Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Justiça

Polícia investiga se tragédia em Itaewon foi causada propositalmente

Nesta segunda (31), a Agência Nacional de Polícia informou que uma força-tarefa de 475 pessoas foi montada para investigar as causas da tragédia em Itaewon que, até o momento, teve 154 vítimas fatais e 149 feridos.

Leia mais:
Tragédia em Itaewon deixou mais de 150 vítimas fatais e 130 feridos

Investigadores contam, principalmente, com o depoimento de 44 testemunhas que estavam no local e com os vídeos obtidos tanto pelas câmeras de segurança do beco onde a debandada aconteceu – um total de 52 vídeos gravados por 42 câmeras – quanto os postados em redes sociais.

Uma das linhas de investigação apontou que o efeito dominó que levou muitos a caírem e serem esmagados pode ter começado de forma intencional por um grupo que começou a empurrar pessoas próximas.

Testemunhas afirmaram ter ouvido gritos de “Empurra” vindos da parte mais alta do beco. O grupo responsável por isso teria 5 ou 6 pessoas, entre elas um homem usando orelhas de coelho que foi descrito em alguns dos depoimentos colhidos.

De acordo com as informações nos depoimentos, existe a possibilidade de haver registros em vídeo do momento em que houve o primeiro grito de “empurra“. O grupo suspeito de ter causado a debandada seria composto de coreanos e estrangeiros.

Quando os empurrões começaram na parte mais alta, o movimento naturalmente fez com que as pessoas fossem deslocadas beco abaixo, algumas já caindo no processo. Isso fez com que quem estivesse na parte mais baixa começasse a empurrar no sentido contrário gerando uma espécie de cabo de guerra das pessoas que estavam no meio.

Em alguns vídeos já submetidos para análise, pode-se ver inicialmente que, apesar da lotação no beco, as pessoas estavam se movendo normalmente. Até que um tumulto faz com que algumas comecem a ser deslocadas beco abaixo de forma mais rápida.

O portal Sports Chosun capturou este momento em um dos vídeos compartilhados nas redes sociais:

Trecho do vídeo obtido pelo portal Sports Chosun no qual é possível ver parte da multidão sendo empurrada.
Fonte: Sports Chosun

O Professor Um Geon Woong, acadêmico do curso de Administração de Polícia e Bombeiros na Universidade U1, disse em entrevista ao YTN: “Se alguém tiver empurrado uma pessoa com o intuito de machucar, existem vários crimes que podem se encaixar nisso. Porém, pode ser difícil apontar uma pessoa específica que participou disso”.

Visando garantir rapidez na elucidação da tragédia, a polícia está analisando as evidências de forma imediata assim que são obtidas. Policiais também devem examinar o beco próximo ao hotel Hamilton, onde a tragédia aconteceu, em busca de mais pistas e também conversar com os lojistas dos estabelecimentos onde algumas pessoas buscaram abrigo durante a debandada.

Fonte: (1), (2), (3)
Imagens: News1 e Sports Chosun
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • Greyce Oliveira

    Cearense de Fortaleza, é metade uma humana normal professora de Inglês e metade ELF(a) precisando (talvez) de tratamento para parar de falar no Super Junior toda hora.

    7 K-dramas Enemies to Lovers Thai Dramas com First e Khaotung Melhores lugares para se viver na Coreia do Sul Novos K-dramas originais da NETFLIX para 2023 K-Dramas de 2022 que você talvez tenha perdido