Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Entrevistas

[ENTREVISTA] CSR fala sobre chegar aos 18 anos e o significado do novo álbum “DELIGHT”


O CSR é um septeto que debutou pela A2Z Entertainment no dia 27 de julho de 2022. Seu nome é uma abreviação da palavra coreana Cheotsarang, que traduzindo significa “o primeiro amor”. 

E este é um grupo de conceito bem diferente: as 7 integrantes – YEHAM, GEUMHEE, SEOYEON, YUNA, DUNA, SUA e SIHYEON – têm a mesma idade, todas nascidas em 2005. Por isso, cada lançamento representa o crescimento e amadurecimento das integrantes, ano após ano.

O álbum de debut é o Sequence: 7272 que, com a faixa “Pop? Pop!”, apresentou um grupo cheio de paixão e reacendeu a paixão de fãs de grupos da 3ª geração, como o GFRIEND e o DIA. No primeiro comeback, “♡Ticon”, conquistaram a primeira vítoria em programas musicais no Music Bank. Os dois lançamentos representam os sonhos e paixões de adolescentes de 17 anos.

Agora, em 2023, as integrantes desbravam os desafios dos 18 anos, um marco na vida dos coreanos, que passam a ter mais responsabilidades. E esse é o tema geral do primeiro comeback do ano, “Shining Bright”, do 2º mini álbum DELIGHT, lançado no dia 29 de março.

E para a alegria dos MAEUMs, conversamos com as 7 integrantes sobre as conquistas de 2022, a relação de amizade e os planos para este ano! Elas também criaram uma playlist temática incrível!

Confira a entrevista completa a seguir.



KoreaIN: Olá, CSR! Obrigada por toparem falar com a revista! Para começar, todas vocês estão entrando nos 18 anos em 2023, né? Parabéns! Ficamos sabendo que é uma data muito importante para os jovens da Coreia do Sul. Tem alguma parte dessa comemoração que vocês estão esperando com animação? 

YEHAM: Obrigada! Pessoalmente eu estou muito animada pelo último inverno dos meus 18 anos. No próximo ano faço 19, que é quando termina a adolescência! Então estou animada sobre como estarei antes desse marco. Com a esperança de me tornar mais madura e forte, vou fazer meu melhor nos “doce 18”.

* Na Coreia do Sul, os 18 anos é considerado um marco na vida dos jovens, parecido com os 15 anos no Brasil, pois é o início da passagem para a vida adulta.


KoreaIN: E falando nisso, é um conceito bem diferente ter um grupo formado por pessoas da mesma idade. Como é a experiência de viver e trabalhar juntas sem se preocupar com a diferença de idade?

GEUMHEE: Eu acho muito bom que somos todas boas amigas. Quando estamos praticando ou trabalhando nós damos feedback. E eu acho que notamos muito [sermos da mesma idade] quando estamos promovendo! Porque nos conhecemos muito bem e conseguimos perceber rápido a condição e as necessidades uma das outras.


KoreaIN: Vocês curtem passar o tempo livre juntas? Que tipo de atividades fazem em grupo? E quando querem passar um tempo sozinhas, qual é o passatempo favorito?

SEOYEON: Geralmente a gente conversa bastante ou jogamos durante nosso tempo livre.

GEUMHEE: Sozinha eu gosto de ficar deitada na cama. Quando tenho tempo livre eu costumo assistir vídeos aleatórios no meu notebook ou jogar no celular.


KoreaIN: Chegar aos 18 traz vários desafios e responsabilidades, né? Como vocês estão encarando essa fase?

YUNA: Eu estou um pouco nervosa e comecei me preocupar com várias coisas hahaha. Tenho algumas preocupações pessoais, mas tem um ano desde que debutamos! Por isso temos que mostrar uma imagem melhor em relação ao ano passado. E eu sempre penso em como mostrar uma versão melhorada do CSR para os nossos fãs e introduzir nosso grupo para um novo público.


KoreaIN: Falar sobre fases da vida me lembra do novo lançamento de vocês, o 2º mini álbum, DELIGHT. Vocês podem falar um pouquinho dele e da faixa “Shining Bright”?

SUA: O nosso 2º mini álbum, DELIGHT, é sobre nossa jornada para buscar a luz que encontramos no fim de nossos 17 anos. Este álbum é cheio da esperança de que nossa presença brilhante e eterna nunca seja esquecida. Além disso, também tentamos compartilhar energia positiva e encorajar todos que venham com a gente nessa jornada.

