Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Música

Trajetória: 2PM faz 15 anos sendo modelo dos conceitos sensuais

A história começa com Hot Blood Men, uma espécie de série documental sobre as rotinas exaustivas dos trainees da JYPE, produzida pela Mnet. A competição acirrada era por uma vaga no supergrupo One Day. No fim, 11 integrantes foram selecionados e depois divididos em subgrupos. O primeiro, com quatro integrantes, é o 2AM. Mas já falamos tudo sobre eles durante o aniversário dos queridos.

Agora é a vez de explicar o caminho para o sucesso dos sete trainees: Jun. K, Nichkhun, Taecyeon, Wooyoung, Junho, Chansung e Jaebum, o líder. A formação completa do 2PM.



A formação e o debut

O 2AM estreou em junho, com o conceito melódico das baladas. Já o do 2PM veio quase 3 meses depois e se baseia no Hip Hop, jovialidade e nas coreografias acrobáticas para representar a hora mais quente do dia (por isso o nome).

Mesmo com o lançamento digital da música vindo alguns dias antes, a data oficial de debut é 04 de setembro de 2008, com o single album 2PM HOTTEST TIME OF THE DAY. A faixa principal “10 out of 10” é um ritmo contagiante assinado pelo próprio J.Y. Park e teve uma recepção interessante. Apesar do sucesso moderado na Coreia do Sul, no Japão a música conquistou o 6º lugar da principal parada do país, a Oricon. Mostrando a chance de uma carreira internacional logo de cara.


Nas premiações de fim de ano, ganharam em 2 categorias das 5 indicações que receberam pelo debut. No Asia Song Festival (ASF) receberam o prêmio de novos talentos, o “Asian Newcomer“. Já no Cyworld Digital Music Awards, o 2PM foi escolhido como “Rookie do Mês de Setembro“. Sim, tinha um por mês.


2009: Um ano difícil e bom

Logo no início de 2009 eles passaram por complicações com um escândalo gigante. Desenterraram publicações de 2005 do MySpace do líder, Jaebum, falando mal da Coreia do Sul. Considerando que ele era um imigrante vindo dos Estados Unidos, pegou muito mal para todo o grupo. No mesmo dia ele postou um pedido de desculpas, mas não foi bem aceito. Tinham até petições pedindo a deportação e o suicídio do artista.

Isso aconteceu poucos dias antes do primeiro comeback do grupo, o single album 2:00 Time for change, com a faixa principal “Again & Again”. O lançamento foi um sucesso, conquistando o primeiro lugar na antiga Gaon Charts, hoje chamada de Circle Charts.


O sucesso não mudou muito a situação de Jaebum, que chegou a receber ameaças de pessoas furiosas com os comentários nas redes sociais. Em julho do mesmo ano ele se afastou do grupo, retornando a Seattle, enquanto o grupo entrou em hiato.

Os outros integrantes do 2PM apoiaram abertamente o líder durante os meses seguintes. Os lucros continuaram sendo divididos entre os 7 membros, que aproveitavam todas as oportunidades para mandar mensagens positivas ao público.

O próprio J.Y. Park publicou uma longa carta em apoio a Jaebum. Falou que as publicações foram feitas logo que o trainee chegou ao país e que, desde então, ele tinha se esforçado e dado o seu melhor no treinamento e no grupo. Também deixou claro que ele sempre teria um espaço no 2PM, quando quisesse retornar. Provavelmente esta primeira e última vez que o produtor fez algo parecido.

Mesmo assim, quando retornaram com o primeiro álbum de estúdio, 1:59PM, em novembro, o líder não participou das gravações do MV ou das promoções. O single “Heartbeat” foi uma sensação, debutando em 1º lugar na Circle Charts e vendendo mais de 57 mil álbuns na Coreia.


O ano conturbado para o 2PM acabou com várias conquistas e destaque do grupo, que recebeu um Bonsang com o álbum 1:59PM no Golden Disk Awards (GDA). No Mnet Asian Music Awards (MAMA) eles levaram os prêmios de Melhor Artista do Ano e de Melhor Grupo Masculino. E “Again & Again” ainda faturou Música do Ano no KBS Music Festival.

Agora finalmente podemos finalizar esse ano e descobrir o desfecho do escândalo do MySpace e os próximos passos do grupo.


2010: Só dá 2PM

O ano de 2010 começa com uma notícia triste para o fandom, Hottest. Bem no início do ano foi anunciado que Jaebum tinha saído oficialmente do grupo em uma coletiva de imprensa levemente suspeita. O uso de termos como “estilo de vida sujo” e “os erros do integrante” fizeram uma parte dos fãs se virarem contra J.Y. Park, acusando ele e os membros de terem largado a mão do líder.

Enfim, contando spoilers do que já passou: Ele fica um tempo em Seattle e depois volta para a Coreia. Com o tempo, se tornou o sex symbol e criador de empresas em série, Jay Park.

