Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Staff Picks

[STAFF PICKS] Os melhores K-dramas de 2022 na opinião da equipe da KoreaIN

O primeiro mês de 2023 já está chegando ao fim e viemos completar esse capítulo com uma retrospectiva de 2022. Todo ano, a KoreaIN reúne sua equipe para escolher os destaques do ano e, hoje, começaremos com os melhores dos melhores entre os k-dramas.

Confira nossa lista completa e veja as opiniões do nosso time para, quem sabe, escolher uma bias para chamar de sua.



Terceiros lugares: empate com 1 voto cada

A Business Proposal

cropped-Business-Proposal.jpeg

Escolhido por: Daniele Fernandes (@fei.dani)

Eu vou ser 100% honesta com vocês. Eu não terminei nenhum k-drama que comecei. Mas a minha escolha foi baseada em qual dos k-dramas começados eu realmente queria assistir até o fim.
O elenco é ótimo, os episódios são muito engraçados e me divertiram muito! No geral é bem gostosinho e eu já comecei a assistir umas 3 vezes (geralmente paro na metade porque não gosto quando as coisas começam a dar errado).
Ah, tá na NETFLIX!
Minha outra recomendação é Work Later, Drink Now. A primeira temporada é de 2021, mas a segunda já acabou de chegar!

My Liberation Notes

my liberation notes- K-Dramas

Escolhido por: Isabela Marques (@pqbels)

Todo mundo um dia na vida precisa ser acolhido por esse k-drama. Ao menos pra mim, nas beira dos 30 anos, fez todo o sentido, e me fez perceber que eu não estava sozinha em meio a tantas preocupações. “My Liberation Notes” retrata a vida adulta de 3 irmãos que moram em “Sampo”, uma cidade no interior da Coreia do Sul, bem longe de Seul, onde os irmãos passam a maior parte do tempo trabalhando. O drama retrata a dificuldade pela distância, que vai cansando cada um deles fisicamente e psicologicamente, o desgastante enlace familiar extremamente difícil de ser desfeito (por culpa, medo e insegurança), e da dificuldade de se relacionarem com pessoas tão diferentes de si, que vivem em outra realidade e não tem o mínimo senso de empatia. É um k-drama que fala de expectativas e sonhos, ensina preciosas lições para viver uma vida mais leve, sem culpa e sem a pressão de ser engolido pelo mundo lá fora.

Our Blues

our-blues

Escolhido por: Giovanna Nogueira (@gio_nogs)

Não foi fácil escolher o melhor K-Drama de 2022 em um ano que apresentou diversas obras de excelência, que continuam a atravessar fronteiras e a popularizar as produções sul-coreanas mundialmente, como ‘Extraordinary Attorney Woo’, fenômeno em relevância e popularidade.
Contudo, indico ‘Our Blues’ como o melhor K-Drama de 2022. Inicialmente, o Drama me chamou a atenção por, atipicamente, ter conseguido juntar um elenco composto de diversos nomes consagrados na indústria na mesma produção, como Kim Woo Bin, Shin Min A, Han Ji Min, Lee Byung Hun, Cha Seung Won, Lee Jung Eun, Uhm Jung Hwa e Kim Hye Ja.
O Drama se encaixa no gênero Slice of Life e, fugindo da agitada capital Seul, retrata o dia a dia de uma pequena comunidade na bela Ilha de Jeju. Ao acompanhar a história, é possível ter contato com a abordagem realista dos personagens e temáticas sensíveis, que geralmente não encontramos na maioria dos Dramas mais populares, como gravidez na adolescência e depressão. A obra se divide em arcos narrativos onde cada grupo de personagens se reveza no centro das atenções. A abordagem inovadora nos faz ansiar pelos próximos arcos e por conhecer mais sobre a história de todos os personagens, ao mesmo tempo em que nos conecta a todos os arcos de maneira em que se despedir deles se torna uma tarefa difícil. Com o senso de comunidade apresentado, é possível se emocionar, chorar, sorrir e simpatizar com os todos os personagens.
Por sua fotografia incrível, roteiro realista, impactante e encantador, atuações impecáveis e trilha sonora emocionante, ‘Our Blues’ se consagra como uma das melhores produções do ano de 2022.

The Sound of Magic

The Sound of Magic-Netflix 2

Escolhido por: Vivi Raposo (@vivi_raposo)

The Sound of Magic consegue trazer uma história envolvente com drama, fantasia muitos momentos de tensão e claro musical. O ponto forte do drama é a Direção de Arte que consegue fazer acreditar na magia das cenas questão da magia e traz o musical de forma natural. The Sound of Magic é um sonho que foi levado as telas perfeitamente.

Under The Queen’s Umbrella

Escolhido por: Isabela Ávila (@avilaisa95).