DUNA: A faixa principal desse álbum, “Shining Bright”, é a música que mostra a sensação brilhante do CSR através do som do Pop Rock. E vocês precisam escutar o gancho viciante que vai ficar no seu coração para sempre! Este álbum é o início da história de garotas de 18 anos que buscam a luz sem limites. Então eu espero que vocês se juntem a nós para banhar a energia positiva que só o CSR pode produzir.


KoreaIN: Às vezes é difícil não se comparar ou duvidar do seu valor diante das dificuldades da vida. Vocês têm alguma dica para os MAEUM que estão com esses sentimentos?

DUNA: Eu acho que está tudo bem me comparar com outras pessoas. Mas você não deve focar nas suas fraquezas e sim tentar encontrar sua própria força! Todo mundo tem seus pontos fortes e fracos. Mesmo que seja algo pequeno, se continuarmos encontrando coisas em que somos bons, eu acho que vamos desenvolvê-los para conseguir passar por momentos difíceis! E é isso que também tentamos falar nesse álbum! Com nossa música, eu espero que nossos fãs percebam que estão sempre brilhando, em qualquer circunstância.🙂


KoreaIN: Durante as promoções de “♡TiCON”, o CSR conquistou o primeiro win do grupo no Music Bank. Como vocês comemoraram essa vitória?

SUA: Quando tivemos o nosso 1º lugar abracei todas as nossas integrantes na sala de espera! Eu queria animar as integrantes, que passaram por um treinamento muito difícil. Depois elas me contaram que ficaram emocionadas por causa do abraço. (risos)


KoreaIN: Por terem conquistado um win antes, vocês tem alguma expectativa para este comeback? Ou preferem não pensar nisso?

SUA: É claro que também queremos ter bons resultados desta vez! Nós trabalhamos duro por este álbum e nossos MAEUMs estão sempre nos amando e apoiando. Eu quero conquistar o primeiro lugar com este álbum também e presentear os nossos MAEUMs! Nós estamos sempre tentando nosso melhor para sermos merecedoras [do título] do grupo que conquistou o 1º lugar. Então, por favor, fiquem ligados!


KoreaIN: Agora temos um desafio pra vocês. Se fossem criar uma playlist alto astral com 5 músicas do CSR, quais músicas vocês incluiriam?

SIHYEON: Começando com “Picnic”, “Toi Et Moi”, “Manito”, “72.72Hz” e “Eighteen (Signal)”. Eu escolho estas cinco músicas. Como estamos na primavera (na Coreia do Sul), escolhi músicas que são gostosas de escutar quando você está indo para um piquenique na primavera!


KoreaIN: Agora, se pudesse adicionar nessa playlist uma música de outro artista, qual escolheria?

SIHYEON: Eu colocaria “BUNGEE (Fall in Love)” das sunbaenims do OH MY GIRL. É a minha música favorita do grupo que admiro muito. E essa música me faz sentir como se flores coloridas florescessem no meu coração. Então acho que animaria o dia se escutássemos ela no caminho para o piquenique.


KoreaIN: Nós sabemos que vocês têm muitos MAEUMs aqui no Brasil. Vocês já notaram ou interagiram com seus fãs brasileiros? O que vocês pensam quando ouvem falar do Brasil?

SUA: Nossos fãs brasileiros estão sempre nos apoiando, isso nos dá energia para trabalhar mais! Quando pensamos no Brasil, pensamos em samba e paixão! E o CSR também é conhecido pela paixão. Então acho que o CSR e o Brasil têm muitas coisas em comum. (risos)


KoreaIN: Temos certeza que o CSR vai receber muito amor e carinho dos fãs brasileiros em 2023. Que tal deixarem uma mensagem especial para eles?

SEOYEON: Nossos MAEUMs do Brasil, obrigada por amar e apoiar o CSR de longe! Eu espero que um dia possamos visitar o Brasil e criar ótimas lembranças com nossos MAEUM! O CSR está sempre esperando o dia em que encontraremos os fãs brasileiros! Até breve, nós amamos vocês!

O grupo também mandou uma mensagem em vídeo especial para os fãs brasileiros. Confira:

Imagem: A2Z Entertainment
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • Daniele Fernandes

    Jornalista, Escorpiana, 25 anos. poucas palavras

    7 K-dramas Enemies to Lovers Thai Dramas com First e Khaotung Melhores lugares para se viver na Coreia do Sul Novos K-dramas originais da NETFLIX para 2023 K-Dramas de 2022 que você talvez tenha perdido