Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

K-pop Premiações

[LISTA] Prêmios conquistados pelo NCT 127 


Para celebrar ainda mais os shows que o NCT 127 fará no Brasil em janeiro do ano que vem, a KoreaIN preparou um compilado especial com os principais prêmios que a sub-unit do NCT conquistou ao longo dos anos. No entanto, é importante refrescar a memória sobre quem são o NCT e o NCT 127.

O NCT é um grupo pertencente à empresa SM Entertainment, que teve seu debut em 2016 e agora possui 23 membros na sua formação – e eles estão espalhados em sub-units (subunidades) de atuação. O NCT (Neo Culture Technology) surgiu com a ideia de ser um grupo expansivo, com infinitas units e membros, sendo cada unit inspirada em uma cidade diferente. Até agora, as sub-units do NCT são: NCT U, NCT Dream, NCT 127 e WayV.

Leia mais:
Entenda como funciona o grupo e as units do NCT

O NCT 127 debutou já no primeiro ano do grupo, com o single “Firetruck”. O número 127 se refere à longitude de Seul, a cidade que inspira esta unit. Atualmente, a formação conta com Taeil, Johnny, Taeyong, Yuta, Doyoung, Jaehyun, Jungwoo, Mark e Haechan. Desde o debut, o NCT acumula mais de 80 prêmios conquistados, sendo 38 destes pertencentes a sub-unit NCT 127.

Com uma quantidade tão grande de prêmios, a KoreaIN decidiu selecionar 4 premiações importantes em que o grupo recebeu um grande destaque. Confira quais são elas.



Seoul Music Awards

Esta premiação é feita desde 1990, é organizada pelo jornal Sports Seoul e considerada uma das mais prestigiadas do país. A premiação sempre esteve ligada às tendências da indústria musical coreana e começou praticamente junto com a criação do gênero K-pop como conhecemos, tendo inclusive o grupo considerado marco do K-pop, Seo Taiji and Boys, como ganhadores do Grande Prêmio (Daesang) em 1992 e 1993.

A primeira indicação do NCT 127 foi em 2017, que já resultou no prêmio de New Artist of the Year (Novo Artista do Ano). Das quatro indicações de 2018, a Dance Performance Award (Prêmio de Performance de Dança) resultou em mais um troféu para a prateleira dos meninos. As três indicações de 2019 resultaram em mais uma vitória, agora na categoria Bonsang Award (Prêmio Principal, grau de importância um pouco inferior ao Daesang). Este prêmio foi novamente conquistado em 2021 e 2022 pelo grupo, que também foi indicado em três categorias em 2021 e em cinco categorias em 2022. Foi também em 2022 que o NCT 127 conquistou finalmente o Daesang, o maior prêmio do Seoul Music Awards.


Golden Disc Awards

Criada em 1986 e transmitida pela Ilgan Sports e pela JTBC Plus, a premiação busca reconhecer as conquistas feitas por artistas de música locais, incentivando a criatividade e a busca por novas vozes na indústria musical sul-coreana. 

As primeiras duas indicações do NCT 127 vieram em 2017, já resultando em uma vitória na categoria New Artist of the Year (Novo Artista do Ano). Das quatro nomeações em 2019, a sub-unit ganhou na categoria Disc Bonsang (Principal Disco, um nível abaixo do Daesang) com o seu primeiro álbum, Regular-Irregular. O ano de 2021 gerou duas vitórias em três indicações, sendo elas Album Bonsang com o álbum Neo Zone e Cosmopolitan Artist Award (Prêmio de Artista Cosmopolitano). Das três indicações em 2022, o grupo novamente ganhou o Album Bonsang, agora com o álbum Sticker.


Mnet Asian Music Awards (MAMA)

O MAMA foi criado em 1999 pela CJ E&M e exibido na Coreia do Sul pelo canal da Mnet. O que começou como uma premiação local, com predominância de artistas coreanos, se tornou em 2010 uma premiação sediada em outros países asiáticos além da Coreia, com transmissão simultânea para toda a Ásia. 

Em 2016, o NCT 127 ganhou o prêmio de Best New Male Artist (Melhor e Novo Artista Masculino), a única indicação que teve naquele ano. Em 2017, o grupo teve duas indicações e ganhou uma, a New Asian Artist (Novo Artista Asiático). Com quatro indicações em 2018, o boygroup conquistou o Worldwide Fans’ Choice Top 10 (Top 10 Escolha Mundial dos Fãs). Em 2021, o grupo venceu novamente o Worldwide Fans’ Choice Top 10 e teve sete indicações. Houve indicações nos demais anos, mas nenhuma resultou em prêmio. No entanto, o grupo continuou mantendo o padrão de indicações anuais, principalmente para prêmios feitos por votações de fãs, mostrando sua popularidade dentro da Coreia.


Asia Artist Awards

A premiação, criada pelo jornal Money Today e pelas marcas StarNews e MTN, teve sua primeira edição em 2016, e desde então busca enaltecer artistas que trouxeram um grande impacto artisticamente para os países da Ásia.

Logo em 2016, o NCT 127 levou o prêmio de Rookie of the Year (Grupo Estreante do Ano) e, em 2021, ganhou o Album of the Year – Daesang (Grande Prêmio de Álbum do Ano) com Sticker, o quarto álbum lançado pela unit.

De forma geral, todas as quatro premiações citadas neste artigo deram prêmios que remetem a melhor artista/grupo estreante em 2016/2017, o que mostra o impacto que a sub-unit do NCT teve na indústria de K-pop logo na sua estreia.


SERVIÇO

2022 NCT 127 2ND TOUR NEO CITY: SÃO PAULO THE LINK em São Paulo

Data: 18, 19 e 20 de janeiro de 2023 (quarta, quinta e sexta)
Local: VIBRA São Paulo – Av. das Nações Unidas, 17955 – Vila Almeida, São Paulo – SP, 04795-100
Horário: 20h
Classificação: Menores de 15 anos somente acompanhados do responsável legal.
Início das vendas: 14 de dezembro de 2022 (quarta-feira), às 12:00
Venda de ingressos on-line: https://uhuu.com/evento/sp/sao-paulo/nct-127-10981 
Venda física sem taxa de conveniência: Bilheteria do VIBRA São Paulo
Horário de funcionamento – Segunda à sexta 12h às 15h e das 16h às 19h – Sábado/domingo e feriado – FECHADO salvo em dias de show com horário das 14h até o horário do show.

Fonte: (1), (2), (3), (4), (5)
Imagens: SM Entertainment, Mnet Asian Music Awards, Star Daily News
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • 7 K-dramas Enemies to Lovers Thai Dramas com First e Khaotung Melhores lugares para se viver na Coreia do Sul Novos K-dramas originais da NETFLIX para 2023 K-Dramas de 2022 que você talvez tenha perdido