Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Música

C-Pop: Quais as diferenças entre Mandopop, Cantopop e Hokkien pop?

Além do K-Pop, outro grande gênero musical domina as paradas musicais asiáticas: o C-Pop. 

Como o nome já deixa subentendido, o C-Pop nada mais é do que toda música pop produzida pela China e por outros países falantes do mandarim. Por englobar muitas variações culturais e dialetos, o C-Pop possui algumas divisões.

Hoje vamos descobrir quais são elas e ainda te apresentar alguns artistas de cada uma. Confira a seguir.



Mandopop

Quando a maioria das pessoas pensa em C-Pop, é grande a possibilidade de ter pensado em um artista ou música que pertence ao Mandopop. Sua história remonta à década de 1920, quando o mandarim passou a ser considerado o dialeto principal da China. Misturando ritmos tidos como ocidentais aos tradicionais gêneros chineses, o Mandopop se consolidou a partir dos anos 1970, com a abertura da China para o mundo. Desde os anos 2000 e, mais recentemente com a popularização dos serviços de streaming, o gênero vem ganhando cada vez mais fãs.

Entre os artistas mais famosos do Mandopop moderno estão Jay Chou, Jolin Tsai, A-Mei e G.E.M.


Cantopop

O termo Cantopop nada mais é do que uma forma mais simples de se referir à música popular cantonesa, ou seja, à música pop produzida em Hong Kong. Surgida em meados da década de 1950, com a popularização do jazz e do rock ‘n roll pelo mundo, o gênero carrega bastante influência desses ritmos e da musicalidade tradicional chinesa. Sua popularidade é maior em Hong Kong e em países como Singapura e Malásia, mas sua importância e influência são bastante fortes em algumas regiões da China continental. 

O Cantopop é berço de nomes como Leslie Cheung – um dos principais nomes do gênero nos anos 1980 – e de Jacky Cheung, Andy Lau, Aaron Kwok e Leon Lai, conhecidos como os “Quatro Reis Celestiais do Cantopop”.


Hokkien pop

O termo Hokkien pop deriva do termo hokkien, um dialeto tradicional de Taiwan que sofreu forte repressão durante a invasão japonesa nos anos 1930. Como a prática da língua só foi legalizada em meados da década de 1980, o Hokkien pop é, talvez, o menos popular em número de ouvintes dentre as divisões do C-Pop. 

Um dos artistas mais conhecidos do Hokkien pop é a cantora Jody Chiang. Recentemente, um dos nomes mais famosos é o de Jeannie Hsieh.

Fonte: (1), (2), (3)
Imagens: divulgação
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • Leticia Gonçalves

    Paulistana que sempre quis ser jornalista. Apaixonada por flores, chás, livros e bater papo.

    7 K-dramas Enemies to Lovers Thai Dramas com First e Khaotung Melhores lugares para se viver na Coreia do Sul Novos K-dramas originais da NETFLIX para 2023 K-Dramas de 2022 que você talvez tenha perdido