Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Saúde

Casal sul-coreano se casará após receber transplantes de coração

O Centro Médico Asan revelou nessa semana uma história de amor que foi desenvolvida em suas dependências e em breve ganhará um novo capítulo. Dois pacientes que receberam transplantes de coração se casarão no domingo (11).

A noiva é Ham Eun Ji, de 28 anos. Aos 13, ela foi diagnosticada com cardiomiopatia dilatada (CMD), uma doença rara que atinge uma em cada 100 mil crianças e pode levar à morte. A CMD é uma doença nos músculos cardíacos que fazem com que os miocárdios fiquem mais finos e dilatados.

Apesar de ter encontrado um coração compatível, a família de Ham não tinha dinheiro para arcar com os custos da cirurgia. Porém, a vida colocou em seu caminho a Professora Im Yu Mi, acadêmica de Enfermagem da Universidade Dankook que também atuava como enfermeira no Centro Médico Asan, que ajudou a família a conseguir o valor necessário para o procedimento por meio de doações.

Devidamente recuperada, Ham juntou-se à uma comunidade on-line com pacientes diagnosticados com outras doenças cardíacas para oferecer apoio e informações a todos que também esperam por um transplante. E foi lá que ela conheceu o outro protagonista dessa história.

Choi Jae Won, de 34 anos, lutava contra a cardiomegalia, caracterizada pelo aumento do coração e precisava andar com um dispositivo de assistência ventricular para ajudar na circulação sanguínea. Em 2021, ele finalmente pôde ter uma vida normal após receber um novo coração no Centro Médico Gachon Gil.

Agradecido pelo apoio dado por Ham durante o tempo em que esperava pelo seu transplante, Choi convidou-a para sair. O resto é história: os dois já estão juntos há quase dois anos e no domingo iniciarão uma nova etapa de suas vidas.

Foto do ensaio pré-casamento de Ham Eun Ji e Choi Jae Won,
Créditos; Yonhap

Em entrevista ao portal Yonhap, Ham declarou que:

É especialmente difícil para mulheres sofrendo de doenças cardíacas falarem sobre casamento. Desejo que elas possam ter alguma esperança vendo como eu me casei e estou vivendo uma vida saudável com minha família assim como todo mundo.

Ham também revelou que está registrada como doadora de órgãos para, um dia, poder ajudar outras pessoas assim como ela própria foi ajudada.

Desejamos muitas felicidades e saúde para Ham e Choi.

Fonte: (1), (2)
Imagens: Shutterstock e Yonhap
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

Greyce Oliveira

Cearense de Fortaleza, é metade uma humana normal professora de Inglês e metade ELF(a) precisando (talvez) de tratamento para parar de falar no Super Junior toda hora.

7 K-dramas Enemies to Lovers Thai Dramas com First e Khaotung Melhores lugares para se viver na Coreia do Sul Novos K-dramas originais da NETFLIX para 2023 K-Dramas de 2022 que você talvez tenha perdido