Nesta sexta (16), o portal Seoul Kyungjae noticiou que a Alta Corte de Seul deu ganho de causa às cinco últimas integrantes do LOONA que ainda permaneciam na BlockBerry Creative (BBC), encerrando o contrato das mesmas com a agência.
As cinco integrantes em questão são HaSeul, YeoJin, Yves, Olivia Hye e Go Won. O juiz da 5ª Vara Civil entendeu que houve um problema quando a BBC transferiu os contratos exclusivos das artistas para a Universal Japan sem consentimento delas.
As artistas já haviam entrado com uma ação contra a agência junto com as outras colegas que deixaram a empresa anteriormente, mas não haviam conseguido ganhar a causa porque a BBC argumentou que seus contratos não poderiam ser rescindidos por terem sido alterados pouco tempo antes do processo.
Após não obter ganho da causa na justiça comum, as artistas reclamaram da decisão e o caso seguiu para a Alta Corte. Com a decisão divulgada hoje, todas as 12 integrantes do LOONA deixaram oficialmente a BlockBerry Creative.
Relembrando a ordem de saída das artistas cronologicamente, os fatos foram:
- Em novembro de 2022, Chuu foi removida do LOONA após divergências contratuais com a BBC;
- Pouco tempo depois, 9 das 11 integrantes remanescentes do grupo entraram com uma ação em conjunto contra a gravadora pedindo o fim de seus contratos exclusivos;
- Em janeiro, quatro delas – HeeJin, Kim Lip, JinSoul e Choerry – ganharam a causa e deixaram a agência;
- Em fevereiro, HyunJin e ViVi (as únicas que não haviam se juntado ao processo anterior) também entraram com ações contra a empresa. A justiça deu ganho de causa às duas em maio;
- Por último, veio a decisão de hoje que também garantiu a vitória de HaSeul, YeoJin, Yves, Olivia Hye e Go Won. Com isso, todas as integrantes deixaram a empresa.
Leia também:
[DOSSIÊ] Entenda os motivos que levaram os fãs a boicotar o comeback do LOONA
Fonte: (1)
Imagens: BlockBerry Creative
Não retirar sem os devidos créditos.