os fãs coreanos quanto os fãs ocidentais. Jhun acredita que há uma linha tênue entre o K-pop e o pop americano e ter o balanço perfeito entre os gêneros para agradar os dois públicos é difícil. Para o Korea Herald, Ryan contou: “Claro, às vezes precisa de um trabalho extra, como quando uma música fica muito pop, colocamos um pouco de sentimento coreano nela. Por exemplo, quando eu fiz ‘Boom’, do NCT Dream, o compositor Yoo YoungJin da SM teve que espremer alguns elementos do K-pop para que os fãs locais e globais pudessem gostar”. 



DUMB DUMB – Red Velvet

Tanto Ryan quanto DR concordam que escrever “Dumb Dumb” foi um pouco mais complicado, já que tentaram entregar uma storyline na faixa. Eles não queriam mais uma canção de amor no K-pop, pois, achavam que essa ideia já estava batida. Jhun queria tornar a música mais dramática, o que segundo ele parece complicado, mas é um processo interessante. Ryan reconhece que foi esta música que colocou Red Velvet no mapa. “[As pessoas] podem não se lembrar de ‘One of These Nights’ – elas ainda se lembram de ‘Dumb Dumb’. Elas podem não se lembrar de ‘Ice Cream [Cake]’ – elas se lembram de ‘Dumb Dumb’.”


VIEW – SHINee

A ideia por trás de “View” era trazer um toque do som pop do Reino Unido para a Coreia. Ryan, DZ, LDN Noise e Adrian McKinnon queriam trazer algo novo, que ninguém havia feito antes na cena do K-pop. De acordo com Jhun, a SM havia feito muitos sons europeus antes, mas nunca com o som do Reino Unido. 


I – Taeyeon

Assim que Ryan escutou a demo, pensou que era o rock moderno muito único que só precisava de alguns retoques. Na visão dele, a música seria para o Girls’ Generation, mas a SM acabou tornando a música o debut da Taeyeon, que adorou de primeira. Ryan disse à Billboard que queria fazer a canção soar como uma garota correndo na Nova Zelândia. “Queria imaginar campos e grama, sol, talvez um pouco de chuva, e queria ouvir esse tipo de inspiração na música. Ironicamente, no videoclipe, eles fizeram assim, apesar de não termos contado a eles.”


LOVE ME RIGHT – EXO

Ryan disse que demorou cerca de um mês para compor esta música. DR criou a abertura com muitos instrumentos ao vivo, mixado com som eletro manufaturado, o que deu uma energia nova para a música, que antes, segundo o próprio DR, parecia uma música do Chris Brown, já que era o álbum dele que DR estava ouvindo na época. Jhun queria uma canção mais amigável, que todos pudessem cantar junto como parte do conceito. Assim que os A&R’s (Artists and Repertoire, em português Artistas e Repertório) da SM escutaram, logo de cara eles sabiam que era um single para o EXO.


Fonte: (1), (2), (3), (4)

Imagem: Ryan Jhun – Instagram, reprodução

Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • Gabriela Oliveira

    Jornalista de 25 anos com um pé na hallyu e o outro na escuridão.

    7 K-dramas Enemies to Lovers Thai Dramas com First e Khaotung Melhores lugares para se viver na Coreia do Sul Novos K-dramas originais da NETFLIX para 2023 K-Dramas de 2022 que você talvez tenha perdido