Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Entretenimento

HYOLYN: empreendedorismo feminino no K-Pop


Em frente às telas, os fãs de K-pop já estão acostumados a ver a força feminina. A luta feminina pode ser vista em músicas e MVs questionadores, como os de 2NE1 e (G)I-DLE, em artistas cujo estilo quebra paradigmas, como Hwasa (MAMAMOO), HyunA e Jessie, e em figuras cuja história marcam a vitória em meio a improbabilidades, como Tiffany (Girls’ Generation), Lisa (BLACKPINK), IU e Sandara Park (2NE1). Várias idols de K-pop já mostraram o seu poder, mas a luta das mulheres vai muito além do que se mostra ao público.

Em um mercado tão rico quanto o de K-pop, as grandes empresas de são criadas e geralmente governadas por homens. Até mesmo empresas pequenas feitas por artistas têm a predominância masculina nos cargos de criação e desenvolvimento. Em meio às dificuldades do meio, que levam muitas mulheres a nem pensarem em tomar a iniciativa, HYOLYN (ex-SISTAR) e Kim So Hye (ex-I.O.I.) se tornam símbolos de coragem. Ambas registraram suas agências e, apesar de não ampliarem para outros artistas, cuidam da própria carreira através das suas marcas. E justo HYOLYN que vamos destacar hoje como forma de comemorar o Dia Internacional da Mulher.



A trajetória pré-empreendedorismo

HYOLYN debutou no mundo do K-pop como integrante do SISTAR em 2010 e da sub-unit SISTAR19 em 2011. Nos anos consecutivos, ela iniciou sua carreira de atriz com Dream High 2 e fez trilhas sonoras para k-dramas como Master’s Sun, My Love From Another Star e Hwarang. Além de seu sucesso proveniente do K-pop e de trabalhos alternativos, um dos destaques em sua carreira foi ter feito a versão coreana da música “Let It Go”, de Frozen, o desenho animado conhecido mundialmente. Dentre muitas das suas habilidades, HYOLYN se destaca pela liderança, habilidades de dança, elasticidade e pelos vocais com notas agudas desafiadoras. Em 2017, após sair da Starship Entertainment, ela fundou sua própria empresa de K-pop: a bridʒ.

Como figura artística, HYOLYN desafia certos padrões da Coreia do Sul, tendo uma tatuagem de cruz na barriga, dançando sensualmente e usando roupas também sensuais. Durante a performance na premiação de dramas da KBS em 2018, HYOLYN foi muito criticada por sua roupa que, de acordo com os internautas, era inapropriada por mostrar demais suas nádegas.

Mesmo com duras críticas dos sul-coreanos, a cantora segue seu próprio caminho e não se impede de fazer o que a deixa confortável. Em seus clipes mais recentes, é possível ver o mesmo estilo de roupa e dança pelos quais ela foi criticada no passado.


brídʒ

A agência de HYOLYN tem o nome de Bridge (“ponte” em português) e busca ser uma empresa com diretores criativos dos mais diversos campos para a melhor produção de música. O nome da agência carrega o significado de uma ponte que conecta o clímax de uma música assim como HYOLYN espera comunicar sua música aos fãs, ser uma ponte entre o que deseja falar e o público que a escuta. Apesar de só abrigar uma cantora, a empresa da idol abriga diversos artistas especializados em produção de videoclipe, coreografia, composição e produção musical.

Em conversa no talk show Life Bar da tvN em 2018, HYOLYN falou sobre as dificuldades de se tornar CEO e o constante medo de não ser capaz de pagar seus funcionários. Por esses receios, ela tem mais dificuldades para relaxar e descansar e passa seus dias pensando em trabalho e no que ela pode fazer melhor. Veja abaixo um trecho da sua fala:

“Mesmo nos dias de folga estou constantemente pensando: ‘Como devo fazer a letra para isso? Como devo liberar isso?’. Minha cabeça está trabalhando constantemente, então não parece um dia de folga. Não consigo dormir bem.”

Apesar das adversidades, ela ressaltou ao longo do programa que uma das vantagens de ter iniciado carreira solo e de ser sua própria chefe era a liberdade de fazer músicas que ela queria fazer, cantar e dançar do jeito que a agradava. No MV de “Dally”, por exemplo, a cantora fez seu próprio cabelo, maquiagem e escolha de figurino. Além disso, ela se esforçou muito para poder trabalhar com a coreógrafa Aliya Janell neste clipe. A coreógrafa tinha uma agenda muito cheia, mas HYOLYN fez o máximo para se adaptar a isso, indo para Los Angeles, onde morava a coreógrafa, e aprendendo a coreografia em pouco tempo e filmando o MV lá mesmo.

Em entrevista ao HypeBeast em 2019, a cantora e CEO acrescentou:

“Eu gosto de desafios. Adoro a sensação de crescimento quando consigo algo que não era capaz de fazer antes. É definitivamente uma experiência que vale a pena, mesmo quando você se machuca ou se encontra em apuros”.

Quando perguntada na mesma entrevista sobre planos para o futuro, HYOLYN disse ter a imagem ideal de uma diva, uma mulher confiante de um filme Burlesque americano ou de um musical da Broadway. “Adoraria usar salto e experimentar o look feroz com roupas que mostram as belas curvas do corpo de uma mulher”, disse, e continuou construindo essa identidade até os dias atuais.

HYOLYN lançou em 2022 seu terceiro mini álbum, cujo single principal Layin’ Low – feita em parceria com Jooyoung – alcançou o topo dos charts do iTunes mundialmente, mostrando a contínua popularidade da cantora. A cantora atraiu atenção do público sul-coreano e estrangeiro com a música, também trazendo performances marcantes em programas como M Countdown, Music Bank e Inkigayo.

Em maio de 2022, HYOLYN apareceu em um programa de TV da MBC e falou abertamente sobre seus ganhos como artista solo na sua empresa. Ela admitiu que não ganha mais do que ganhava como idol pelo grupo SISTAR, mas segue seu caminho. Em qualquer momento difícil que enfrenta, ela busca suas ex-companheiras de grupo para desabafar e achar forças para continuar. Em 2023 a empresa de Hyolyn vai completar sete anos, assim como sua carreira solo. A artista está crescendo pouco a pouco como CEO e descobrindo novas formas de criar através da sua música.

No dia da mulher, reforçamos nossa torcida pelo sucesso de HYOLYN e de muitas outras mulheres que, assim como ela, estão construindo suas próprias histórias apesar das dificuldades. Deixamos abaixo também o MV de “Layin’ Low” para apreciação.

Fonte: (1), (2), (3), (4), (5)
Imagens: brídʒ, Starship Entertainment
Escrito por Beatriz Pollo
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • 7 K-dramas Enemies to Lovers Thai Dramas com First e Khaotung Melhores lugares para se viver na Coreia do Sul Novos K-dramas originais da NETFLIX para 2023 K-Dramas de 2022 que você talvez tenha perdido