Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Música

NO:EL é criticado por mencionar ditador sul-coreano em rap

Na última sexta (13), o rapper NO:EL (Jang Yong Jun) postou um novo single – batizado Gang Gang Gang? – em sua página no SoundCloud. A letra da canção foi criticada por fazer referência a uma figura controvérsia da história sul-coreana.

O trecho em questão diz o seguinte:

Se estivéssemos na época de Chun Doo Hwan, você acabaria no porão se mexesse comigo.

Chun Doo Hwan foi o ditador que governou a Coreia do Sul entre 1979 e 1988. Durante este período, o país viveu sob forte repressão que culminou com a morte de civis e no sangrento Massacre de Gwangju, ocorrido em maio de 1980.

Leia também:
O que foi o massacre de Gwangju e o caminho para a democracia sul-coreana
18 de Maio: O Massacre de Gwangju e o Movimento Democrático Coreano

As críticas ao single vão além da referência porque o pai do rapper, o deputado Jang Je Won, é uma figura importante na política do país e bastante próximo do Presidente Yoon Suk Yeol.

O single foi escrito como uma resposta a outro rap lançado recentemente por Fleeky Bang. Na letra de Smoke Noel, ele repreende NO:EL pelas polêmicas no qual foi envolvido.

Em junho de 2020, Jang foi condenado a um ano e meio de prisão e dois anos de liberdade condicional por dirigir embriagado. Em fevereiro de 2021, ele foi preso sob acusação de ter agredido um transeunte. Já em outubro de 2022, ele foi condenado a um ano de prisão por ser flagrado dirigindo embriagado e ter se recusado a fazer o teste do bafômetro.

Gang Gang Gang? foi retirada do SoundCloud porque desrespeitava a política da plataforma de não permitir a postagem de conteúdos que promovem violência contra terceiros.

Fonte: (1)
Imagem: reprodução
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • Greyce Oliveira

    Cearense de Fortaleza, é metade uma humana normal professora de Inglês e metade ELF(a) precisando (talvez) de tratamento para parar de falar no Super Junior toda hora.

    7 K-dramas Enemies to Lovers Thai Dramas com First e Khaotung Melhores lugares para se viver na Coreia do Sul Novos K-dramas originais da NETFLIX para 2023 K-Dramas de 2022 que você talvez tenha perdido