Enquanto isso, o 2PM lançou um novo single album, Don’t Stop Can’t Stop, com a faixa título “Without You”, mantendo o histórico de chegar ao 1º lugar na Circle Charts e vendendo 62 mil álbuns. Ainda fizeram a abertura da turnê do Wonder Girls nos Estados Unidos, logo antes de sair em uma turnê solo.


No fim do ano, em outubro, o grupo lançou o primeiro EP da carreira, o Still 2:00pm, que se tornou a primeira entrada do grupo na parada World Album da Billboard. Ou seja, as aventuras pela América do Norte mostraram resultado, e o número de Hottests ocidentais crescia.


Pra finalizar, 2010 serviu para mostrar que a imagem do 2PM já tinha sido restabelecida na Coreia do Sul. Foram a sensação do ano, ganhando 13 prêmios da indústria musical. Entre eles, Melhor Performance de Dança e Melhor Grupo Masculino no MAMA.


2011 a 2013: Expansão para o Japão

Os anos seguintes foram dedicados ao mercado japonês. Lá atrás já tinha uma ideia de que o grupo mandaria bem no país vizinho então, para testar as águas, lançaram um compilado dos 5 álbuns anteriores, que performou bem, chegando em 26º lugar na Oricon.

Em julho de 2011 tiveram o último lançamento coreano por um tempo. O álbum de estúdio HANDS UP, com o mesmo nome da música principal, chegou ao 1º lugar da Circle Charts, sendo o primeiro do 2PM a vender mais de 100 mil cópias no primeiro mês. E até hoje é uma faixa 10/10 para entrar no clima de festa.


Em novembro chegou o momento do debut japonês, o álbum de estúdio Republic of 2PM, que foi um sucesso absurdo. Chegou na 4ª posição na Oricon e bateu 70 mil álbuns comprados. Por isso, não é uma surpresa que o 2PM ficou mais dois anos no Japão. Só em 2011 eles fizeram 2 turnês pelo país. Em 2012 fizeram o show “Six Beautiful Days”, e lançaram outro compilado das principais músicas da carreira. Também passaram pela Coreia e pelo restante da Ásia com a turnê “Hands Up Asia Tour”.

A finalização dessa temporada veio com o álbum japonês Legend of 2PM. E claro que pegaram o 1º lugar na Oricon Charts e fizeram outras duas turnês bem sucedidas. Está ficando repetitivo, eu sei.


2013: Grown ganha um título próprio nessa trajetória

Em maio, o 2PM voltou oficialmente para a Coreia do Sul, terminando os 2 anos sem novos álbuns no país. O terceiro álbum de estúdio, Grown, marcou a mudança do conceito do grupo. Se antes eles eram vistos pelo hip hop, uma vibe bem jovem livre, leve e solto, com este lançamento passaram a ter um visual maduro e sensual. Os membros também começaram a ter mais participação nas produções, principalmente Jun.K.

O álbum em si foi um sucesso. Chegando ao 1º lugar no Circle Charts e sexto lugar na World Charts da Billboard. A faixa principal foi “Comeback When You Hear This Song”, dançante e melancólica, mas ela perdeu o destaque para outra música em Grown.


O que aconteceu é que no palco montado pelo público, “A.D.T.O.Y” nunca saiu do primeiro lugar. Ela rapidamente ficou popular, sendo preferida pelos fãs e pelas críticas no geral. Inclusive entrou na lista das 20 melhores músicas de K-pop de 2013, feita pela Billboard, na 13º posição.

Sinceramente, todo mundo pensava que esta era a title mesmo. E a voz do público é a voz de Deus.


2014 a 2016: Malabarismo dos compromissos domésticos e no exterior

A partir de 2013 o 2PM passou a fazer comebacks com menos frequência, mas sempre vindo com um álbum de estúdio. No início de 2014 fizeram um retorno no Japão, com o álbum Genesis of 2PM, seguido de uma turnê. Lá por setembro voltam para a Coreia do Sul e lançam o 4º álbum de estúdio, GO CRAZY, produzido pelo Jun. K. A faixa foi a primeira a não atingir o topo das paradas em praticamente toda a carreira do grupo, chegando ao 3º lugar.

No mesmo mês lançaram o repackage de GO CRAZY, que incluía as versões coreanas de músicas japonesas.

Além disso, voltaram para os Estados Unidos com a primeira turnê mundial, a “World Tour GO CRAZY”. Foi o primeiro show solo deles no país, já que na vez anterior o 2PM era atração da abertura do Wonder Girls. Entre 2014 e 2015 o grupo passou por 12 cidades de 5 países diferentes.

Em abril de 2015 voltaram para o Japão rapidinho para lançar o álbum 2PM of 2PM”e fazer uma turnê pelo país. Depois lançaram o 5º álbum de estúdio, o NO.5. Este também chegou no 1º lugar da Circle Charts, e em 3º lugar na World Charts da Billboard. Das 12 faixas do álbum, 9 tiveram participação dos membros na composição e produção. 

