Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Cotidiano

Ministério da Cultura deverá decidir sobre serviço militar do BTS até dezembro


Nesta quarta (05), o Ministro Park Bo Kyun – do Ministério da Cultura, Esportes e Turismo sul-coreano – anunciou durante uma inspeção parlamentar ocorrida na Assembleia Nacional que a decisão final sobre o alistamento do BTS será anunciada até dezembro.

O assunto foi trazido pelo Deputado Lee Yong Ho, membro do Partido People Power, que pediu que o Ministro Park revisasse ativamente a questão sobre o alistamento dos membros do grupo. Em resposta, o Ministro disse:

O alistamento do membro Jin está marcado para ser resolvido em dezembro, mas o Ministério finalizará sua posição o mais breve possível antes disso. Estamos revisando compreensivelmente o assunto olhando vários aspectos incluindo o ponto de que a defesa nacional é um dever sagrado, o serviço militar é um símbolo de equidade, que o BTS fez a Coreia conhecida como a vanguarda da K-cultura e criou uma imensa onda de efeito econômico. Há questões de equidade entre artistas populares, incluindo o BTS, e aqueles que praticam artes de alta cultura, isso afetará o grupo quando um dos membros se juntar ao exército. Também existem resultados de análises de opinião pública e opiniões de homens na faixa dos 20 anos e assim segue.

A data escolhida para a decisão final não pode ser mais específica: é o mês em que Jin completa 30 anos de idade. Amparados pela apelidada “Lei BTS”, os membros do grupo puderam adiar seus alistamentos até completarem os 30 anos enquanto a maioria dos cidadãos sul-coreanos precisa fazer isso antes, geralmente aos 28.

Além de Jin, outros três membros também deveriam se alistar este ano sem considerar o período da lei. Suga, que nasceu em 1993, e j-hope e RM, ambos nascidos em 1994, estão com 29 e 28 anos, respectivamente.

Caso optem por usar o direito que lhes foi concedido, Suga poderá iniciar seu alistamento apenas no ano que vem enquanto j-hope e RM podem esperar até 2024. Desta forma, todos iriam para o exército com a idade limite garantida pela lei.

Seguindo a mesma lógica, os alistamentos dos membros mais novos seria:

  • Jimin (nascido em 1995), pode se alistar até 2025;
  • V (nascido em 1995), pode se alistar até 2025;
  • Jungkook (nascido em 1997), pode se alistar até 2027.

Leia também:
[LISTA] Saiba quais famosos deverão se alistar em 2022


Um novo capítulo na longa história

O debate sobre o alistamento do grupo já vem se desenrolando há bastante tempo e, apenas agora, ganhou uma possível data para chegar ao fim.

Em abril, Lee Jin Hyung – diretor da HYBE – participou de uma coletiva de imprensa na qual revelou que os artistas deixaram a decisão nas mãos da empresa. Motivado por esta fala, o Realmeter fez uma enquete que indicou que há pessoas favoráveis a um “serviço alternativo” para os membros do BTS.

Para ouvir a opinião pública sobre o assunto, em setembro o Ministério da Defesa considerou fazer uma outra enquete e, pouco depois, voltou atrás em sua decisão. O ato causou indignação entre fãs do grupo e, novamente, motivou outra enquete, desta vez feita pelo JOWON C&I cujo resultado mostrava que a maioria dos participantes concorda com o alistamento do grupo.

Ainda em setembro, Lee Ki Sik – comissário da Administração da Forças Militares – disse em entrevista ao portal Yonhap News que é necessário um consenso sobre essa questão. Porém, de forma cautelosa, também destacou que é importante considerar os princípios da equidade antes que seja tomada uma decisão final.

A HYBE não se manifestou mais sobre este assunto desde a fala do diretor Lee em abril.

Leia também:
Conheça 9 curiosidades sobre o serviço militar coreano
Por que alguns atletas e músicos clássicos são isentos do serviço militar?
Quais motivos podem levar cidadãos coreanos a serem dispensados do alistamento militar

Fonte: (1)
Imagem: Big Hit Music
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • Greyce Oliveira

    Cearense de Fortaleza, é metade uma humana normal professora de Inglês e metade ELF(a) precisando (talvez) de tratamento para parar de falar no Super Junior toda hora.

    7 K-dramas Enemies to Lovers Thai Dramas com First e Khaotung Melhores lugares para se viver na Coreia do Sul Novos K-dramas originais da NETFLIX para 2023 K-Dramas de 2022 que você talvez tenha perdido