Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Entrevistas

[ENTREVISTA] Grupo japonês FAKY conta tudo sobre parceria com as brasileiras do EVE


O FAKY é um quinteto que fez seu debut em 2013 com o single digital “Better Without You – Remixes”, e desde então vem estremecendo o cenário japonês e internacional com seu conceito único. As integrantes são Lil’ Fang, Mikako, Akina, Hina e Taki, que possui descendência brasileira por parte de pai.

O grupo recentemente fez seu comeback com seu primeiro álbum intitulado F e nele está incluído o single “Antídoto”, parceria com o grupo brasileiro EVE. Elas reservaram um tempinho para falar com a KoreaIN sobre este novo trabalho e sua relação com o Brasil. Confira a entrevista completa a seguir.



KoreaIN: Olá, garotas! Bem-vindas à KoreaIN! Primeiro, como estão ultimamente? O que vocês têm feito?

TAKI: Recentemente lançamos nosso primeiro álbum completo! Temos continuado a promovê-lo e também temos feito muitos shows. Em particular, estou me preparando para a temporada de festas! Esta é uma das minhas épocas favoritas do ano. 

AKINA: Olá! Eu tenho me saído muito bem! FAKY tem trabalhado muito para cumprir nossas grandes metas para os próximos meses e nos divertir muito enquanto as fazemos! Mal posso esperar para compartilhar todos os nossos sonhos com todos vocês!


KoreaIN: FAKY tem muitos significados, certo? Mas como vocês definiriam o grupo para alguém que quer se tornar uma FAKY Mania? 

TAKI: Ser parte da FAKY MANIA significa fazer parte da nossa família. Estamos tendo mais oportunidades de conhecê-las recentemente e sendo capazes de criar um vínculo com nossas fãs. Compartilhamos todas as coisas como gostaríamos que fosse com uma irmã mais velha ou mais nova. Se você quiser fazer parte da nossa família, é mais do que bem-vinda!

AKINA: Eu definiria o FAKY como um coletivo de indivíduos únicos com uma coisa em comum: a música. Todas nós viemos de diferentes origens e raízes, mas nos reunimos para compartilhar nossa paixão pela música, canto, dança e moda.


KoreaIN: Vocês têm um estilo e background únicos, o que significa para vocês ser parte do FAKY?

TAKI: Quando me tornei integrante do FAKY, para ser honesta, eu não sabia no que estava me metendo, mas minhas membros estavam lá para mim. Todas temos origens diferentes, mas foi isso que nos aproximou e também é por isso que a FAKY MANIA tem uma diversidade tão grande. Acreditamos que seguir nossos corações e também nosso instinto são as razões pelas quais, mesmo que estejamos na estrada há muito tempo, nunca realmente mudamos muito nosso verdadeiro eu.

AKINA: Eu entrei no FAKY em 2015 após seu debut em 2013, portanto, não estive aqui desde o início. Entretanto, um dos meus maiores objetivos como nova integrante foi a minha essência de conhecimento cultural. Cresci em Okinawa e nos Estados Unidos e realmente queria incorporar meu amor pela cultura na qual fui criada. 


KoreaIN: O grupo tem algumas músicas como trilhas sonoras de doramas e até mesmo de animes como Black Clover! Vocês têm uma canção favorita ou uma que foi mais emocionante de produzir?

TAKI: Temos conseguido muitos desses tipos de projetos ao longo da nossa carreira e eu honestamente amei cada um deles, mas meu especial seria “The Light” (2021). No início, fiquei chocada porque era uma canção para um filme de terror (Suicide Forest Village), mas eles queriam algo divertido e leve, o que achei uma escolha muito interessante para um filme de terror. Durante a gravação costumávamos ter reuniões para saber como abordaríamos nossa canção e para esta todas nós tínhamos nossa cabeça em um só lugar. Foi um MV muito divertido de se filmar, o que era um conceito totalmente diferente. 

AKINA: Eu realmente adorei o single que lançamos para Rika 〜reverse〜 99! Esta canção foi escrita pela nossa integrante Lil’ Fang a partir da perspectiva da personagem principal do drama, Rika, que era uma completa psicopata! Haha, a letra tem sabor de uma obsessão amorosa ligeiramente assassina, o que foi uma abordagem completamente nova para nós. Adorei me colocar no lugar de Rika enquanto gravava esta canção e tive que baixar todas as luzes do estúdio para me tornar ela.


KoreaIN: Seu primeiro álbum completo, “F”, foi lançado no dia 19 de outubro. Qual foi a mudança de conceito para ele e como vocês se sentem a respeito do lançamento?

TAKI: Este lançamento é um sonho que se tornou realidade. Quando comecei na indústria, nunca me vi lançando um álbum que tivesse minhas próprias canções. Fizemos todos esperarem, porque em alguns momentos sabíamos que não estávamos preparadas para isso. Mas quando o lançamos, tivemos medo de como todos reagiriam e como seria seu feedback. Queremos que nosso álbum faça parte de sua vida. Um álbum que possa fazer com que você jogue fora todos os problemas da sua vida. É por isso que escolhemos muitas canções diferentes de diferentes estilos para fazer parte dele. 

