Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Política

Coreia do Norte edita participação de Jung Kook (BTS) na abertura da Copa do Mundo

Nesta quarta (23), o portal Korea JoongAng Daily noticiou que o canal estatal da Coreia do Norte transmitiu uma versão editada da abertura da Copa do Catar 2022 cortando a participação de Jung Kook do evento.

O maknae do BTS subiu ao palco junto ao cantor catariano Fahad Al Kubaisi para cantar a faixa Dreamers, uma das músicas escolhidas pela FIFA como trilha sonora da Copa. Além de não mostrar a performance, a Korean Central Television (KCTV) também tem exibido versões resumidas dos jogos com algumas partidas sequer chegando a serem transmitidas.

A KCTV também exibe melhores momentos dos jogos da Premier League, o campeonato inglês, em sua programação desde 2014. Porém, as aparições de Son Heung Min nas partidas pelo Tottenham também são editadas apesar do jogador ter sido um dos artilheiros da liga no ano passado.

Uma possível explicação pra isso segundo Oh Gyeong Seob, pesquisador do Instituto Nacional da Unificação, pode ser o fato do governo decidir o conteúdo transmitido considerando as relações da Coreia do Norte com os países em questão: “Dada a atual situação entre as Coreias, imagino que não seja fácil para Pyongyang transmitir trechos dos jogos de times sul-coreanos, especialmente porque a Coreia do Norte não conseguiu avançar à fase de grupo do torneio“.

Além disso, ainda de acordo com Oh, o fato da seleção sul-coreana jogar bem pode ser outro fator que impede a transmissão dos jogos.

Relembre a apresentação de Jung Kook e Fahad Al Kubaisi:


A partida contra o Brasil e a trollagem

Na Copa de 2010, realizada na África do Sul, a seleção norte-coreana se classificou para o torneio e jogou contra o Brasil. O jogo terminou com o placar de 2 a 1 para os brasileiros, o que deu certo nível de confiança para o país.

Com isso, a KCTV transmitiu a partida seguinte, contra Portugal, ao vivo e na íntegra. Porém, o placar final foi de 7 a 0 para os portugueses.

Em 2014, o blog Não Salvo criou uma história falsa de que Kim Jong Un teria feito a população do seu país acreditar que a seleção havia ganhado a Copa no Brasil. Detalhe: a seleção norte-coreana sequer chegou a se classificar para a competição.

Apesar disso, conforme noticiado pelo Observatório da Imprensa, vários veículos de mídia – como o britânico Metro e o estadunidense Wall Street Journal – acreditaram na história e espalharam como se tivesse acontecido. Mauricio Cid, o dono do Não Salvo, contou que chegou a ter ajuda de um coreano que reside no Brasil para deixar o vídeo ainda mais real.

Fonte: (1), (2)
Imagem: Michael Regan – FIFA (via Getty Images)
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • Greyce Oliveira

    Cearense de Fortaleza, é metade uma humana normal professora de Inglês e metade ELF(a) precisando (talvez) de tratamento para parar de falar no Super Junior toda hora.

    7 K-dramas Enemies to Lovers Thai Dramas com First e Khaotung Melhores lugares para se viver na Coreia do Sul Novos K-dramas originais da NETFLIX para 2023 K-Dramas de 2022 que você talvez tenha perdido