Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Música

Trajetória: 2AM, 15 anos desafiando as normas com vozes angelicais e músicas lentas

Neste dia 11, o 2AM comemora 15 anos de carreira. Para celebrar a data, relembre o início do quarteto e como eles se consagraram com suas baladas.



A origem

O 2AM é um quarteto criado pela JYPE que debutou no dia 11 de julho de 2008. É formado por Seulong, Jo Kwon, Jinwoon e Changmin, e os meninos já eram um pouco conhecidos antes da grande estreia. Como sabemos, Park Jin Young é viciado em produzir programas de TV para criar grupos na empresa. E nos anos 2000 não era diferente.

O documentário Hot Blood Men, da Mnet, mostrava a rotina dos trainees nos dormitórios, treinos longos, avaliações e eliminações. O objetivo era criar um supergrupo chamado One Day. No final da série 11 pessoas foram escolhidas e então divididas em dois subgrupos. O 2AM e o 2PM.

SIM, os reis das baladas românticas e os idols mais sensuais da história são, na verdade, grupos irmãos.

A explicação por trás do nome é que às duas da manhã as pessoas ficam emotivas e refletem sobre os acontecimentos do dia. O objetivo do 2AM é expressar essa sensibilidade e profundidade de emoções. Enquanto 2PM representa a hora mais quente do dia, assim como os membros.


A formação e o debut

Do programa até o debut oficial, a formação mudou um pouco. Seulong e Jo Kwon tinham conquistado a posição no grupo junto com Daehun, que saiu da empresa e do projeto. No seu lugar entrou Jinwoon, que tinha sido eliminado em um dos episódios da série. Já Changmin não participou do Hot Blood Men porque estava no serviço militar obrigatório, e foi adicionado depois de sua dispensa oficial.

No dia 11 de julho de 2008 fizeram o debut oficial com o single album This Song, performando a música no Music Bank, da KBS. O MV foi publicado semanas depois, no dia 21 de julho. 

Cabe fazer uma observação aqui: no vídeo aparece o selo da Cube Entertainemnt junto do logo da JYPE. O líder Jo Kwon também já falou que a empresa foi o primeiro lar do grupo, mas não encontramos documentos sobre uma parceria, apenas o fato de que o fundador da CubeHong Seung Sung – também foi CEO da JYPE no passado.

2010: o 2AM não parou por um segundo

Em 2009, sete meses após o debut, o 2AM fez seu primeiro comeback com o single album Time for confession e a música “A Friend ‘s Confession”, no dia 23 de março. Nessa época, o sucesso do grupo era moderado e, tirando o prêmio de Rookie do Ano no Asia Song Festival (AAA), não tinha tanto reconhecimento do cenário. Afinal, o K-pop foi moldado pelo Hip Hop e outros ritmos mais animados, não era um espaço tão acolhedor para quatro idols cantando baladas românticas.

Só em janeiro de 2010 que o grupo retornou com o EP “Can’t Let You Go Even If I Die”. Foi o primeiro lançamento desde a criação do contrato de parceria entre a JYPE e a Big Hit Music, na época chamada Big Hit Entertainment. A partir desse ponto, todas as promoções e gerenciamento do 2AM eram feitos pela segunda, enquanto a primeira mantinha os direitos autorais.

E a parceria deu certo. “Can’t Let You Go Even If I Die” vendeu quase 60 mil cópias e alcançou o pico de 2º lugar na Circle Chart, o novo nome da tradicional Gaon Chart. A música título também trouxe algumas conquistas incríveis. Deu ao grupo a primeira vitória no programa musical Inkigayo, da SBS, e duas outras vitórias: uma no mesmo programa e a segunda no M Countdown, da Mnet. Além disso, é a música coreana mais vendida naquele ano, com mais de 3 milhões de downloads.

No mesmo ano, o 2AM lançou um repackage chamado I Was Wrong, vendendo 47 mil cópias e conquistando o primeiro lugar nas paradas. Os lançamentos do ano conquistaram vários prêmios, entre eles Música do Ano, no Melon Music Awards (MMA) e Melhor Performance Vocal – Grupo, no Mnet Asian Music Awards (MAMA).

O primeiro full album, Saint o’Clock, veio em outubro. Ele tem duas faixas principais, “You Wouldn’t Answer My Calls” e “Like Crazy”, e ainda conta com um achado incrível: uma parceria entre o grupo e uma versão pré-debut do BTS chamada “Love U, Hate U”. Também foi o início da carreira japonesa do 2AM, tendo uma versão especial para o país.

E 2010 ainda não acabou para os queridos. O grupo foi escolhido para gravar “No.1”, uma faixa exclusiva na versão asiática do álbum oficial da Copa do Mundo de 2010. Ou seja, o 2AM está num CD junto com “Waka Waka” da Shakira. Ah, eles também foram o ato de abertura de parte da turnê mundial do Wonder Girls.


2011 e 2012: Atividades solo e a expansão para o Japão

Durante 2011 os membros do 2AM focaram em projetos individuais. O líder Jo Kwon participou do programa “We Got Married”, Seulong investiu na carreira de ator, Jinwoon lançou músicas solo e Changmin formou uma dupla chamada Homme, além de começar aulas de atuação.

Logo no fim do ano deram uma palhinha do que seria 2012 para o grupo, lançando a versão japonesa de “Saint o’Clock” no dia 09 de novembro de 2011. Também anunciaram que o debut japonês aconteceria no ano seguinte, além de prepararem uma turnê pelo país.