AKINA: Nosso primeiro álbum completo, F, é uma coleção de FAKY até agora e do que será daqui por diante. Descrevemos este álbum como nossa introdução para qualquer pessoa que possa ser nova em nossa música. Os singles que adicionamos são sem gênero para que você possa experimentar cada som que FAKY tem a oferecer. Além disso, é o primeiro álbum que lançamos como 5, portanto, tem muito valor sentimental para nós.


KoreaIN: Falando em “ANTIDOTO”, que foi lançado em 7 de outubro e também é a primeira colaboração do grupo com um artista brasileiro, o grupo feminino EVE, como foi? Vocês podem compartilhar como foi todo o processo, incluindo a parte criativa? Vocês têm alguma lembrança especial ou histórias engraçadas para compartilhar?

TAKI: Quando tivemos a primeira reunião sobre esta colaboração, fiquei chocada no início, porque nunca pensei em ter uma colaboração internacional. Primeiro nos disseram que íamos cantar em português e sabíamos que seria um desafio, mas adoramos desafios! Foi realmente divertido e meu avô, que é brasileiro, foi a pessoa que ficou mais feliz ao ver os resultados. Espero que um dia tenhamos a chance de nos apresentar com o EVE.   

AKINA: Sim! “ANTIDOTO” foi muito divertido de fazer! Recebemos a oferta do grupo brasileiro EVE e não poderíamos ter ficado mais honradas em colaborar! Foi a minha primeira gravação em um idioma que não fosse inglês ou japonês, então a pronúncia foi um desafio, mas Taki e eu nos divertimos até o fim! Filmamos o MV em alguns dos pontos mais famosos de Tóquio, então foi como uma excursão de campo para que Taki e eu revivêssemos todo o brilho dos lugares que talvez tenhamos nos habituado enquanto morávamos aqui. As luzes brilhantes de Tóquio definitivamente voltaram à vida para mim na noite em que filmamos este MV!


KoreaIN: O que vocês acham que o público brasileiro mais adoraria em “ANTIDOTO”?

TAKI: Esta canção é certamente uma mistura de duas culturas reunidas pela música. Colaboramos no MV também, filmando aqui no Japão, enquanto elas filmaram no Brasil. Ter o toque especial de EVE neste single foi uma mistura muito perfeita e equilibrada. Tudo sobre ela é adorável!   

AKINA: Eu absolutamente amo o ritmo de “ANTIDOTO” e acho que é a melhor melodia para se dançar! Acho que qualquer um pode facilmente tocar esta música! Além disso, esta canção inclui português, inglês e japonês, então eu sinto que ela atinge um público mais amplo e está avançando como uma peça musical cultural!


KoreaIN: Continuando no Brasil, vocês meninas se apresentaram na Anime Friends em 2019, como foi a experiência? E qual é a sua memória favorita do Brasil? 

TAKI: O Brasil foi o primeiro lugar em que tivemos um show no exterior e foi a multidão mais calorosa! Os brasileiros foram muito acolhedores e nos fizeram sentir em casa! Quando voltamos ao Japão, mal podíamos esperar para voltar ao Brasil novamente. Acho que minha parte favorita foi quando nosso show acabou e eles nos convidaram de volta ao palco e não estávamos preparados para isso, mas queríamos fazê-los sentir nosso amor mais uma vez. 

AKINA: Nossa performance no Anime Friends 2019 foi uma experiência inesquecível! Fiquei tão chocada com o quão alto nossos fãs cantavam junto conosco. Esta é definitivamente a minha memória favorita! Também foi incrível apresentar para nossos fãs e ter um momento único para conversar e nos comunicar com eles!


KoreaIN: Muito obrigada pela entrevista, meninas! Foi o maior prazer em falar com vocês. Por fim, podem deixar uma mensagem para os fãs brasileiros lendo esta entrevista? 

TAKI: Primeiramente, muito obrigada EVE por esta oportunidade e obrigada a todos por seu apoio! Estou ansiosa pela nosso futuro juntos e, por favor, fiquem seguros e saudáveis. Você pode estar passando por um momento difícil, mas sempre lembre-se de que não está sozinho. Mal posso esperar para vê-los o mais rápido possível e também comer muito pão de queijo novamente! 

AKINA: Muito obrigada pela oportunidade! Já estivemos no Brasil uma vez como FAKY e nos apaixonamos imediatamente. Não gostaríamos de nada mais do que voltar e fazer um show inesquecível para nossos fãs brasileiros. Gravamos todos vocês em nossos corações como pessoas apaixonadas, calorosas e extasiadas! Obrigada por todo o apoio contínuo, mal podemos esperar para retribuir todo o seu amor. Prestem bastante atenção no FAKY e espero vê-los em um futuro próximo! Beijos.

Confira a parceira do FAKY com EVE no single “ANTÍDOTO”:

Tradução: Catharina Lima 
Imagem: Avex Entertainment 
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • Catharina Lima

    Brasiliense que entrou no mundo kpop graças aos reizinhos também conhecidos como Super Junior. Ama conhecer novas culturas e aprender novas línguas. Fascinada por webtoons de suspense e k-hip hop.

    7 K-dramas Enemies to Lovers Thai Dramas com First e Khaotung Melhores lugares para se viver na Coreia do Sul Novos K-dramas originais da NETFLIX para 2023 K-Dramas de 2022 que você talvez tenha perdido