Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Cotidiano

Promotoria sul-coreana investiga encontros entre membros de gangues

Na última semana, veículos de mídia sul-coreanos revelaram que a Promotoria do Distrito Central de Seul descobriu que membros de gangues estão marcando encontros e até mesmo se exibindo nas redes sociais se divertindo.

Boa parte dos encontro são entre membros da mesma idade, independente da facção a qual pertençam. Junto à notícia, a Promotoria também revelou diversas imagens, inclusive algumas postadas nas redes sociais. As reuniões são feitas à moda antiga, geralmente em restaurante e com bastante bebida. Nas fotos as tatuagens símbolo dos grupos são exibidas com orgulho.

Registro postado por membros de uma gangue nos stories do Instagram.
Créditos: Promotoria do Distrito Central de Seul

A descoberta de tais encontros ocorreu durante uma investigação de um caso envolvendo a gangue Soonoa Group. Recentemente, alguns de seus membros foram julgados e condenados por terem feito ameaças funcionários do hotel Grand Hyatt Seoul, localizado em Yongsan-gu na capital sul-coreana, em 2020.

O incidente iniciou uma série de prisões de membros de diferentes gangues. No total, 1630 foram presos entre 20 de abril e 29 de julho do ano passado. Investigadores acreditam que, graças à repressão, a Soonoa Group se dissolveu.

Segundo dados da Agência Nacional de Polícia, boa parte dos detidos eram jovens:

  • 6,1% eram adolescentes;
  • 34,4% estavam na fase dos 20 anos;
  • 28,2% estavam na fase dos 30.

Com isso, é possível ligar a nova tendência de se exibir nas redes sociais ao fato de boa parte dos membros serem jovens e jovens adultos. O clima de camaradagem fez com que conflitos entre gangues rivais sejam cada vez mais raros.

Foi o que disse um porta-voz da Promotoria: “Os gangsters de hoje sabem que se envolver em confrontos diretos entre facções resultaria no desmonte delas, então raramente há ‘guerras’ entre gangues hoje em dia. Ao invés disso, eles optam por uma estratégia de múltiplos grupos participarem em negócios ilegais como estratégia para todos saírem ganhando“.

Os encontros servem para que os membros das gangues possam trocar conhecimento sobre negócios ilegais, como concessão de empréstimos particulares, fraudes e golpes com ligações fraudulentas.

Fonte: (1)
Imagens: Promotoria do Distrito Central de Seul via The Korea Herald
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

Greyce Oliveira

Cearense de Fortaleza, é metade uma humana normal professora de Inglês e metade ELF(a) precisando (talvez) de tratamento para parar de falar no Super Junior toda hora.

7 K-dramas Enemies to Lovers Thai Dramas com First e Khaotung Melhores lugares para se viver na Coreia do Sul Novos K-dramas originais da NETFLIX para 2023 K-Dramas de 2022 que você talvez tenha perdido