Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Ensino e Educação

Curso de Língua Coreana da USP pode ser extinto por falta de professores

Implementada em 2013, a graduação em Língua e Literatura Coreana da Universidade de São Paulo (USP) é a primeira e única em toda a América Latina. Com o sucesso da música e produções televisivas do país pelo mundo, o curso passou a receber cada vez mais candidatos e, em 2023, foi uma das maiores notas de corte no vestibular da universidade.

Porém, o curso está sofrendo risco de ser cancelado devido à falta de professores. Até recentemente, o curso estava funcionando com apenas 3 professores até que um deles, contratado como temporário, teve sua renovação de contrato rompida.

Diante da situação, a Comissão dos Alunos da Habilitação de Coreano iniciou um movimento em agosto para pedir a contratação de, pelo menos, mais um professor e a efetivação de uma outra profissional já atuante no curso para que as atividades do curso possam ser mantidas.

Além da grande procura por estudantes brasileiros que desejam se graduar na área, o curso também recebe alunos intercambistas. O funcionamento precário que se vê atualmente no curso pode ter como consequência a redução das demandas. Com o cancelamento de um ranqueamento previsto para ser feito nos últimos dias, o curso não aceitará novos alunos por pelo menos um ano.

O Departamento de Letras da USP planeja fazer uma greve geral com início previsto para o dia 19 de setembro. Segundo informações, uma resistência do reitor, Carlos Gilberto Carlotti Junior, pode ser mais um empecilho para a continuação do curso de Língua Coreana.

A USP foi fundada em 1934 e é conhecida como uma das maiores e uma das mais importantes universidades públicas do Brasil, uma das mais importantes da Ibero-América. A administração é do governo estadual de São Paulo.

Fonte: (1), (2), (3)
Imagens: divulgação e reprodução
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

Greyce Oliveira

Cearense de Fortaleza, é metade uma humana normal professora de Inglês e metade ELF(a) precisando (talvez) de tratamento para parar de falar no Super Junior toda hora.

7 K-dramas Enemies to Lovers Thai Dramas com First e Khaotung Melhores lugares para se viver na Coreia do Sul Novos K-dramas originais da NETFLIX para 2023 K-Dramas de 2022 que você talvez tenha perdido