A faixa título, “My House”, teve uma boa recepção no início, mas não é o fim dela nesta matéria. Mas alguns anos para frente, quando as pessoas passaram a precisar ficar em casa por motivos que quase todo mundo se lembra, ela teve uma segunda chance de brilhar.


O ano de 2016 começou com o lançamento do 5º álbum de estúdio japonês, Galaxy of 2PM, que vendeu mais de 120 mil cópias no país e recebeu certificação de ouro da RYAJ. O grupo ainda recebeu o prêmio de melhor álbum do ano no Japan Gold Disc Award pelo trabalho anterior, 2PM of 2PM.

No mesmo ano saiu o 6º álbum de estúdio GENTLEMEN’S GAME, com a faixa principal “Promise (I’ll be)” sendo composta por Taecyeon. Este foi o último comeback por alguns anos, já que os membros estavam entrando na fase do alistamento militar obrigatório sul-coreano.


2017 a 2020: Compromissos inadiáveis com o exército

Em 2017 começou a jornada de alistamento militar. Por isso, em fevereiro e março, o 2PM fez um concerto lotado de pré-alistamento chamado “6Nights”, no SK Olympic Handball Gymnasium. O primeiro integrante a se alistar foi Taecyeon, em 4 de setembro. Em 2018 foi a vez de JUN. K e Wooyoung. E os últimos foram em 2019, Junho e Chansung. Nichkhun não precisa se alistar por ser tailandês.

Durante esse hiato do grupo, os membros passaram a promover individualmente. E também passaram pela renovação de contrato. Dos 6, apenas Taecyeon decidiu sair da JYPE e assinar com a 51k, uma agência focada na atuação. Nos últimos anos, Chansung também preferiu sair da empresa. Numa carta aos fãs, anunciou que iria para uma nova agência (a L’July Entertainment), que estava namorando e iria se casar e, por último, que o casal estava esperando um bebê.

Inclusive, vamos falar do 2PM nas telinhas, que foi a principal atividade da maioria deles durante o hiato. Taecyeon é um dos artistas mais ocupados da Coreia. Entre os últimos trabalhos estão os K-dramas Vincenzo e Heartbeat. Já Nichkhun atua principalmente em dramas tailandeses e chineses, como Brother of the Year e Shall We Fall in Love. Também faz aparições especiais nas produções coreanas e em programas de variedade.

Chansung é outro que se dedica totalmente à atuação. Foi protagonista de K-dramas populares como What’s Wrong With Secretary Kim, My Holo Love e So I Married an Anti-Fan. Por último, Junho é outro destaque na atuação. Só na Netflix você consegue ver o galã em Sorriso Real e Celebrity. E ele também atuou em The Red Sleeve e ganhou o prêmio Top Excellence no MBC Drama Awards.

Os únicos que se mantêm exclusivamente na música são Jun.K, que nunca atuou, e Wooyoung, que até atuou um pouco, mas nada recente.


2020 a 2023: A volta dos que não foram e os planos de debutantes

Eu falei que “My House” voltava, e é agora! No início da pandemia, as visualizações do MV dispararam sem nenhum motivo aparente. Provavelmente o algoritmo do YouTube estava priorizando conteúdos sobre ficar em casa, por causa da pandemia da COVID-19, e o 2PM só entrou no meio. Então os fãs antigos e os novos se misturaram e começaram a pedir o retorno do grupo imediatamente. A JYPE até soltou um vídeo de performance para acalmar os coraçõezinhos das Hottests.

Aproveitando o embalo, e que todo mundo tinha saído do exército, lançaram em junho de 2021 o 7º álbum de estúdio, Must. A faixa principal, “Make it”, foi chamada pelos próprios membros de “My House 2.0”. O álbum chegou ao 3º lugar na Circle Charts e teve mais de 140 mil cópias vendidas, mostrando que a 2ª geração ainda tem espaço no K-pop.


Depois das promoções, e de outro comeback japonês, os membros voltaram aos seus trabalhos solo, deixando milhares de fãs de K-dramas pesquisando porque os seus atores favoritos estavam cantando em um mesmo grupo de K-Pop.

Agora em 2023 o 2PM faz 15 anos e já tão preparando a festa de debutante. O show “It’s 2PM” vai acontecer na Coreia do Sul, nos dias 9 e 10 de setembro, e no Japão, nos dias 17 e 18 de setembro. É o primeiro show do grupo desde 2017. E os fãs brasileiros podem acompanhar tudo pela Beyond Live.

Fonte: (1), (2), (3), (4), (5), (6), (7), (8), (9), (10), (11), (12)
Imagens: JYP Entertainment
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • Daniele Fernandes

    Jornalista, Escorpiana, 25 anos. poucas palavras

    7 K-dramas Enemies to Lovers Thai Dramas com First e Khaotung Melhores lugares para se viver na Coreia do Sul Novos K-dramas originais da NETFLIX para 2023 K-Dramas de 2022 que você talvez tenha perdido