Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Sociedade

Prefeito de Seul sugere apoiar imigração para resolver baixas taxas de natalidade

Nesta segunda (03), Oh Se Hoon participou de uma conferência de imprensa para comemorar o primeiro ano do seu quarto mandato de prefeito de Seul.

Na ocasião, Oh abordou as baixas taxas de natalidade registradas no país e destacou que, se os sul-coreanos continuarem relutando em terem filhos, o governo introduzirá novas políticas de imigração para conseguir suprir a demanda de mão de obra.

O prefeito citou especificamente que os estrangeiros que atualmente frequentam as grandes universidades pelo país serão fortes candidatos à ganharem visto de residente permanente. Anteriormente, no final de junho, o governo já havia mencionado um plano para garantir que os estudantes possam ter mais direitos e atuar como estagiários nas suas respectivas áreas.

Leia mais:
Governo sul-coreano garantirá mais direitos para estudantes estrangeiros trabalharem

Porém, para que isso aconteça, é necessário um consenso social. A taxa de fertilidade do país – que projeta quantos bebês cada mulher pode vir a ter – está em 0.78, bem abaixo das 2.00 recomendados para manter a população do país.

Segundo Oh: “Devemos investir em cuidado das crianças e nos esforçarmos o máximo para [convencer as pessoas] a terem pelo menos mais uma criança. Porém, apesar dos investimentos nos últimos anos, a taxa de natalidade não muda significantemente e, se estas medidas forem percebidas como ineficientes e caso a sociedade concorde, acho que devemos abordar a imigração como uma solução alternativa“.

Os “alvos mais fáceis” são justamente os estudantes de nível superior que atualmente vivem no país. Oh também destacou que, no passado, boa parte destes estudantes eram chineses, mas agora é possível ver uma maior variedade de nacionalidades. O prefeito também apontou que até mesmo o Japão que também costumava ser negativo sobre imigração tornou-se mais aberto recentemente.

Outra medida para aumentar o número de crianças seria trazer babás estrangeiras para cuidar das crianças do país, permitindo que os pais não fiquem tanto tempo longe do mercado de trabalho. Segundo Oh: “É desapontador que [babás estrangeiras] recebem salários mínimos. Se não houver outra opção além dessa, isso não ajudará a aumentar a taxa de natalidade“.

Já uma terceira proposta é a de ajudar casais que estejam tentando ter filhos financiando tratamentos de fertilização in vitro. Esta medida deve ser adotada em 2024.

Fonte: (1), (2)
Imagem: Yonhap
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • Greyce Oliveira

    Cearense de Fortaleza, é metade uma humana normal professora de Inglês e metade ELF(a) precisando (talvez) de tratamento para parar de falar no Super Junior toda hora.

    7 K-dramas Enemies to Lovers Thai Dramas com First e Khaotung Melhores lugares para se viver na Coreia do Sul Novos K-dramas originais da NETFLIX para 2023 K-Dramas de 2022 que você talvez tenha perdido