No dia 22 de março, o Centro Nacional de Câncer e a Sociedade Coreana Pela Prevenção de Câncer realizaram um simpósio para comemorar o 16º Dia da Prevenção do Câncer. Na ocasião, foram discutidas diversas medidas para conscientizar a população sobre a doença.
Há 40 anos, o câncer é a principal causa de mortes na Coreia do Sul. Em 2021, 26% dos óbitos registrados no país foram em decorrência da doença. Porém, o quadro pode ser revertido. De acordo com a Agência Internacional de Pesquisa Sobre o Câncer, parte da Organização Mundial da Saúde (OMS), 1/3 dos casos podem ser prevenidos. Além disso, 1/3 pode ser curado com diagnóstico cedo enquanto o outro 1/3 pode ser aliviado com tratamento adequado.
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Visando diminuir o número de vidas perdidas a cada ano, o simpósio focou em aspectos como a conscientização da importância de uma dieta saudável e dos malefícios do cigarro e do álcool.
A Professora Lee Kang Sook, acadêmica do departamento de Medicina Preventiva da Universidade Católica da Coreia, sugeriu uma melhoria das políticas antitabagistas para prevenir novos casos de câncer de pulmão: “O maior número de mortes por câncer em 2021 foi de câncer de pulmão, e o crescente risco de câncer causado pelo fumo tem continuamente sendo revelado em diversos estudos“.
No ano passado, o país aprovou uma lei para incluir fotos gráficas nas embalagens de cigarro como forma de alertar os consumidores para os riscos que o produto traz. Apesar disso, a Professora Lee alerta que a exposição ao tabaco deve continuar sendo limitada e também destacou uma preocupação com o fato de muitos sul-coreanos começarem a fumar ainda na adolescência.
Para falar sobre o quadro do consumo de bebidas alcoólicas no país, a palavra foi passada para o Professor Lee Hae Guk, acadêmico do departamento de Psiquiatria da Universidade Católica da Coreia. Segundo ele, ao contrário das aplicadas aos cigarros, as medidas contra o consumo excessivo de álcool são vergonhosas: “A Coreia do Sul é o único membro da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) no qual o álcool é o primeiro fardo causador de doeças e também quase o único país onde idols fazem propaganda de bebidas alcoólicas“.
Ele continuou: “Em países como os Estados Unidos, a França e o Reino Unido, propagandas de bebidas com celebridades são proibidas; o acesso, horário de funcionamento e vendas de álcool são restritas e um sistema de classificação mínima impõe um preço de acordo com o nível de álcool“.
O orçamento nacional voltado para as políticas de consumo de álcool em 2018 foi de 1,5 bilhão de wones (cerca de R$ 5,8 milhões). Apesar disso, o Professor Lee aponta que o índice de 40% de reincidência em casos de motoristas sendo flagrados dirigindo sob efeito de álcool aponta um problema de tais políticas.
A Professora Park Soo Kyung, ex-presidente da e Sociedade Coreana Pela Prevenção de Câncer e acadêmica do departamento de Medicina Preventiva da Universidade Católica da Coreia, declarou: “Existem pesquisas que apontam que, se você começar a fumar no Ensino Fundamental 2 ou antes disso, mesmo que pare de fumar na idade adulta, o risco de desenvolver câncer não diminui. Precisamos de um gerenciamento social voltado para o fumo entre jovens. As regulações sobre o álcool precisam de uma abordagem psiquiátrica e psicológica. Se o som de uma garrafa abrindo ou de líquido sendo servido forem regularizados em propagandas, é esperado que as vendas diminuam. Também precisamos regular onde álcool pode ser vendido“.
A questão de usar celebridades em comerciais de bebidas já foi centro de polêmicas diversas vezes. Uma delas foi em 2015, quando a cantora IU – então com 21 anos – foi escolhida como garota-propaganda do soju da marca Hite Jinro. O Comitê de Saúde e Bem-estar da Assembleia Nacional propôs uma regulamentação para proibir menores de 24 anos de aparecerem em comerciais desta natureza, mas o projeto não chegou a ser votado.
Diversos estudos, incluindo um feito pelo próprio Ministério da Saúde e do Bem-estar com a Universidade de Sogang em 2017, indicou que a exposição frequente à propagandas de bebidas alcoólicas faz com que as pessoas vejam o hábito de beber como positivo.
Fonte: (1), (2), (3)
Imagens: Hite Jinro e Lotte
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