Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Justiça

Japão aumenta a idade de consentimento de 13 para 16 anos

[AVISO] O texto a seguir contém termos sensíveis.

Na sexta (16), o Parlamento japonês aprovou com unanimidade uma nova lei que aumentou a idade de consentimento de 13 para 16 anos. A idade anterior, uma das mais baixas do mundo, era lei no país desde 1907.

A idade de consentimento é a idade a partir da qual menores de idade podem manter relações sexuais sem que o ato seja considerado um estupro de vulnerável. O Brasil tem idade de consentimento de 14 anos, semelhante à Alemanha e China

Com a nova lei, casais de adolescentes com mais de 5 anos de diferença não serão punidos por lei caso ambos sejam maiores de 13 anos. Já relações sexuais com adolescentes de 13 aos 15 anos só será considerado crime se a outra parte for mais velha por cinco ou mais anos.

Anteriormente, o estupro só era condenava o crime de estupro se a vítima tentasse se defender. Agora, a definição do crime virou qualquer relação sexual sem consentimento. A mudança foi resultado de quatro anos de protestos do movimento Flower Demo, que denunciou a violência sexual e a absolvição de acusados de estupro.

Outras mudanças da lei foram:

  • Atos sexuais sob influência de álcool, drogas ou sob intimidação passaram a ser considerados estupro;
  • A janela para que um estupro seja denunciado aumentou de 10 para 15 anos;
  • Fotos sexuais tiradas sem consentimento podem ser punidas com até 3 anos de prisão.

Fonte: (1), (2)
Imagem: CNJ
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • Greyce Oliveira

    Cearense de Fortaleza, é metade uma humana normal professora de Inglês e metade ELF(a) precisando (talvez) de tratamento para parar de falar no Super Junior toda hora.

    7 K-dramas Enemies to Lovers Thai Dramas com First e Khaotung Melhores lugares para se viver na Coreia do Sul Novos K-dramas originais da NETFLIX para 2023 K-Dramas de 2022 que você talvez tenha perdido