Por mais que ame muito k-dramas, os de época nunca foram os meus preferidos. Assisto alguns, muito mais pelos atores e atrizes que gosto, do que pelo roteiro – já que é quase sempre do mesmo – mas confesso que “Papel de Rainha” se tornou o meu k-drama preferido e o melhor de 2022.
Diferente dos outros tantos que já vi, Papel de Rainha fala de amor maternal.
Aquele amor de uma mãe que não mede esforços para proteger os filhos. Mais do que um simples k-drama de época, Papel de Rainha trouxe temas bastante atuais e atuações de tirar o fôlego, com destaque para Kim Hye Soo que no seu primeiro drama de época, interpretou o papel principal da rainha Im Hwa Ryung com uma destreza e sensibilidade que me fez gritar “tu é foda” na mesma intensidade que chorava em praticamente todos os episódios, e a também rainha Dowager Cho, interpretada pela brilhante Kim Hae Sook, que nunca deixa a desejar em nenhum de seus papéis, sendo a de uma avó querida ou como uma vilã sagaz e disposta a tudo para manter seu status e poder.
Papel de Rainha definitivamente entra para a minha pequena lista de dois k-dramas de épocas preferidos, que coincidentemente tem como personagens principais rainhas que não medem esforços para proteger os seus.



Segundos lugares: empate com 2 votos cada

All Of Us Are Dead

all-of-us-are-dead-poster

Escolhido por: Giovanna Pego (@allaboutgi) e Naomi Shiroma (@naomi.wrld)

Quando escrevo pautas sobre k-dramas, costumo assistir alguns episódios para poder falar melhor sobre ele e deixar para lá – mas, no caso de All of us are dead, eu não consegui parar até acabar. Sou muito fã de uma boa série adolescente e adorei como os dramas de cada um foram trabalhados em um cenário tão louco como o apocalipse zumbi.

Foi um dos únicos dramas lançados em 2022 que eu assisti? Sim, admito que sim, mas também o único que me fez querer maratonar de novo. Tudo bem que eu sou suspeita para produções com zumbis, mas gostei muito do elenco e da narrativa.

Alchemy of Souls

Escolhido por: Raquel Athaide (@athaideraquel) e Vitória Ferreira (@notmyvicky)

Ah, o que falar deste k-drama! No começo estava relutante para assitir, mas decidi dar uma chance ao que parecia ser uma produção de época, mas ao iniciar é perceptível sua originalidade. O cenário é impecável, a história foi muito bem construída, os personagens tem carisma e química, além da trilha sonora que aparece nos momentos certos e dão ainda mais vida as cenas. O k-drama traz as cenas entre os personagens com muito humor, sem falar da magia que se quisermos podíamos acreditar ser real, de tão bem produzida. Alquimia das almas ainda não acabou e mal posso esperar pelo desfecho desse k-drama incrível.

Para variar fiquei dividida entre quatro K-dramas (Alchemy of Souls, A Business Proposal, Again my Life e Extraordinary Attorney Woo), mas como sofri, chorei, ri e morri de amores pelos personagens de Alchemy of Souls, a escolha é essa mesmo.
O roteiro é [quase 100%] impecável, a cenografia também… as atuações são maravilhosas, a química entre o elenco (não só entre os protagonistas) é de encher os olhos e ainda bem que a segunda parte da história já começou a passar porque a saudade estava ficando difícil de aguentar.
Alchemy consegue ter um pouco de tudo o que faz um bom drama: ação, romance, alívios cômicos, drama e uma OST que fica ecoando na mente no silêncio da noite ao longo de toda a semana enquanto esperamos um episódio novo.

Semantic Error

idols-bl-semantic-error-seohan-jaechan-2

Escolhido por: Beatriz Mazzaro (@be.mazzaro) e Naira Nunes (@_nairanunes)

É um romance bem clichê que deu a chance de trazer a popularidade do DKZ.

Esse k-drama BL conseguiu conquistar o coração de milhões, inclusive o meu, com um romance fofo, em poucos episódios. A construção tranquila do difícil relacionamento entre Sangwoo e Jaeyong é apaixonante e o final te deixa com o coração quentinho.

Tomorrow

Escolhido por: Yris Victoria e Luisa Roland (@luhthechris)

A forma com que cada episódio te faz ter uma visão diferente da morte e saber lidar com ela foi impecável.

