Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Games

Jogadores sul-coreanos de “League of Legends” serão dispensados do serviço militar?

A cada ano, cidadãos sul-coreanos precisam se alistar para cumprir o serviço militar obrigatório no país. A idade máxima a qual devem se apresentar é os 28 anos, salvo exceções em que alguns puderam esperar até completar 30 anos.

Um dos que já está quase atingindo o limite do alistamento é Lee Sang Hyeok, conhecido como Faker. O atleta de e-Sports e um dos principais nomes do cenário como membro da equipe T1 completou 27 anos em maio e muito se tem especulado sobre a sua ida ao exército.

Com o recente alistamento de membros do BTS, que muitos achavam que seriam dispensados, houve quem se perguntasse se Faker receberia a honraria ou se também será obrigado a servir. Por isso vamos analisar se existe possibilidade disso acontecer.



Dispensa por não ter completado o Ensino Médio

Um dos motivos que fizeram com que fãs de League of Legends acreditassem que Faker pudesse ser dispensado do serviço militar deve-se ao fato do jogador ter abandonado a escola para iniciar sua carreira profissional. Uma antiga regra dizia que o requisito mínimo para se alistar seria que o recruta tivesse completado o Ensino Médio, o que não é o caso de Faker.

Porém, a regra foi revogada em 2020 e entrou em vigor em 2021. Anteriormente, aqueles que tivessem abandonado os estudos só poderiam se alistar para os considerados “serviços alternativos”, sendo enviados para repartições públicas para aliviar a sobrecarga dos funcionários.

Entre os famosos, um caso que se encaixou nesta regra foi o do ator Jung Woo Sung, que foi obrigado a deixar a escola quando adolescente para trabalhar e ajudar na renda familiar.

Leia também:
Quais motivos podem levar cidadãos coreanos a serem dispensados do alistamento militar


Os Jogos Asiáticos 2022

Se o fato de ter abandonado a escola não garantirá que Faker será dispensado, a carreira que ele escolheu poderá fazer isso.

Os Jogos Asiáticos 2022, que deveriam ter acontecido no ano passado, foram adiados para 2023 devido ao aumento dos casos de COVID-19 na região de Hangzhou, na China. As competições ocorrerão de 23 de setembro até 8 de outubro.

Como o e-Sport passou a ser considerado um esporte competitivo nos Jogos Asiáticos, sete jogos serão disputados:

  • League of Legends
  • Arena of Valor (Asian Games Version)
  • Game for Peace (Asian Games Version)
  • Dota
  • Dream Three Kingdoms 2
  • Street Fighter 5
  • FIFA Online 4

Os nomes selecionados para a equipe que competirá no League of Legends foram:

  • Zeus – Choi Woo Je (T1)
  • Kanavi – Seo Jin Hyeok (JD Gaming)
  • Faker – Lee Sang Hyeok (T1)
  • Chovy – Jeong Ji Hoon (Gen.G)
  • Ruler – Park Jae Hyuk (JD Gaming)
  • Keria – Ryu Min Seok (T1)

E o que exatamente competir nos Jogos Asiáticos poderia implicar em uma dispensa militar para Faker e outros atletas de e-Sports? Uma regra nacional diz que qualquer atleta que ganhe medalhas nos Jogos Olímpicos ou especificamente o ouro nos Jogos Asiáticos será dispensado.

Isso aconteceu com Son Heung Min, que ganhou o ouro com a seleção sul-coreana na última edição dos jogos ocorrida em 2018. Apesar de não ser obrigado a cumprir todo o período de 18 a 24 meses de serviço militar, todos os atletas ainda precisam participar do treinamento obrigatório de 4 semanas – o mesmo que os recrutas cumprem assim que se alistam – e dos treinamentos dos veteranos que ocorrem anualmente e duram por alguns dias.

Ou seja: Faker precisa liderar o time rumo à vitória para garantir o direito de ser dispensado. Vale lembrar que a Coreia do Sul ficou com a prata da edição 2018, perdendo a final para a China. Ruler também é outro atleta que retornará ao time para a competição.

Vale ressaltar que a condição de dispensa é válida para todos os atletas sul-coreanos que competirem nos Jogos Asiáticos.

Leia também:
Por que alguns atletas e músicos clássicos são isentos do serviço militar?

Conheça os jogadores sul-coreanos que competem em equipes brasileiras de e-sport
[ENTREVISTA] Jogadores sul-coreanos compartilham experiências atuando em time brasileiro no Campeonato de LOL (CBLOL)

Fonte: (1), (2), (3), (4), (5)
Imagem: Colin Young Wolff (Riot Games)
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • Greyce Oliveira

    Cearense de Fortaleza, é metade uma humana normal professora de Inglês e metade ELF(a) precisando (talvez) de tratamento para parar de falar no Super Junior toda hora.

    Sair da versão mobile