Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

K-Profile

[K-PROFILE] Conheça o LE SSERAFIM, o destemido grupo novato que reúne experiência de veteranas


O ano de 2022 foi o ano dos girlgroups e se destacar não foi uma tarefa fácil para as rookies, mas o LE SSERAFIM foi um dos que conseguiu enfrentar o desafio com muita coragem e se tornar um dos mais bem-sucedidos do ano. Mas a história deste grupo formado por Sakura, Chaewon, Yunjin, Kazuha e Eunchae começou bem antes do próprio debut.

Confira agora na KoreaIN toda a jornada do LE SSERAFIM até aqui e além.



A formação do grupo que não teme os holofotes

O LE SSERAFIM começou a chamar a atenção do público antes mesmo de ter um nome oficial. Tudo começou quando surgiram boatos de que a Source Music, antigo lar do GFRIEND e subsidiária da HYBE, estaria recrutando ex-integrantes do IZ*ONE logo após o disband programado do grupo formado pelo Produce 48. Não é preciso nem dizer que os fãs que sofriam com a separação das meninas se empolgaram com a possibilidade da reunião de parte do grupo.

Os nomes de Sakura, ex-HKT 48, e Chaewon, ex-trainee da Woollim Entertainment, surgiram e após algum tempo foram confirmados como parte do novo projeto da empresa ao lado de Huh Yunjin, trainee da Pledis Entertainment, também subsidiária da HYBE, e ex-participante de destaque do mesmo reality. Os mesmos boatos ainda diziam que Kim Minju, ex-IZ*ONE, havia sido convidada para o grupo, mas rejeitou a oferta por desejar seguir carreira de atriz.

As outras integrantes não ficaram nas sombras. Kazuha é uma bailarina profissional com experiência em academias de danças europeias, Hong Eunchae estudou na renomada Def Dance School e Kim Garam tinha aparecido em um MV do ENHYPEN. Os primeiros vídeos mostrando o talento das integrantes logo revelou não só as habilidades de cada uma, mas a bravura que se tornou parte do conceito do grupo. O próprio nome, LE SSERAFIM, é um anagrama para a expressão “I’m Fearless” (“eu sou destemida” em tradução literal), que deu nome ao debut do então sexteto.

O debut destemido que veio para ficar

O LE SSERAFIM debutou em 2 de maio de 2022 com o EP e a música principal FEARLESS. O mini álbum foi um sucesso antes mesmo do lançamento, vendendo 380 mil cópias só na pré-venda e conseguindo qualificação de platina pela KMCA, antiga Gaon Chart. Após o lançamento oficial e a divulgação do MV, a expectativa foi mais do que cumprida.

A faixa tem um ritmo impactante e viciante, e as expressões das integrantes prendem no MV. Mas as vozes surpreendem por seguirem um som mais suave e harmonioso em vez de ir atrás das famosas high notes. Apenas oito dias do debut, o LE SSERAFIM conquistou sua first win através do The Show. Ao mesmo tempo, a Source Music anunciou que o grupo teria uma webtoon própria, seguindo a tendência de outros grupos da HYBE. O quadrinho é o Crimson Heart, tem como música tema a faixa “Blue Flame” e pode ser lido gratuitamente em inglês no site Webtoon.

O começo do grupo não foi só alegria e boas notícias. Pouco antes do debut surgiram histórias acusando a integrante Kim Garam de praticar bullying escolar, além de fumar e beber mesmo sendo menor de idade. Por algum tempo, a Source Music e a HYBE negaram as acusações e defenderam a integrante, afirmando que ela era vítima de bullying, explicando a medida disciplinar que Garam recebeu na época e dizendo que tomariam medidas contra as mentiras. Mas, um mês depois, a empresa voltou atrás e resolveu encerrar o contrato com a integrante. O LE SSERAFIM seguiu as promoções como quinteto.

Leia também:
Kim Garam se manifesta pela 1ª vez após deixar o LE SSERAFIM

A demonstração que o sucesso não é frágil

Após o fim das promoções do debut, o fandom ganhou um nome, FEARNOT, que significa “não tema” e é um anagrama em coreano da palavra “florescer”. No 100º dia após o debut, em 9 de agosto, a integrante Yunjin presenteou os fãs com uma música composta por ela mesma, “Raise y_our glass”, no SoundCloud oficial do grupo. Já em setembro, a Source Music lançou o primeiro documentário do grupo, The World Is My Oyster, nome da primeira faixa do álbum de debut, mostrando como cada uma das cinco entrou no grupo.

Tudo isso preparou os fãs para o retorno no grupo ainda naquele ano. O primeiro comeback do LE SSERAFIM veio como demonstração de que o grupo seguiria forte apesar das adversidades e que o sucesso não era momentâneo. O EP Antifragile seguiu o padrão do primeiro com mais cinco músicas para os FEARNOT e com um MV para a faixa-título de mesmo nome e para a b-side Impurities. A música é ainda mais animada, mas o ritmo continua sendo um dos destaques, além de danças e versos marcantes que viralizaram. O novo EP fez ainda mais sucesso com selo de Triplo Platina e 850 mil vendas.

