Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Entretenimento Entrevistas

Fundador da NoiX Entertainment fala sobre expectativas de shows no Brasil

Fundada por Gonzalo García, em 2004, a NoiX Entertainment é conhecida na América Latina como uma das empresas pioneiras dentro da indústria de shows e concertos de K-POP e J-ROCK. Construiu um caminho brilhante com mais de 18 anos de história e em seu portfólio grandes eventos memoráveis, como o Music Bank e o SMTown.

A história da empresa com o Brasil é longa, completando uma década desde o primeiro evento: o concerto de XIA JUNSU (JYJ e ex-TVXQ), em São Paulo, no ano de 2012. Foram também os responsáveis pelo Music Bank Brasil, que trouxe ao país em 2014 os artistas coreanos: SHINee, INFINITE, B.A.P, AILEE, CNBLUE, M.I.B e MBLAQ.

Com o controle da pandemia da COVID-19, a NoiX Entertainment pode retornar com força ao cenário de shows, organizando o Music Bank no Chile em 2022 e, mais recentemente, produzindo show do JAY B no Brasil e Chile. Agora, empresa possui planos ainda maiores para o ano de 2023. Para falar sobre a história da NoiX Entertainment e o futuro dos concertos de K-POP no Brasil, conversamos com o CEO e fundador da empresa, Gonzalo García.

Confira a entrevista completa abaixo.



KoreaIN: Vamos começar falando sobre o início. Qual era seu principal objetivo ao fundar a NoiX Entertainment?

Gonzalo García: Quando fundei a NoiX (em 2004), estava pensando somente em criar um local onde os fãs da banda X Japan, e outros artistas japoneses, pudessem ouvir música e assistir aos vídeos. Na época, não tínhamos YouTube ou Facebook, então o acesso aos videoclipes, especialmente concertos e shows ao vivo, era bastante limitado. Nós alugamos um teatro antigo, levamos um projetor e, com uma tela feita de PVC reciclado, projetamos vídeos para os fãs. Foi bem inesperado, começamos 18 anos atrás, fazendo “fan events” para 200 ou 300 pessoas, e agora trazemos artistas para fazer “shows de verdade”. Por isso, quando dizemos que “sonhos se tornam realidade”, é porque, na época, sempre sonhávamos em trazer artistas aos países [da América Latina]. E, finalmente, conseguimos e vamos continuar sonhando com os futuros shows que estão por vir.


KoreaIN: NoiX vem administrando e organizando eventos grandes e importantes, relacionados ao K-POP e à cultura coreana como um todo. O que te levou a trabalhar nessa indústria do entretenimento tão fértil?

Gonzalo García: Eu amo a indústria musical asiática, eles têm algo único, a forma como realizam tudo, como compõe as músicas e, especialmente, como os concertos e shows de K-POP são algo que realmente adoramos fazer. Porque os shows de K-POP são desafiadores, não é fácil fazê-los, eles levam nossa capacidade até o limite, inclusive de tempo (risos). Mas quando você vê os artistas no palco, e consegue enxergar o esforço deles com a plateia gritando e aproveitando o show, nada no mundo se compara a esse sentimento.


KoreaIN: Como era o K-POP na América Latina quando vocês começaram a se dedicar à essa indústria?

Gonzalo García: Era realmente muito difícil. Os promoters locais dos países não entendiam o sistema coreano, os fornecedores locais não conseguiam compreender o motivo para empurrarem as produções tão alto. Nós tivemos bastante problema! É quase inimaginável. Lembro do meu primeiro show no Brasil, em 2012 com XIA JUNSU, do JYJ e ex-TVXQ, numa casa de espetáculos bem antiga, ele pediu por pirotecnias e os promoters locais atenderam o pedido. Foi chocante ver um show tão pequeno, para só 2.000 pessoas, e uma produção gigantesca. Onde quer que eu vá, os fornecedores (luz, som, LED e etc) que são sempre os responsáveis por trabalhar com shows grandes, eles dizem: “Concertos coreanos têm as produções mais difíceis da indústria mundial”.


