Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Cobertura de Eventos

“Vocês nos esperaram por 10 anos”: Saiba tudo o que aconteceu no show do SUPER JUNIOR


Na última quinta-feira (9), o grupo sul-coreano Super Junior fez seu retorno triunfal às terras brasileiras. Com um show único marcado no Espaço Unimed, eles voltaram a São Paulo depois de 10 anos desde o último show no país, desta vez com o “Super Show 9”.

Ao longo do concerto, Leeteuk, Yesung, Shindong, Eunhyuk, Siwon, Donghae, Kyuhyun e Ryeowook reconheceram que ficaram um bom tempo sem visitar as ELFs brasileiras, pois a última apresentação do SUPER JUNIOR no país aconteceu em 2013. Esta foi a primeira vez de Leeteuk e Yesung no país, que na época do “Super Show 5” estavam cumprindo seus serviços militares. Eles agradeceram a paciência e o amor que receberam nesse longo período.

Além do palco principal, uma passarela criava a expectativa de maior interação com fãs de todos os setores e uma visão privilegiada e próxima a todos os presentes no ambiente.

O show começou pontualmente às 20h com “Burn The Floor”. Os 8 integrantes apareceram vestindo roupas majestosas repletas de detalhes únicos, dignos da realeza, com fitas vermelhas ao redor dos pulsos, como se estivessem sendo manipulados feito marionetes por alguém. Um início teatral para um concerto bonito que prometia continuar seguindo a energia épica, conquista que somente anos de experiência podem dar a um grupo, e o SUPER JUNIOR já conta com quase 18 anos de carreira, tendo debutado em 2005.

Em seguida, ainda mantendo a teatralidade, “The Crown” trouxe a energia que somente algo tão bem construído poderia oferecer. A canção animou o público que começou o concerto extasiado com a experiência.

Começando a mostrar que fariam o palco por inteiro pegar fogo, enquanto cantavam “Super”, os oito integrantes andaram até a outra ponta, se aproximando dos espectadores da pista comum e fazendo a plateia ir à loucura.

Em seguida, os fãs mais nostálgicos puderam ter o primeiro gole de alívio ouvindo e presenciando a apresentação icônica de “Mr. Simple” ao vivo, depois de uma década. Naquele momento, o universo parecia estar se realinhando para quem acompanha o SUPER JUNIOR.

A primeira parte do show foi finalizada com chave de ouro. Após o segundo teaser de introdução, os idols apareceram com roupas escuras e um tecido cheio de paetês. Eles apresentaram “One More Time (Otra Vez)”, seguido de “Lo Siento”, “Devil” e “Mango” — divos que adoram a cultura latina.

No primeiro momento de interações, todos fizeram parte do discurso em português, no começo alguns estavam meio tímidos, mas começaram a repetir o que a tradutora dizia, e outros esbanjaram carisma e as frases que conheciam de outros carnavais, as quais sabiam que fariam sucesso com as ELFs — como Siwon dizendo em alto e bom som que era o namorado das fãs e declarando que tinha um presente (depois cantaram parabéns pelo aniversário dele, 10 de fevereiro) e virando com o um coração feito com os dedos. Após uma série de discursos, retornaram as apresentações com “MAMACITA”

Com o fim da segunda parte, eles desceram do palco e somente Yesung retornou para apresentar sua canção solo, “Small Things”, abaixando a adrenalina e fazendo subir as lágrimas. Essa energia mais tranquila se manteve com “If Only You” da unit SUPER JUNIOR-K.R.Y. (quase CRY, que foi o que fizemos nesse momento), formada por Yesung, Ryeowook e Kyuhyun.

Em seguida, o grupo apresentou a sequência de “Believe”, “Callin’” e “Celebrate”, saindo mais uma vez para um quarto teaser.

Desta vez, somente Donghae e Eunhyuk retornaram aos palcos para apresentar “B.A.D” e “Danger”, canções lançadas como a unit SUPER JUNIOR-D&E. Com instrumentais mais pesados e apresentação energética, foi um spoiler do que viria: Todos vestindo roupas mais despojadas, com algo entre grunge e rock, prontos para apresentar a sequência que valeria milhões de dólares: “Black Suit”, “Sorry Sorry” e “Bonamana” (as duas últimas com sample editada para incluir mais guitarras e percussões).

Depois da última pausa para troca de roupas, Leeteuk, Yesung, Shindong, Eunhyuk, Siwon, Donghae, Kyuhyun e Ryeowook retornaram para cantar “More Days With You”, “Walkin’” e “Wonder Boy”, antes da última interação com o público.

Vestindo ou andando com camisetas e bandeiras do Brasil, eles agradeceram mais uma vez aos fãs que esperaram por 10 anos e perguntaram se poderiam esperar mais uma década pelo lendário retorno deles. Em seu discurso, Kyuhyun prometeu voltar para sentir mais do calor, energia e carisma brasileiros.

Após diversas interações engraçadas, como Siwon pegando o cartaz de uma fã que dizia “Vote Siwon para presidente do Brasil”, eles finalizaram o show cantando uma canção brasileira que não era estranha para ninguém no ambiente: “Ai Se Eu Te Pego”, de Michel Teló, música de 2011 que chegou ao topo das paradas em mais de 23 países, sendo reconhecida (inclusive a coreografia) mundialmente.

Cantando em português e dançando da mesma forma como fizeram em 2013, o SUPER JUNIOR uniu as bandeiras do Brasil e da Coreia do Sul, estreitando de forma metafórica uma relação que completa 60 anos em 2023.

Tendo “diminuído um pouco a distância entre Coreia e Brasil” e cada vez mais próximo dos fãs brasileiros, o SUPER JUNIOR finalizou mais um show com uma sensação de espetáculo. Um grupo que se mantém no topo do reconhecimento há 18 anos não poderia chegar neste patamar sem excelência, característica que Leeteuk, Yesung, Shindong, Eunhyuk, Siwon, Donghae, Kyuhyun e Ryeowook desenvolveram e exibem a cada apresentação.

O ELF brasileiro esperou por 10 anos pelo Super Show 9 e aguardará mais 10, se este for o preço a pagar por um evento como de 9 de fevereiro de 2023.

Imagem: Label SJ
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • Bárbara Contiero

    Maria-cafeína. Tenho mais livros do que amigos. Minhas roupas são 70% de brechós. Epik High me mantém acordada de manhã.

    7 K-dramas Enemies to Lovers Thai Dramas com First e Khaotung Melhores lugares para se viver na Coreia do Sul Novos K-dramas originais da NETFLIX para 2023 K-Dramas de 2022 que você talvez tenha perdido