Começando o ano de 2023, em janeiro o LE SSERAFIM presenteou os fãs japoneses com o primeiro single digital focado no mercado do país, com a versão japonesa de Fearless e Blue Flame e a faixa inédita Choices. O grupo também não saiu de mãos vazias nas principais premiações coreanas e asiáticas no fim do ano. Elas levaram condecorações de melhor novatas no Golden Disc Awards, Asia Artist Awards, Seoul Music Awards e mais.



Perfil das integrantes

Chaewon

Nome de nascimento: Kim Chaewon
Nascimento: 1º de agosto de 2000
Posições: líder, vocalista
Altura: 1,63 m
Tipo sanguíneo: B
MBTI: ISTP
Nacionalidade: coreana
Instagram: @_chaechae_1
Curiosidades:
Chaewon participou do Produce 48 e terminou em 10º, sendo ex-integrante do IZ*ONE;
– Ela estudou na Hanlim Multi Art School;
– Suas especialidades são cantar e dançar, mas antes de ser idol queria ser uma aeromoça.


Sakura

Nome de nascimento: Miyawaki Sakura
Nascimento: 19 de março de 1998
Posição: vocalista
Altura: 1,63 m
Tipo sanguíneo: A
MBTI: INTP
Nacionalidade: japonesa
Instagram: @39saku_chan
Twitter: @39saku_chan
Curiosidades:
Sakura participou do Produce 48 e terminou em 2º, sendo ex-integrante do IZ*ONE. Também é ex-integrante do grupo idol japonês HKT-48;
– Desde pequena, quando sua mãe a levou para assistir uma ópera, ela decidiu entrar no meio musical, mas, antes disso, queria ser médica;
– Ela tem um canal no YouTube e adora ler mangás e novels.


Yunjin

Nome de nascimento: Huh Yunjin
Nascimento: 8 de outubro de 2001
Posição: vocalista
Altura: 1,72 m
Tipo sanguíneo: B
MBTI: INFJ
Nacionalidade: coreana-americana
Instagram: @jenaissante
Curiosidades:
Yunjin participou do Produce 48 como trainee da Pledis e foi eliminada no episódio final em 26º lugar;
– Nasceu na Coreia, mas cresceu nos Estados Unidos, gosta de ouvir rock de vários países e estudou francês por 5 anos;
– Ela é aluna da Hanlim Multi Arts School e, além de várias artes da ópera à pintura, um de seus talentos é cozinhar, sendo que ela adora vegetais e não é exigente com comida.


Kazuha

Nome de nascimento: Nakamura Kazuha
Nascimento: 9 de agosto de 2003
Posições: sub-vocalista, rapper e dançarina
Altura: 1,70 m
MBTI: INFP
Nacionalidade: japonesa
Instagram: @k_a_z_u_h_a__
Curiosidades:
Kazuha é uma bailarina profissional, estudou em academias de dança europeias e recebeu prêmios em competições infantis nacionais e internacionais;
– Morou na Holanda entre 2020 e 2021 como parte da carreira de bailarina, até que recebeu o convite do próprio fundador da HYBE, Bang Si-hyuk, para se tornar uma idol;
– Ela tem o período de treino como idol mais curto do grupo, de apenas 3 meses antes do debut.


Eunchae

Nome de nascimento: Hong Eunchae
Nascimento: 10 de novembro de 2006
Posições: vocalista, dançarina e maknae
Altura: 1,68 m
MBTI: ISFP
Nacionalidade: coreana
Instagram: @hhh.e_c.v
Curiosidades:
Eunchae estudou dança na Def Music Academy por cerca de dois anos antes de ir atrás do sonho de ser idol após assistir uma apresentação do SEVENTEEN em 2018;
– A idol chegou a fazer audições para a JYP e para a Pledis antes de entrar na Source Music em 2021;
– Ela é amiga de Bahiyyih (KEP1ER) e de Kyujin (NMIXX).


Ex-integrante

Garam

Nome de nascimento: Kim Garam
Nascimento: 16 de novembro de 2005
Posição: vocalista
Altura: 1,70 m
MBTI: ISTP
Nacionalidade: coreana
Curiosidades:
Garam queria ser atriz antes de ser idol e apareceu no MV de Drunk-Dazed do ENHYPEN;
– Estuda no famoso colégio de artes performáticas SOPA no departamento de teatro e filme;
– Ela entrou em hiato do grupo em 20 de maio de 2022 e seu contrato com a empresa foi encerrado em 20 de julho do mesmo ano.

Não perca as próximas demonstrações de atitude e talento do LE SSERAFIM acompanhando o grupo nas redes sociais:

Site | YouTube | TikTok | Twitter | Twitter das integrantes | Instagram | Facebook | SoundCloud | Weverse | BiliBili | Weibo

Por Paula Bastos Araripe
Fonte: (1), (2), (3), (4), (5), (6), (7), (8), (9), (10)
Imagens: Source Music e HYBE – divulgação
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • Paula Bastos Araripe

    Jornalista carioca que tem o k-pop como trilha sonora da vida. Multistan incorrigível, defensora de grupos (injustamente) desconhecidos e nostálgica da segunda geração do k-pop. Highlight (Beast) tem certificado vitalício como meu grupo ultimate.

    Sair da versão mobile