Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

K-pop

Trajetória: Os 10 anos do N.O.M provando que danças não têm gênero

Qual seria a real “natureza do homem”? Um dos boygroups que celebra o décimo aniversário em 2023 traz esta provocação em seu nome. Sigla para “Nature Of Man”, o N.O.M é um grupo pouco conhecido, mas que conseguiu dois feitos que poucos podem dizer o mesmo. Primeiro, eles debutaram com um conceito único que desafia o padrão da sociedade e nunca deram o pé atrás. Segundo, eles alcançaram a marca de 10 anos como um grupo apesar de constantemente nadarem contra a maré do que faz sucesso. Para celebrar essa marca importante de um grupo inovador, a KoreaIN relembra os altos e baixos da trajetória de 10 anos do N.O.M.



A origem do conceito subversivo

O N.O.M surgiu como um quarteto formado pelos irmãos JK e KOM junto com Nio e Q. Eles são um dos raros grupos de K-pop “donos” de si mesmos — e isso desde o começo da carreira, quando criaram a N.O.M Entertainment. Após algumas mudanças de nomes, hoje a empresa se chama JZ Factory Entertainment, mas continua sendo gerenciada pelo grupo e chegou até a lançar outros grupos, como o girlgroup AREAL.

Com experiência como modelos, atores de musicais e dançarinos, eles se juntaram para lançar um grupo que fugisse dos estereótipos comuns de girlgroups e boygroups e mostrar que homens podem dançar de salto alto e usarem movimentos “femininos” sem afetar sua masculinidade, entre outros esterótipos. O N.O.M se inspira em estilos de dança como stiletto, voguing e waacking, comuns em boates e shows de dança, mas que ainda eram raros no K-pop de 2013, alinhado com um conceito sensual e provocante, exibindo a boa forma física deles em uma Coreia do Sul conservadora.

E uma curiosidade: não confunda o N.O.M com o NOM (sem pontos), outro boygroup que debutou menos de um mês depois, em setembro de 2013, e cuja sigla significa “No Other Man”. Ao contário do N.O.M, que chegou aos 10 anos de carreira, o NOM infelizmente disbandou em 2016.

Leia também: [K-PROFILES] Conheça o N.O.M, o grupo que veio para quebrar padrões


O debut corajoso em 2013

A chegada oficial do N.O.M na indústria musical sul-coreana ocorreu com o single The Beginning N.O.M em 13 de agosto de 2013 e a música “A Guys”. A música tem uma batida eletrônica e o canto sussurrado que dão o tom de sensualidade, que só aumenta com o MV. No clipe, o quarteto dança com saltos altos, calças justas e acessórios no lugar de camisas. A dança, especialidade do grupo, exala a confiança de quem não tem medo de ser quem é. E se você acha que o clipe é apenas isso, assista até o final para se surpreender com o nível da reviravolta.

Em 8 de outubro de 2014, o N.O.M teve seu primeiro comeback com o single Nature Of Man com duas músicas, a faixa-título também chamada “Nature Of Man” e a faixa secundária “Slow and Sure”. O MV da faixa-título foca ainda mais nas batidas eletrônicas e tem um MV que brinca com os limites entre a sensualidade e o terror, com um jantar elegante, ternos clássicos desconstruídos e até uma noiva cadáver.

Com pouco apoio, se virando por contra própria e indo contra inúmeros estereótipos da sociedade, o N.O.M nunca teve carreira fácil, ainda mais no começo. Eles precisaram fazer ações por conta própria nas ruas da Coreia para divulgar seu nome e seu trabalho em busca de fãs, já que era difícil conseguirem se apresentar nos programas musicais sul-coreanos, onde muitos grupos começam a aparecer.


Hiatos, shows em boates e mudança de formação

Depois de apenas um comeback o N.O.M… Sumiu. Ao menos, era o que parecia à primeira vista. O grupo parou de lançar músicas novas e, com pouca presença na TV sul-coreana salvo em um ou outro programa de variedade, para muita gente o grupo parecia ter acabado. Mas o N.O.M, após um período parado, se voltou para um mercado em que eles se encaixavam: as boates.

A própria natureza do homem, ou melhor, do N.O.M era ser um grupo performático inspirado por estilos de dança que fazem sucesso em festas e boates. Então realizar apresentações como um grupo nesses espaços, onde suas habilidades e expressões eram apreciadas, foi o caminho que eles escolheram para preparar terreno para o retorno.

