Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Arte

Estudante sul-coreano come obra de arte de 120 mil dólares

Uma exposição do artista italiano Maurizio Cattelan no Museu de Arte Leeum, em Seul, chamou atenção mundial após um fato inusitado.

Conhecido por seu estilo de arte satírico, Cattelan tem entre suas obras uma batizada de “Comediante” consistindo em uma banana fresca presa à parede por fita. E, claro, ela não poderia ficar de fora da exposição por ser uma das mais famosas do artista chegando a ser vendida por 120 mil dólares (mais de R$ 600 mil) no passado.

A eternidade da obra foi posta em prática pelo estudante sul-coreano Noh Huyn Soo. O teste foi bastante simples: Noh tirou a banana da parede e comeu. E ainda justificou o ato aos funcionários do museu dizendo que fez isso porque estava com fome após não tomar café da manhã naquele dia. Ao final, ainda colou a casca da fruta de volta à parede.

Em entrevista à KBS, Noh declarou: “De alguma forma, pode-se dizer que as obras de Cattelan são uma rebelião contra uma certa autoridade, então isso pode ser uma provocação contra a provocação. Acho engraçado pensar que, talvez, causar um dano à obra pode se tornar uma obra. Eu colei de volta por diversão. Afinal, ela não estava lá para ser comida?“.

A rede BBC procurou Cattelan para saber sua opinião sobre o incidente. O artista simplesmente disse não ter qualquer problema com o ocorrido. Ainda bem, pois esta não é a primeira vez que a pobre banana é “vítima” de algum desavisado.

Em 2019, o artista David Datuna devorou a obra enquanto estava em exibição na galeria Perrotin, em Miami. Funcionários da galeria simplesmente compraram uma nova banana e substituíram a antiga, explicando que a obra é a ideia de Cattelan, não a banana em si.

Fonte: (1)
Imagem: Sarah Cascone (via Artnet News)
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • Greyce Oliveira

    Cearense de Fortaleza, é metade uma humana normal professora de Inglês e metade ELF(a) precisando (talvez) de tratamento para parar de falar no Super Junior toda hora.

    7 K-dramas Enemies to Lovers Thai Dramas com First e Khaotung Melhores lugares para se viver na Coreia do Sul Novos K-dramas originais da NETFLIX para 2023 K-Dramas de 2022 que você talvez tenha perdido