Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Cinema

Versão remasterizada de “Oldboy” estreia nos cinemas brasileiros

O filme, lançado originalmente em 2003, ganhou versão restaurada e remasterizada  em comemoração aos 20 anos. Distribuído pela Pandora Filmes, o longa terá sua estreia nos cinemas do país neste 14 de setembro.

Oldboy, adaptado de um mangá de Garon Tsuchiya e Nobuaki Minegishi, conta a história de Oh Dae-Su, brilhantemente interpretado por Choi Min Sik, um cara grosseiro e bêbado que em uma noite chuvosa descobre que tem um inimigo, é sequestrado e acorda em um estranho quarto de hotel sem janelas. Mantido em cativeiro por uma razão desconhecida, seus captores invisíveis o alimentam e o mantêm sistematicamente sedado para evitar o suicídio, fornecendo apenas uma TV colorida para lhe fazer companhia.

A tortura praticada em Dae-su é esta prisão, por um período de tempo muito longo. Quando ele finalmente sai, está decidido a buscar respostas: quem o odiaria tanto a ponto de negar-lhe uma morte rápida e limpa? Ele evoluiu para uma máquina de vingança, capaz de qualquer coisa (inclusive comer um polvo vivo por puro prazer). 

Dada a sua apresentação altamente elegante, o mistério que se desenrola, várias sequências notáveis e uma tremenda atuação principal de Choi Min Sik, não é difícil entender porque o filme resistiu ao teste do tempo. Surpreendentemente, tudo se encaixa e ao final você fica boquiaberto com a trama e as atuações impecáveis. O início é estranho e claustrofóbico, mas o filme ganha um dinamismo assim que o personagem parte em busca de respostas. Vale a pena ressaltar que o longa não é para qualquer um, se você é uma pessoa sensível, não assista.

O filme transita pelos lados mais selvagens do ser humano. Segundo o próprio diretor, Oldboy, é exagerado por se tratar de uma fábula. Não existe o “bom e o mau”, é tudo uma questão de como os personagens vão lidar com situações, suas emoções e lados sombrios. 

Park Chan Wook, cuja carreira começou em 1992, já era um cineasta sul-coreano de certo prestígio, mas pouco conhecido fora de seu país quando Oldboy estourou no mundo todo, depois de Cannes. Desde então, o diretor já fez diversos filmes e séries. 

Seu estilo é marcado por uma beleza estética muito forte, mas também pela violência brutal — especialmente em filmes como Oldboy, Lady Vingança e Mister Vingança, que juntos compõem o que o diretor chama de sua Trilogia da Vingança. 

Com aprovação de 82% no Rotten Tomatoes pelos críticos e 94% pelo público, o longa tem colecionado críticas entusiasmadas e apaixonadas desde sua estreia em Cannes. “Oldboy evoca imagens de pesadelo de isolamento espiritual e físico, que são dignas de Samuel Beckett ou Dostoiévski”, apontou Joe Morgenstern, no Wall Street Journal.

A versão remasterizada de Oldboy está disponível nos cinemas brasileiros a partir desta quinta (14), confira a programação local em sua cidade.

Assista ao trailer

Ficha técnica

Direção: Park Chan Wook
Roteiro: Park Chan Wook, Lim Chun Hyeong Lim, Hwang Jo Yun
Produção: Kim Dong Joo, Lim Seung Yong
Elenco: Choi Min Sik, Yoo Ji Tae, Kang Hye Jeong, Kim Byeong Ok, Ji Dae Han
Direção de Fotografia: Chung Chung Hoon
Desenho de Produção: Ryu Seong hie
Trilha Sonora: Jo Yeong Wook
Montagem: Kim Jae Beom, Kim Sang Beom

Gênero: Drama, Suspense
Ano: 2003
Duração: 120 minutos

Imagens: Divulgação
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • Beulla Silva

    Mineira, jornalista, Libriana no mundo da Lua que é viciada em GOT7, Monsta X, Astro, Itzy, gatos, K-Drama, café, literatura e culinária coreana!!

    7 K-dramas Enemies to Lovers Thai Dramas com First e Khaotung Melhores lugares para se viver na Coreia do Sul Novos K-dramas originais da NETFLIX para 2023 K-Dramas de 2022 que você talvez tenha perdido