Nesse meio tempo, eles também mudaram a formação, com a saída de Nio e Q para a entrada de B-Side para acompanhar os irmãos JK e KOM. E assim o N.O.M virou um trio. Eles se apresentaram juntos em casas de shows com as músicas antigas, covers e danças livres para então voltarem com novidades.


2020: o ano do renascimento do N.O.M

Como uma fênix surgindo das cinzas, o N.O.M resolveu retornar aos estúdios de gravação e preparar o comeback após seis longos anos. E então, em 14 de agosto de 2020, eles lançaram o mini-álbum 3rd Sexual N.O.M com as músicas “I’m Not But” e “I’m So Sexy”. Fiéis ao conceito do debut, o MV para “I’m Not But” mostra toda a ousadia que virou marca do grupo com saltos altos e torso exposto e as coreografias técnicas e artísticas. Assim eles focam no que fazem de melhor com as expressões faciais matadoras e uma música que é impossível ficar parado enquanto escuta.

Em contra partida, o MV para “I’m So Sexy” explora um lado mais divertido do N.O.M com o trio dançando com fantasias de policiais após interromper uma festa com as meninas do AREAL, girlgroup da empresa deles. Durante o vídeo tem destruição de bolo, jenga, e mensagens subliminares hilárias ao estilo 5ª série.

Como um verdadeiro recomeço, desta vez o N.O.M teve uma nova oportunidade de apresentar o seu comeback na TV, se apresentando no palco do M Countdown. Diferentemente das boates, onde costumam dançar apenas de calça ou sunga, eles aparecem levemente mais cobertos na TV sul-coreana, mas sem perder a essência — e muito menos descer do salto alto.


Subindo os degraus da carreira de salto alto

O N.O.M não parou após o mini-álbum. Pouco tempo depois, em 14 de janeiro de 2021, eles mostraram que não podiam esperar mais para lançar uma nova música com o single I can’t wait. E a palavra deste lançamento é a sensualidade, mas em novas cores. Os vocais estão melhores do que nunca e o MV tem uma produção que faz justiça ao lado artístico que eles sempre tiveram.

Em 1º de julho de 2021, eles voltaram no tempo com o novo single 19980701 e a música “MEGA PUNCH”. Como dá para imaginar, o comeback tem um estilo retrô dos anos 1990 com conceito verão, mas tudo ao estilo N.O.M com o recém-descoberto lado divertido deles. O MV traz cenas na praia ao estilo salva-vidas, shorts de ginástica curtos e coloridos e a diversão de quem sabe não se levar a sério de vez em quando.

O N.O.M seguiu a carreira ganhando fãs pelo mundo por causa de suas músicas novas, apresentações no M Countdown, um live show chamado Black Heel com legendas em inglês para fãs internacionais e até um fanmeeting on-line exclusivo para a América Latina. Com mais apoio, em 25 de fevereiro de 2022 fizeram mais um comeback, desta vez com o single Look. O MV da música traz de volta um pouco do conceito de início de carreira, com cenas de terror, danças por trás de grades e flashes de luzes. Uma provocação pelo incômodo que eles naturalmente já trazem apenas por existirem dentro do K-pop.

Simultaneamente, os integrantes, que hoje tem entre 34 e 36 anos, têm trabalhado nas suas carreiras individuais com apoio do grupo. B-Side produziu um rap autoral, JK tem se dedicado aos seus vocais com covers de trot em seu canal de YouTube e KOM lançou com seu primeiro single solo. Look foi o último comeback do N.O.M como um grupo até o momento e não se sabe se eles farão alguma surpresa pelo 10º aniversário do grupo. Ainda assim, eles continuam com vídeos no canal de tempos em tempos e esperamos o retorno deste trio icônico do K-pop com novas músicas em breve.

Por Paula Bastos Araripe
Imagens: JZ Factory Entertainment – divulgação
Fonte: (1), (2), (3), (4), (5), (6)
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • Paula Bastos Araripe

    Jornalista carioca que tem o k-pop como trilha sonora da vida. Multistan incorrigível, defensora de grupos (injustamente) desconhecidos e nostálgica da segunda geração do k-pop. Highlight (Beast) tem certificado vitalício como meu grupo ultimate.

    7 K-dramas Enemies to Lovers Thai Dramas com First e Khaotung Melhores lugares para se viver na Coreia do Sul Novos K-dramas originais da NETFLIX para 2023 K-Dramas de 2022 que você talvez tenha perdido