Não são muitos os dramas que eu vejo falando sobre saúde mental e sobre o estigma existente em volta de tópicos como o suicídio, são menos ainda aqueles que conseguem trabalhar o tema de forma cuidadosa, tentando evitar algum mal entendido.
Tomorrow foi um dos poucos que eu vi realmente abordando o assunto e tentando ter uma conversa a respeito, tirando a culpa daqueles que, infelizmente, são levados a cometer esse ato e tentando entender as circunstâncias que os levaram a isso.
Além dessas questões, a forma como foi mesclado o mundo entre os humanos, espíritos e anjos da morte foi bastante divertido, a equipe que nós seguimos tem uma dinâmica divertida apesar dos assuntos sérios, o que acaba quebrando um pouco o clima pesado do assunto.

Twenty Five & Twenty One

Escolhido por: Gabriela Oliveira (@gabi_cso) e Ingrid Sousa (@in.sousa_)

Eu adorei esse drama do começo ao fim. Acho que eles conseguiram mesclar muito bem os momentos atuais e os antigos com a sacada genial dos diários. A squad de milhões, eu simplesmente amei como conseguiram introduzir o Yijin em uma amizade com pessoas mais novas. Particularmente eu não lembro de outro drama que criou uma amizade tão natural assim entre pessoas de idades “tão” diferentes e essa é uma situação bem comum em lugares sem uma hierarquia social.
Muitas pessoas detestam dramas que o casal não fica junto no final (perdoa o spoiler) e eu sou uma delas, mas nesse caso eu achei isso um final muito interessante. Não é porque eles terminaram que o relacionamento não deu certo, pelo contrário. Eles se amaram de uma maneira tão pura e única, foram o primeiro amor da vida um do outro, algo que é muito especial e significativo na vida de uma pessoa. O respeito entre eles foi tanto que terminaram antes que a relação ficasse destruída por completo e vamos combinar que esse ato demanda muita coragem. E anos depois, quando se reencontram, eles ainda se olham com um carinho imenso.
Outro ponto do drama que me encantou foram as ‘crises da adolescência’ retratadas, a tensão do ano de vestibular com a Seungwan e o Jiung. E a não tão falada “crise dos vinte” retratada pelo Yijin (se bem que ele tinha vários motivos para entrar em crise). Esgrima também não é um esporte muito falado por aí, então também achei interessante dar essa luz para esse esporte tão encantador, sem esquecer as tensões que uma vida de atleta traz. Esse drama retrata as diferentes realidades da vida e acho que foi isso que mais me encantou nele, pois fica muito fácil se identificar com as diferentes situações que o drama mostra.

O k-drama conquistou meu coração e me fez chorar horrores. Ele é tão leve e ao mesmo tempo traz tantas reflexões que realmente me fez ama-lo. Além do final realista que me surpreendeu mais ainda.



Primeiro lugar: 4 votos

Extraordinary Attorney Woo

Extraordinary Attorney Woo- K-Drama Netflix

Escolhido por: Bárbara Contiero (@barbaracontiero), Catharina Farias (@catharina_flima), Letícia Misna (@lmisna) e Paula Araripe (@paula.b.araripe)

Me faltam palavras pra descrever o quanto a estreia de Extraordinary Attorney Woo melhorou meu 2022. Sou muito fã da Park Eunbin e comecei a assistir por ela, mas terminei porque cada episódio era um soco no estômago e um afago diferente. Woo to the Young to the Woo!

Uma história emocionante e cativante do início ao fim, sem falar que trouxe mais visibilidade a um tempo bem importante. Além disso, todas as atuações foram impecáveis.

É perfeito. A história é bonita, emocionante, engraçada, os episódios fazem a gente querer assistir outro e mais outro. Os recursos visuais que eles utilizaram (como a aparição das baleias) me emocionaram muito porque eu sou muito besta pra esse tipo de arte (eu até chorei inclusive kkkkkkk). E a atuação da Park Eun Bin foi simplesmente sensacional. Eu convivo com uma pessoa com TEA e ela inseriu pequenos detalhes que eu ainda não havia visto em outro personagem. A mulher é profissional

Pensei muito se tinha algum k-drama que eu tenha visto que seja menos “batido” para indicar, mas não tem jeito. Esse k-drama é extraordinário, sem tentativa de piada. A história é incrível, cada caso traz uma reflexão sobre a nossa sociedade e todos os personagens brilham de sua forma. E Park Eunbin segue sendo maravilhosa em tudo que faz então claro que vai ser o segundo ano seguido que indico um k-drama dela como melhor do ano.

Gostou das escolhas? Quem é a sua bias da equipe da KIN?

Imagens: divulgação
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

Greyce Oliveira

Cearense de Fortaleza, é metade uma humana normal professora de Inglês e metade ELF(a) precisando (talvez) de tratamento para parar de falar no Super Junior toda hora.

7 K-dramas Enemies to Lovers Thai Dramas com First e Khaotung Melhores lugares para se viver na Coreia do Sul Novos K-dramas originais da NETFLIX para 2023 K-Dramas de 2022 que você talvez tenha perdido