KoreaIN: E quais são suas previsões para o futuro dos eventos de K-POP na América Latina?

Gonzalo García: Acredito que o K-POP tem a habilidade de continuar se aperfeiçoando, trazendo novidades, especialmente por encontrarem sempre o melhor e mais alto padrão. Eu realmente quero unificar e trazer mais shows, principalmente de artistas grandes, para países que ainda não tiveram essa oportunidade. Fizemos isso no México, quando começamos a construir o mercado lá, e fizemos parte de shows incríveis, como o Super Junior em 2013, SHINee em 2014 e levamos o BTS em 2015 também. No Brasil, nós fizemos um Music Bank incrível em 2014, o Monsta X em 2018 e JAY B (GOT7) em 2022; Argentina, com Super Junior, Monsta X e GOT7 em 2018. Então, agora, tenho certeza de que podemos começar a fazer planos incríveis para 2023, com muito mais pessoas, na América Latina.



KoreaIN: Poderia nos contar mais sobre o motivo que levou a NoiX à mover suas estruturas e eventos para o Brasil?

Gonzalo García: O Brasil sempre esteve nos meus planos, fizemos diversos shows e, sinceramente, foi difícil… Em partes, eu quis desistir. Eu dizia para mim mesmo: “Não quero fazer mais nada no Brasil”. Mas eu sempre continuava tentando e acreditando que poderíamos ter êxito. Em 2018, com o MONSTA X, fizemos nosso show e foi muito bem-sucedido. A pandemia acabou atrapalhando nossos planos, mas agora, estamos retornando com esperança e um projeto incrível para o Brasil.


KoreaIN: Agora, após eventos muito bem-sucedidos no passado, poderia nos dar um spoiler do que está por vir ao Brasil em 2023?

Gonzalo García: Eu realmente quero trazer concertos e experiências incríveis para os fandoms brasileiros, criando shows e eventos únicos e inéditos. Claro que tentaremos nosso melhor para conseguir realizar algo que ninguém esquecerá, e nosso primeiro show de K-POP no Brasil em 2023 será um dos maiores da história do K-POP no país.


KoreaIN: O que os fãs podem esperar dos eventos da NoiX? O que os torna diferentes das outras companhias?

Gonzalo García: Nós estamos na indústria há um bom tempo… Talvez no Brasil muitas pessoas não saibam que estávamos envolvidos em muitos concertos de K-POP e J-ROCK, mas agora vamos abraçar esse desafio, porque fizemos coisas incríveis não somente no Chile, mas em outros países também. Somos completamente diferentes, estamos focados no K-POP e J-ROCK, nós respiramos as músicas deles, pensamos o dia inteiro sobre como podemos criar as melhores experiências possíveis aos fandoms, e estamos sempre desafiando nossos limites.



KoreaIN: E, finalmente: Como um empreendedor bem-sucedido, o que você diria que é a chave para o sucesso?

Gonzalo García: Eu não penso em mim mesmo como alguém bem-sucedido, talvez nunca pense assim. Ainda tenho muito que aprender e melhorar, porque não existem shows fáceis, até mesmo os pequenos são desafiadores. Talvez eu me considere um sonhador, estou sempre seguindo, tentando impressionar e chocar o público, criando memórias especiais para os artistas também. Talvez seja assim que quero ser reconhecido, podemos transformar as vidas de artistas e da plateia também, somente fazendo shows ótimos, até no fim do mundo.


Você pode acompanhar a NoiX Entertainment pelo site e através das redes sociais, nos perfis oficiais do Chile, no Facebook, Instagram, Tiktok e YouTube e no perfil oficial do Brasil, no Instagram.

Tags relacionadas:

  • revistakoreain

    O Portal KoreaIN é dedicado a divulgar todo tipo de informação e noticia sobre a Coreia do Sul e sua cultura.

    7 K-dramas Enemies to Lovers Thai Dramas com First e Khaotung Melhores lugares para se viver na Coreia do Sul Novos K-dramas originais da NETFLIX para 2023 K-Dramas de 2022 que você talvez tenha perdido