E como prometido, no dia 11 de janeiro de 2012 lançaram “Never Let You Go ~Shindemo Hanasanai”, vendendo 30 mil cópias e debutando em 3º lugar na Oricon Charts. No dia 13 de março também lançaram o segundo EP, F.Scott Fitzgerald ‘s Way Of Love, com a música “I Wonder If You Hurt Like Me”, chegando ao 1º lugar na Circle Chart. No mês seguinte lançaram a versão japonesa do mesmo, com uma recepção moderada.

Também em abril foi anunciado o primeiro projeto do One Day, o super grupo que originou o 2AM e o 2PM. Esse trabalho é o documentário “Beyond The One Day”, que conta a trajetória dos dois grupos e inclui uma música colaborativa chamada “One Day”.

Até o fim de 2012 o grupo lançou dois outros single albums japoneses: For you ~Kimi no Tame ni Dekiru Koto e Dare ni mo Watasenai yo. Eles se tornaram o primeiro grupo de K-pop a performar no Tokyo Bunkamura Orchard Hall e começaram 2013 com um segundo full album japonês, o Voice, que atingiu a 10ª posição na parada da Oricon.



2013 e 2014: carreira estável e o início de um longo hiato

Bom, já deixamos claro que 2013 começou com um álbum japonês, mas o resto do ano foi mais focado na Coreia do Sul. No dia 03 de março lançaram o segundo full album, One Spring Day, com a faixa principal “One Spring Day”. A recepção foi muito boa, conseguindo atingir a 3ª posição na Circle Chart e na Billboard Korea, além de vender mais de 20 mil cópias.

Em 27 de novembro lançaram o EP Nocturne, promovendo o pré-single “Just Stay” e a title “Regret”. Este foi o último disco produzido pela Big Hit, já que o contrato entre as duas empresas expirou no início de 2014.

Em abril de 2014, com a parceria finalizada, Jo Kwon, Jinwoon e Seulong voltaram para a JYPE, enquanto Changmin permaneceu na Big Hit, principalmente por causa das promoções da dupla Homme. Apesar da mudança, as empresas informaram que isso não mudaria a formação do 2AM.

No dia 30 de outubro de 2014 o grupo lançou o terceiro álbul, Last Talk, que trouxe as faixas “Days Like Today” e “Over the Destiny”. E este foi o último lançamento em um longo tempo porque logo depois começou um hiato que parecia infinito. É engraçado que isto aconteceu logo depois que eles voltaram para a JYPE? Não sabemos.

2015 até 2020: O que aconteceu nos 7 anos de hiato?

A resposta para esta pergunta é: principalmente alistamento militar. Mas vamos aos poucos. Primeiro, os contratos dos membros estavam acabando. Seulong e Jinwoon decidiram não renovar com a empresa, já Jo Kwon permaneceu até 2017. Mesmo assim, falaram que esse não era o disband do 2AM e os contratos individuais tinham cláusulas sobre a promoção do grupo.

Os integrantes passaram a promover solo. Changmin investiu principalmente na carreira no teatro musical, conquistando papéis principais. Seulong apareceu em várias colaborações musicais, mas o trabalho mais frequente é como ator.

Jinwoon continuou na carreira musical e atuando em projetos de TV e cinema. Inclusive, ele foi o namorado da Carson em Me Tire Daqui. Por último, Jo Kwon assinou com a Cube Entertainment, e depois de um único lançamento foi direto para o serviço militar, em 2018.

No fim, 3 dos 4 integrantes passaram pelos dois anos de alistamento militar entre 2017 e 2020, já que Changmin já tinha passado por isso antes do debut do 2AM.


2021 até a festa de debutante: quase nada e daí veio um álbum

O grupo ficou levemente ocupado prestando serviço para o país e todas essas coisas, por isso não teve nada com os quatro juntos por um tempo. Quando anunciaram os planos de uma reunião foi um choque para quem tinha familiaridade com os projetos solos de cada integrante.

Mas isso realmente aconteceu. No dia 01 de novembro de 2021, o 2AM lançou o álbum Ballad 21 F/W, com duas faixas título “Should’ve Known”, escrita por Bang Si Hyuk, e “No Good in Good-bye”, composta por Park Jin Young. É um detalhe fofo que os produtores das faixas foram, provavelmente, duas das pessoas mais poderosas da indústria musical, que também são os responsáveis pelo sucesso do grupo nestes 15 anos de carreira.

Em 2022 o grupo lançou três músicas: “Though You’re Gone”, um remake de Cho Jang Hyuck, para o projeto Ribbon, o single digital “Love Lost” e “1 second 1 minute 1 hour”, que faz parte da trilha sonora de um webcomic com mesmo nome. 

Estes foram os primeiros 15 anos de carreira do 2AM, um grupo que conquistou um espaço valioso no K-pop sem mudar de conceito, um coração partido por vez. Provavelmente às 2 da manhã.

Por Daniele Fernandes
Fonte: (1), (2), (3), (4), (5), (6), (7), (8), (9), (10), (11), (12), (13), (14), (15), (16), (17), (18)
Imagens: JYP Entertainment, CultureDepot
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • Daniele Fernandes

    Jornalista, Escorpiana, 25 anos. poucas palavras

    7 K-dramas Enemies to Lovers Thai Dramas com First e Khaotung Melhores lugares para se viver na Coreia do Sul Novos K-dramas originais da NETFLIX para 2023 K-Dramas de 2022 que você talvez tenha perdido