Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Cotidiano

Lee Seung Gi não recebeu pagamento por suas músicas desde o debut

Em setembro, um rumor de namoro envolvendo a atriz Park Min Young e um milionário, identificado como Kang, causou grande onda de especulações. Um dos motivos foi o fato da fortuna de Kang ter origens suspeitas e seu nome quase nunca aparecer ligado às empresas que ele dizia ser relacionado.

O primeiro desdobramento desse caso teve impacto na Hook Entertainment, agência com a qual Park assinou contrato em dezembro de 2021. A empresa teria fortes ligações com Kang e por isso foi a escolhida pela atriz após deixar a Namoo Actors.

Porém, Park não é a única artista da empresa, que também tem em seu quadro estrelas como a vencedora do Oscar Youn Yuh Jung e o cantor e ator Lee Seung Gi. E foi justamente este segundo que fez o nome da agência voltar aos holofotes na semana passada.

Em 18 de novembro, o Sports Chosun revelou que Lee teria pedido uma averiguação dos valores recebidos por ele. O artista está na empresa desde o seu debut no mundo do entretenimento, ocorrido em 2004, e já soma 27 lançamentos (incluindo álbuns, EPs e singles) nestes 18 anos de carreira.

Nesta segunda (21), a Dispatch obteve com exclusividade o histórico dos lucros de todos os lançamentos musicais de Lee e concluiu algo chocante: o artista não recebeu absolutamente nada por nenhuma de suas músicas.

Mesmo tendo construído uma sólida carreira como ator, Lee trabalhou mais como cantor, o que torna a situação ainda mais injusta. Porém, uma dúvida surge: quanto exatamente o artista deveria ter recebido por todos os seus lançamentos?

PSY fez um comentário durante sua participação no programa Radio Star que pode dar uma ideia. O cantor produziu a música Because You’re My Girl, faixa de debut de Lee, e revelou que recebe uma grande quantia de direitos autorais e porcentagens por streams em plataformas musicais. Claro que, além dos produtores e compositores, os artistas que cantam também devem receber tais quantias, mas isso não ocorreu com Lee.

Parte dos documentos com as quantias dos lucros das músicas lançadas entre 2004 e 2009 foram perdidos, o que dificultou os cálculos. Mesmo assim, segundo os cálculos da Dispatch, a soma dos valores ultrapassam 9.6 bilhões de wones, mais de R$ 37 milhões.



O que diz a agência

No dia 10 de novembro, a Hook Entertainment foi alvo de uma busca pela polícia que investiga uma suspeita de desvio de dinheiro.

Após Lee Seung Gi fazer o requerimento para revisar seus pagamentos, a empresa divulgou uma nota informando que estava preparando sua resposta para dar ao artista e afirmando que buscaria uma solução amigável para o caso. Além disso, informaram que lançariam uma nova declaração assim que a situação fosse resolvida.

A nova nota veio hoje. Nela, a CEO Kwon Jin Young escreveu:

Olá, aqui é Kwon Jin Young, CEO da Hook Entertainment.

Como más histórias sobre mim e minha agência têm saído nos portais recentemente, independentemente de serem ou não verdade, estou envergonhada.

Tudo é por causa da minha negligência e falta de discrição. Então me sinto envergonhada e arrependida.

É razoável confirmar especificamente a verdade sobre a história circulando atualmente e sendo reportada pela imprensa, mas, conforme mencionei na nota anterior, pedimos a compreensão de todos porque estamos na etapa de checagem e estamos evitando lançar nossa posição porque isso pode ser lidado legalmente.

Futuramente, uma vez que os aspectos que a Hook Entertainment ou eu tenhamos que lidar legalmente sejam confirmados claramente, não recuaremos nem evitaremos nada e tomaremos toda a responsabilidade.

A Hook Entertainment e eu faremos nosso melhor para assegurar que isto não irá interferir nas promoções das nossas estrelas e seremos ainda mais cuidadosos para que não ocorram outros incidentes que causem preocupação em todos.

Obrigada.

Fonte: (1), (2), (3), (4), (5)
Imagem: reprodução
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • Greyce Oliveira

    Cearense de Fortaleza, é metade uma humana normal professora de Inglês e metade ELF(a) precisando (talvez) de tratamento para parar de falar no Super Junior toda hora.

    7 K-dramas Enemies to Lovers Thai Dramas com First e Khaotung Melhores lugares para se viver na Coreia do Sul Novos K-dramas originais da NETFLIX para 2023 K-Dramas de 2022 que você talvez tenha perdido