Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Entrevistas In Asia

[ENTREVISTA] I Don’t Like Mondays. fala sobre o novo álbum “RUNWAY” e expectativas para futuras produções da banda

A banda japonesa I Don’t Like Mondays. fez sua estreia em 2014 com o álbum Play. Com músicas contendo forte influência dos anos 1980 e ritmos cuidadosamente elaborados que transcendem as fronteiras entre a música japonesa e a ocidental, YU (vocalista), Choji (guitarrista), Shuki (baterista) e Kenji (baixista) fazem seus fãs se sentirem como se estivessem passeando por Tóquio, cidade natal dos artistas.

O grupo também é conhecido pelas apresentações ao vivo, consideradas apaixonantes e sofisticadas, que dão ao público uma sensação de terem sido convidados para um desfile de moda estrangeiro — a influência fashion é muito presente no conceito da banda. Tudo isso já foi registrado no DVD das turnês “I Don’t Like Mondays. Black Humor Tour” e “I Don’t Like Mondays. Black Thunderbird Tour” e também presenciado pelos fãs brasileiros quando o quarteto se apresentou no Anime Friends.

No dia 06 de setembro, a banda lançou RUNWAY, seu mais recente álbum de estúdio, e você confere todas as faixas do álbum clicando neste link!

A KoreaIN teve a oportunidade de conversar com os artistas em uma entrevista exclusiva para saber mais detalhes sobre o lançamento. Confira!



KoreaIN: Olá, pessoal! Muito obrigada por esta oportunidade. Suas músicas são uma inspiração para mim! Mas antes de tudo, como vocês estão?

YU: Na verdade, já começamos a escrever a próxima música depois do álbum que estamos lançando.

CHOJI: Eu assisto um filme todos os dias.

KENJI: Eu comemorei meu aniversário recentemente.

SHUKI: Estou praticando kickboxing para manter a forma.


KoreaIN: Sempre tive vontade de saber por que escolheram o nome “I Don’t Like Mondays.” — eu também não sou fã de segundas-feiras. Vocês podem nos contar sobre a origem do nome da banda?

YU: Existem muitas pessoas que não gostam de segundas-feiras, não é mesmo? Nós escolhemos este nome para dissipar a melancolia das segundas-feiras ao redor do mundo com nossa música.


KoreaIN: Podem nos falar sobre o próximo álbum? O que os fãs podem esperar em relação aos temas, estilo musical e surpresas?

CHOJI: Vamos iniciar uma turnê nacional no Japão a partir do outono. Acredito que os arranjos serão completamente diferentes das faixas do CD.


KoreaIN: Como este novo álbum difere dos trabalhos anteriores? Vocês experimentaram algo novo ou diferente durante o processo de gravação?

KENJI: Este álbum teve mais dedilhados de guitarra baixo do que qualquer outro álbum, então tive muitas oportunidades de ouvir diferentes músicas e pesquisar como foram feitas.


KoreaIN: Vocês podem nos falar qual a música favorita de vocês neste álbum?

KENJI: Minha música favorita é “Beautiful chaos”. Estou ansioso para tocar essa música, pois ela parece incrível ao vivo.


KoreaIN: A música de vocês frequentemente combina influências ocidentais e japonesas. Como vocês conseguem equilibrar esses elementos para criar um som único?

SHUKI: Não pensamos se nossa música é ocidental ou japonesa toda vez que compomos, mas sim tentamos deixar as inspirações que vimos e absorvemos se manifestarem naturalmente. Sempre ouvimos muita música ocidental, então acredito que existem alguns elementos ocidentais sólidos em nossa música.


KoreaIN: À medida que vocês ganham popularidade fora do Japão, como sentem que sua música está sendo recebida pelo público internacional? Há diferenças na forma como eles respondem em comparação aos fãs japoneses? Vocês se inspiram em diferentes culturas e experiências durante as turnês?

YU: É a maneira de aproveitar os shows ao vivo. É como se eles aproveitassem a música com todo o corpo. Às vezes, eu coloco minha cidade favorita nas letras.


KoreaIN: Como foi a colaboração com ESME MORI e DPR CREAM? O que os inspirou a trabalhar com esses artistas/produtores específicos?

KENJI: Com apenas quatro de nós trabalhando em uma música, há limites para nossa inspiração. Por isso, precisávamos de alguém que pudesse trazer sensações que nunca viriam de nós.


KoreaIN: Existem músicos ou bandas internacionais com os quais vocês adorariam colaborar no futuro?

YU: Existem muitos, mas eu adoraria colaborar com artistas brasileiros.


KoreaIN: Com uma agenda tão cheia, como vocês equilibram suas vidas pessoais com a carreira musical? O que gostam de fazer para relaxar durante as pausas nas turnês?

YU: Eu me certifico de descansar sempre que posso.

CHOJI: Vou para a cama cedo, acordo cedo e como alimentos saudáveis.

KENJI: Eu reservo tempo para me exercitar e treinar o máximo possível para revitalizar corpo e mente. Depois disso, eu como refeições deliciosas em cada destino da turnê, o que também é relaxante.

SHUKI: Eu bebo álcool ou vou para a academia.


KoreaIN: Sou uma grande fã do anime One Piece, e sei que vocês também são! Fiquei empolgada ao ouvir a música de vocês na abertura. Vocês têm planos de fazer outra música para One Piece ou até mesmo para outro anime?

SHUKI: Infelizmente, não temos nenhum no momento. Mas adoraríamos fazer isso, então, por favor, nos informe nas redes sociais qual anime você gostaria que fizéssemos.


KoreaIN: No ano passado vocês estiveram no Anime Friends aqui no Brasil. Qual foi o momento mais marcante que vocês se lembram do show ou dos fãs brasileiros?

YU: As pessoas na cidade eram tão gentis. Sempre nos alertavam para termos cuidado para não termos nossos telefones ou objetos de valor roubados. Fiquei emocionado com isso, porque é algo que geralmente não vivenciamos no Japão.


KoreaIN: Para encerrar, vocês poderiam deixar uma mensagem para os fãs brasileiros que estão lendo esta entrevista?

YU: O Brasil está longe e é difícil de chegar, mas é meu lugar favorito, e espero voltar em breve. Até lá, por favor, ouçam nossas músicas e nos esperem!


Não deixe de acompanhar a banda nas redes sociais através dos perfis no Instagram e no Twitter. E conferir todos os lançamentos presentes no álbum RUNWAY.



Imagem: AVEX Entertainment
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • Isabela Marques

    Jornalista do interior de SP. Tenho 27 anos e quase metade deles foram dedicados ao mundo geek asiático. Quando não estou sendo uma boa fangirl, aproveito para ler bons livros e webtoons de mistério.

    7 K-dramas Enemies to Lovers Thai Dramas com First e Khaotung Melhores lugares para se viver na Coreia do Sul Novos K-dramas originais da NETFLIX para 2023 K-Dramas de 2022 que você talvez tenha perdido