Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Saúde

Governo sul-coreano obrigará hospitais a instalarem câmeras em salas de cirurgia

Nesta sexta (01), o Ministério da Legislação Governamental anunciou uma mudança na Lei do Serviço Médico que obrigará hospitais a instalarem câmeras de segurança nas salas de cirurgia. A medida entrará em vigor a partir do dia 25 de setembro.

O novo texto obriga hospitais a instalarem câmeras em qualquer ambiente onde os pacientes sejam operados sob efeito de anestesia. A medida visa salvaguardar os pacientes de potenciais erros médicos ou violações éticas, como cirurgias feitas por equipes não qualificadas e abusos a pacientes sedados.

Cirurgiões não poderão se recusar a serem filmados exceto se houver algum motivo válido. O custo da instalação das câmeras será totalmente coberto pelo governo. O vídeo poderá ser liberado caso haja algum mandado de polícia ou ordem judicial ou ainda se o paciente e toda a equipe médica presente no procedimento autorizem.

Além disso, caso haja algum vazamento, dano ou falsificação do material gravado, o acusado poderá ser condenado a até cinco anos de prisão ou ter que pagar uma multa de até 50 milhões de wones (mais de R$ 185 mil).

A medida contou com apoio em massa da população sul-coreana. Além dos apelos feitos por grupos civis, uma pesquisa feita pela Comissão Anti-corrupção e dos Direitos Civis com mais de 13 mil pessoas mostrou 98% dos entrevistados concordavam com a instalação das câmeras.

Um dos motivos citados pelos cidadãos foi as chamadas “cirurgias fantasmas”. O apelido foi dado aos procedimentos onde os pacientes eram operados por outros profissionais ao invés do seu médico responsável. Câmeras de segurança de uma maternidade foram primordiais para que a polícia descobrisse o que aconteceu com a bebê Jeong Ah Young, que foi derrubada por uma enfermeira ainda na maternidade e ficou em estado vegetativo por causa dos graves danos cerebrais que sofreu pela queda. Jeong faleceu em junho aos 3 anos de idade.

Leia mais:
“Cirurgia fantasma”, uma fraude que coloca pacientes sul-coreanos em risco

Enfermeira é condenada a 6 anos de prisão por derrubar recém-nascida
Bebê vítima de negligência hospitalar falece aos 3 anos

Por outro lado, um grupo de médicos da Associação Médica Coreana argumenta que a gravação das cirurgias pode fazer com que os profissionais adotem uma postura defensiva para evitar serem processados. Ainda segundo eles, a medida também enfraquecerá a confiança nos médicos, trará consigo uma ameaça à privacidade de terceiros devido ao risco de vazamentos além de violar a liberdade e a privacidade dos próprios profissionais da saúde.

Fonte: (1)
Imagem: Governo Provincial de Gyeonggi
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

Greyce Oliveira

Cearense de Fortaleza, é metade uma humana normal professora de Inglês e metade ELF(a) precisando (talvez) de tratamento para parar de falar no Super Junior toda hora.

7 K-dramas Enemies to Lovers Thai Dramas com First e Khaotung Melhores lugares para se viver na Coreia do Sul Novos K-dramas originais da NETFLIX para 2023 K-Dramas de 2022 que você talvez tenha perdido